Aprendiz

Pessoas em situação de rua no Brasil

  • 0

No romance modernista “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, é retratada a vida de um grupo de garotos moradores de rua e suas lutas diárias em busca da sobrevivência. Fora da literatura, no Brasil, a realidade se apresenta de maneira similar, uma vez que o número de indivíduos em situação de rua cresce gradativamente ao longo dos anos. A omissão das corporações sociais e a inoperância das políticas públicas se configuram como propulsores para perpetuação dessa problemática.

Em primeira análise, é válido destacar a negligência social sofrida pelos residentes das ruas. Em consonância com o Fato Social de Durkheim, o comportamento do indivíduo é determinado por instrumentos sociais e culturais que os obriga a se adaptar ao padrão seguido. Nesse viés, torna-se perceptível que a omissão das instituições sociais encarregadas pela formação dos indivíduos, tais como universidades , igrejas, contribuem para o silenciamento da temática. Uma vez que essas entidades não promovem a discussão sobre o assunto, implicitamente, o indivíduo é programado a agir de igual modo ,logo, passa a encarar a situação como natural. Com isso, infere -se a necessidade de estimular o debate acerca do tema.

Ademais, algumas políticas públicas nacionais ainda não são efetivamente colocadas em prática. Segundo a Carta Magna do Brasil, dentre os direitos sociais estão inclusos a saúde, o trabalho, a moradia e a assistência aos desamparados. Todavia, por questões de ordem político-administrativa, não raro, é verificado a inefetividade desses preceitos fundamentais e , por conseguinte, a instauração da situação caótica na qual o país está imerso. À vista disso, o empenho governamental para o suprimento dessa necessidades básicas é crucial para a alteração desse panorama.

Dessarte, faz-se mister a adoção de medidas que visem contornar essa situação. Cabe ao Ministério da Educação, em parceria com igrejas e ONGs , a promoção de atividades de sensibilização social que, por meio de debates abertos e estímulos ao voluntariado ,visem levar à população o conhecimento acerca do assunto e mostrá-los a importância da ação comunitária para a mudança conjuntural de uma nação. Ao Estado, em parceria com o Ministério da Cidadania, a fiscalização efetiva das políticas nacionais , de modo a buscar o seu pleno cumprimento. Aliado a isso, o desenvolvimento de centros de capacitação profissional destinados aqueles que se encontram em situação de rua, colaborando, assim, para o desenvolvimento de habilidades em prol do sustento e reinserção social destes. Desse modo, será possibilitada a superação de tal cenário e o distanciamento do panorama vivenciado pelos Capitães da Areia.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá,
    Você tem uma escrita excelente e bem diversificada em relação a norma culta.
    INTRODUÇÃO: Otimo referencial no início, fez uma boa comparação com a realidade brasileira. Teses bem feitas e bem demarcadas.
    DESENVOLVIMENTOs: Referenciais bem colocados e bem problematizados os dois, sem fugir do tema e das teses.
    CONCLUSÃO: Muito boa também e com todos os requisitos pedidos.
    Só poderia melhorar a quantidade de frases e linhas de cada parágrafo para ficar melhor esteticamente falando.
    De modo geral, sua redação está muito boa. Com os termos de correção do Enem, creio que ficaria com pontuação acima de 900. Parabens!

    • 1
  2. Competência I:
    O texto denota boa propriedade vocabular.
    Competência II:
    [1] Boa introdução!
    Houve boa compreensão do tema e denota conhecimentos sobre o assunto. Mas estendeu muito as frases, é bom analisar isso e retirar frases longas que não há necessidade.
    Competência III:
    Argumentação crítica e consistente, demonstrou conhecimento sobre o assunto.
    Competência IV: Possui um repertório diversificado de recursos coesivos.
    Competência V:
    [3] Muito bom, obedeceu a ordem ” meio , modo ”
    Nota: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.