Iniciante

Pesquisa científica: Necessidade do bem comum ou particular?

  • 1

Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude. Para o filósofo, sem a capacidade de pensar e a sabedoria, nada separa a espécie humana do restante dos animais. Neste contexto, destaca-se a relevância das pesquisas científicas para a sociedade. Entretanto, a falta de incentivo das mesmas, limita o desenvolvimento do país ao progresso, e impossibilita que transformações sejam feitas para assegurar o bem comum da população.

É necessário recordar, primeiramente, que as pesquisas científicas são de extrema importância, sobretudo nas escolas, onde a população adquiri o primeiro contato com a ciência. Todavia, o ensino das mesmas é limitado pela falta de recursos, pois apresentam estruturas precárias tanto de conhecimento, quanto de materiais de suporte para as aulas, o que faz com que os alunos, vejam a ciência como irrelevante. Desta maneira, ocorre a desvalorização do ensino científico, como é visto no livro “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, na qual, mostra que o conhecimento deixa de ser transformador, quando não contribui para o bem comum da sociedade.

Outrossim, a falta de investimento e incentivo em ciência, faz com que o Brasil continue sendo país emergente, e as populações enfrentem desigualdades na qualidade de vida. Tal fato, faz com que as empresas invistam em pesquisas particulares, que visam somente o bem privado e financeiro, descartando o progresso para a evolução do país, e para o bem comum das populações Neste contexto, pode-se ver no desenho de longa metragem “Atlantis: O reino perdido”, o retrocesso da ciência, em que o antropólogo Milo Tatch busca auxílio do governo de seu país, para financiar a pesquisa ao reino de Atlantis, e não recebe apoio, com isso, faz com que as riquezas de seu passado estejam em decadência.

Portanto, os debates acerca das pesquisas científicas são imprescindíveis para o progresso da sociedade. Nesta lógica, faz-se necessário que o Governo, aplique um fundo de investimento destinado para bolsas de incentivo, e a pesquisa e iniciação científica, para garantir o bem comum e a evolução do país. Também, é importante que o Ministério da Educação, implemente no ensino das escolas, materiais de apoio para a valorização e integração da ciência. Deste modo, o conhecimento levará o ser humano para a obtenção da plenitude e da transformação para o bem da população.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. OIIE, TUDO BEM?
    Olha não sou profissional, mas algumas dicas eu posso te oferecer:
    .
    SEU TEXTO ESTÁ BEM LEGALLL!!!!!
    VAMOS ÀS COMPETÊNCIAS:
    .
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa:
    .
    * Mesmo, mesma* : nunca é usado para retomar. Então, na introdução ” Entretanto, a falta de incentivo das mesmas” deve ser substituído por “Entretanto, a falta de incentivo delas”.
    .
    Erros de vírgulas:
    .
    O correto:
    Entretanto, a falta de incentivo *delas* limita o desenvolvimento do país ao progresso e, impossibilita que transformações sejam feitas para assegurar o bem comum da população.
    .
    O que faz com que os alunos vejam a ciência como irrelevante.
    .
    Outrossim, a falta de investimento e incentivo em ciência faz com que o Brasil continue sendo país emergente e, as populações enfrentem desigualdades na qualidade de vida.
    Tal fato faz com que as empresas invistam em pesquisas particulares que visam somente o bem privado e financeiro, descartando o progresso para a evolução do país, e para o bem comum das populações.
    Neste contexto, pode-se ver, no desenho de longa metragem “Atlantis: O reino perdido”, o retrocesso da ciência, em que o antropólogo Milo Tatch busca auxílio do governo de seu país para financiar a pesquisa ao reino de Atlantis enão recebe apoio, com isso, faz com que as riquezas de seu passado estejam em decadência.
    .
    Portanto, os debates acerca das pesquisas científicas são imprescindíveis para o progresso da sociedade. Nesta lógica, faz-se necessário que o Governo aplique um fundo de investimento destinado para bolsas de incentivo a pesquisa e iniciação científica, para garantir o bem comum e a evolução do país. Também, é importante que o Ministério da Educação implemente, no ensino das escolas, materiais de apoio para a valorização e integração da ciência. Deste modo, o conhecimento levará o ser humano para a obtenção da plenitude e da transformação para o bem da população.
    .
    Erro de concordância nominal/verbal:
    .
    O correto:
    *no qual* (PORQUE É “O” LIVRO) mostra que o conhecimento deixa de ser transformador, quando não contribui para o bem comum da sociedade.
    .
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    .
    Não tenho nenhum comentário sobre essa competência. Não percebi nenhuma incongruência, talvez outra pessoas perceba, mas acho que está ok.
    .
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    .
    Então, nessa competência, a citação sobre Aristóteles e Paulo Freire estão adequadas. No entanto, a última, da forma como foi organizada não contribui para sua redação. Sugiro que reorganize-a. (O que o reino perdido tem a ver com a falta de investimento no Brasil? Entende? Busque uma relação pertinente entre a sua tese e a referência.)
    .
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    .
    Nessa parte, você corre o risco de perder muitos pontos porque o seu uso de recursos coesivos não é diversificado. Observe que no seu texto você usa, na maior parte das vezes, uma única conjunção aditiva (“e”).
    .
    5. Proposta de intervenção e respeito aos diretos humanos
    .
    Sua conclusão está quase completa, embora você tenha apresentado duas propostas, nas duas, falta o meio (ou modo) e o detalhamento. Você respeitou os direitos humanos.
    .
    ESPERO QUE TENHA AJUDADO, BONS ESTUDOS!!!!
    .
    FONTE PARA ENTENDER AS COMPETÊNCIAS:
    http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem

    • 1
  2. competencia 1: 200 (nao percebi nenhum erro, otimo)
    competencia 2: 200 (repertorio legitimado e pertinente ao tema, com uso produtivo)
    competencia 3: 200 (muito bem desenvolvidas as informacoes, fatos e opinoes)
    competencia 4: 200 (texto coeso e sem inadequacoes, perfeito)
    competencia 5: 160 (achei que ficou faltando o modo/meio/como/por meio de que? a maneira ou o recurso pelo qual se executa a ação. talvez usar apenas um agente e tentar trabalhar ele especificamente)
    nota final: 960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.