Na série documental” O caso de Evandro “,Produzida pelo Globoplay, conta a história de Evandro, um menino que desapareceu no ano de 1992 e até agora não foi encontrado, não se sabe se ele está morto ou foi vítima do tráfico Internacional de crianças. Desse modo, faz necessária análise concreta da problemática, com ênfase na falta de eficácia, na procura de pessoas desaparecidas e na falta de visibilidade da mídia, pois trazem um mal-estar a sociedade.
Sob esse viés, urge citar a ineficiência na procura de pessoas desaparecidas. Segundo Simone Beavouir , “ O professor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os oprimidos”. Seguindo essa linha de raciocínio, deve se comparar com os casos de desaparecimento que não são resolvidos, devido a algumas autoridades que são compradas para não dizer a verdade ou eles mesmos são envolvidos no crime, uma vez que muitas dirigentes se envolvem no tráfico humano e de órgãos, fazendo com que a verdade nunca apareça. Desse modo, faz necessário informação dessa postura estatal urgente.
Ademais, pode-se citar a pouco visibilidade da mídia como promotora desse problema. Conforme dados disponibilizados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 216 mil pessoas desaparecem no país. Este cenário poderia se reverter se a mídia desse mais importância a esses episódios, visto que, ajudaria as autoridades encontrarem mais rápido, mas na realidade a mídia relata poucos acontecimentos como este ou se relata, só faz isso se o caso repercutir para ganhar ibope e, não para ajudar nas buscas. Esse é o atual problema dos meios de comunicação ,de tal forma que, contribui para este quadro caótico.
Em vista disso, percebe-se como várias famílias ficam sem resposta por anos, sem saber o que aconteceu com o desaparecido. A partir disso, o governo federal através da TV nacional, por meio dos intervalos comerciais, passem imagens de pessoas desaparecidas e de onde foram vistas pela última vez, com a finalidade de que esses casos entre em vigor, e assim ajudando a encontrar um indivíduo mais depressa, evitando abusos, tráfico Internacional e homicídios. A partir dessas medidas, casos como o de Evandro não irão se repetir.
rennan271
Corrigindo conforme o modelo de redação ENEM:
–
Sobre a introdução achei muito bem colocada, com a aplicação de repertório sociocultural pertinente ao tema e a apresentação dos argumentos, ou seja, do assunto que vai ser tratado no texto.
–
Sobre os desenvolvimentos há alguns deslizes pontuais ao meu ver: no 1° desenvolvimento apesar de haver o uso do repertório sociocultural, não achei o mesmo pertinente ao tema, foi uma boa citação, mas acho que ele não fez relação com a problemática abordada, e também há uso de repetições como por exemplo em “autoridades” e “envolvem” que foram usados mais de uma vez em períodos próximos, poderiam ser substituídos por sinônimos. No 2° desenvolvimento, apesar de haver um bom discorrer sobre o tema, também há alguns deslizes como erros gramaticais em:
“Ademais, pode-se citar a pouco visibilidade da mídia como promotora dessa óbice .”, já que “óbice” é um substantivo masculino e o pronome ligado a ela está no feminino, e também em: “Este cenário poderia se reverter esse a mídia desse mais importância…”, falta concordância nesta frase também, fora esses erros não acho que há problemas graves no texto.
–
Sobre a conclusão acredito que você já poderia começar falando sobre a proposta de intervenção, pois o período “Em vista disso, percebe-se como várias famílias ficam sem resposta por anos, sem saber o que aconteceu com o desaparecido. ” apesar de não parecer, não agrega muita coisa na ideia final da proposta de intervenção, e como você apresentou 2 propostas de intervenção, seu parágrafo ficou exageradamente grande, o que poderia ser reduzido bastante, pois acho que da maneira como fez provavelmente não iria caber no espaço destinado de 30 linhas para a redação, e sobre as propostas de intervenção, a primeira está completa com os 5 elementos exigidos, então não há mais nada o que falar.
–
sendo assim nas competências eu daria as notas:
Competência I: 120 pontos, o texto apresenta uma estrutura sintática regular, com alguns desvios da norma culta da língua portuguesa.
Competência II: 160 pontos, há abordagem completa do tema com uso de repertório legitimado e pertinente ao tema, porém em alguns deles não há uso produtivo.
Competência III: 160 pontos, o desenvolvimento das informações, fatos e opiniões está ótimo, porém a estrutura possui algumas deficiências, falta clareza em algumas ideias e também o texto apresenta um tamanho maior do que deveria.
Competência IV: 160 pontos, Presença constante de elementos coesivos, com um bom uso dos elementos fazendo ligação entre os períodos do texto, porém há repetição de alguns termos ou palavras usadas no texto, o que evidencia um domínio não tão efetivo da língua.
Competência V: 200 pontos, a conclusão apresenta os 5 elementos exigidos na proposta de intervenção, o agente (quem fará a ação para solucionar ou amenizar o problema), a ação (o que vai ser feito para solucionar ou amenizar o problema), o detalhamento (que consiste em falar um pouco mais sobre um dos outros 4 elementos), e o modo/meio (como ação será feita/executada), faltando assim o efeito (qual o resultado/consequência da ação que será feita para amenizar o problema). Só pontuaria em relação ao tamanho do parágrafo, que possui informações desnecessárias para o entendimento do mesmo, sendo assim aumentando o tamanho do texto que possivelmente não caberia no espaço.
Total: 800 pontos.
–
Espero ter ajudado!
Paulobr88
Olá tudo bem? Não sou especialista em português, mas vou pontuar alguns pontos que ao meu ver podem ser melhorados na sua redação, com o intuito de ajudá-lo nesse processo de melhoria em suas redações.
Primeiro parágrafo, exposição do tema: Gostei da forma que você iniciou o tema da sua redação.
Segundo e Terceiro parágrafo: Gostei das palavras usadas para iniciar os parágrafos, deram suavidade na leitura no texto.
Conclusão: Gostei solução proposta.
Observações: A formatação do seu texto no site não está legal, tente diminuir a quantidade de linhas nos seus parágrafos, sugestão para 5 ou 6 no máximo, isso torna a leitura mais rápida, e consequentemente você pode trabalhar de forma mais objetiva e clara no seu texto, ajuda na coesão. Ademais, parabéns!