Segundo o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis, o defunto-autor relata que não teria filhos de modo a negá-los o legado da miséria humana. Fora da literatura, essa realidade se evidencia, tendo em vista, o desaparecimento populacional, um desafio que necessita ser enfrentado no Brasil. Sob esse viés, tal quadro está ligado tanto ao aliciamento juvenil quanto a problemas de saúde.
A princípio, os jovens são suscetíveis ao sequestro, principalmente para venda de órgãos, adoção ilícita e prostituição. Um exemplo disso ocorreu na novela “Amor de mãe”, da rede Globo, na qual uma traficante comprava crianças, como o filho da personagem Lurdes, para vendê-los. Desse modo, é essencial a proteção e atenção dos pais e, assim essas hostilidades estarão presentes só na ficção.
Outrossim, na Ditadura Militar ocorreu o desaparecimento de diversas pessoas, por discordarem do regime vigente. Hodiernamente, tal perspectiva está relacionada a doenças, como o Alzheimer, que afeta mais os idosos, ocasionando o esquecimento, o que os tornam propícios a se perderem. Nessa ótica, é inaceitável que os pacientes enfermos estejam abandonados e tenham os cuidados necessários negligenciados.
Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar esse impasse. Destarte, o Poder Judiciário deve punir aqueles que desrespeitam os direitos da população juvenil e idosa, por meio da criação de uma lei, com multas e penas rígidas, afim de amenizar os casos de indivíduos desaparecidos. Espera-se, com isso, que o único legado seja de uma sociedade mais justa e igualitária.
GabrieladaSilvaPenaforte
Olá!
INTRODUÇÃO
A alusão foi bem colocada, porém em “defunto- autor”, prefira deixar o sujeito nesse caso oculto, pois já foi evidência do anteriormente.
DESENVOLVIMENTO 1
Em “como o filho da personagem Lurdes, para vende-lôs” o “para vende- lôs” não é necessário, porque fica implícito que ele foi vendido.
Ademais, achei o uso da novela com referência bem atual.
DESENVOLVIMENTO 2
Nesse parágrafo acredito que a alusão com o seu argumento ficaram incongruente. Pois, na Ditadura Militar pessoas desapareciam por desacordado do governo, e após seu argumento vai para pessoas com doença de alzheimer. Fiquei realmente confusa.
PREPOSTA DE INTERVENÇÃO
Tem que ter 5 elementos:
1- Agente social ( poder judiciário, acho esse agente muito amplo, Aqui poderia especificar mais.)
2- ação ( punir)
3- Meio ( criação de leis)
4- Detalhamento da ação
5- Finalidade
Suau conclusão está mal estruturada, se estudar mais sobre proposta de intervenção, sua redação ficará melhor.
[email protected]
Oi!
Sua redação está excelente!
Na introdução seu repertório é muito bom, e o tema está problematizado de forma contundente.
No desenvolvimento 1 seu parágrafo está coeso e coerente, inclusive a citação como exemplo de uma novela deixa seu texto mais rico e com bons argumentos.
No desenvolvimento 2 seu parágrafo está ótimo, inclusive a área do conhecido citado (história:Ditadura Militar) também enriquesse seus argumentos.
Na conclusão (parágrafo que eu menos gostei) acho que você poderia detalhar um pouco mais. – ” .. por meio da criação de uma lei, com multas e penas rígidas…”- Como esta lei vai ser? Como será esta proposta? O que o Poder judiciário deve fazer?
Quando se fala em poder judiciário é uma área muito grande. Uma sugestão é que você seja objetiva com o agente da ação.
Enfim, sua redação é ótima, bons argumentos, conectivos bons, coerente, só pecou um pouco na redação.
OBS: TAMBÉM SOU ALUNA, QUALQUER DÚVIDA COM MINHA REDAÇÃO PODEMOS CONVERSAR!
C1:200
C2:200
C3:200
C4:200
C5:140
NOTA: 940
Continue praticando e sucesso nos estudos!!!