Iniciante

Perspectivas e desafios da educação a distância

  • 0

Consoante a idéia planetária de Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, logo a educação é de extrema importância para os cidadãos. No entanto, no cenário atual de educação a distância, se encontra diversos desafios quanto ao acesso e a aprendizagem.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a dificuldade de acesso, esse problema advém pela desigualdade social, visto que de acordo com o IBGE em 2021 4,3 milhões de estudantes não têm acesso à internet, o que inquestionavelmente impossibilita o acesso à educação.

Ademais, é fundamental apontar os obstáculos perante a aprendizagem online, uma vez que de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação à distância (ABED) 67% dos alunos apresentam dificuldades em estabelecer e organizar uma rotina, no qual certamente dificulta o processo de aprendizagem.

Em virtude dos fatos mencionados fica evidente que medidas são necessárias para combater esse impasse. Portanto cabe ao governo federal juntamente com o Ministério da educação (MEC) conceder acesso à internet aos alunos por meio de programas sociais de bolsa à educação, para que fique acessível a todos, alem de projetos que ajude os alunos a se adaptar a esse novo método. A fim de que o ser humano seja o melhor da educação.

Compartilhar

5 Correções

  1. Vamos lá!!

    “Consoante a|1| idéia planetária de Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”,|2| logo|3| a educação é de extrema importância para os cidadãos. No entanto, no cenário atual de educação a distância, se encontra|4| diversos desafios quanto ao acesso e a aprendizagem.”
    ~1: Esse “a” é craseado, pois “consoante a/a idéia”.
    ~2: O ponto final seria mais adequado ao invés dessa vírgula.
    ~3: O termo ” Logo” fica isolado entre vírgulas.
    ~4: Aqui há dois problemas:
    •1) O verbo pede a ênclise, “encontra[-se]”.
    •2) O verbo deve está no plural, pois refere-se a ” diversos desafios”.
    ~ Aconselho a colocar um encaminhamento argumentativo, porque dizer que “há problemas” é vago, os argumentos precisam dizer a causa deles. Além, disso contribui para o seu planejamento textual:).

    “Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a dificuldade de acesso,|1| esse problema advém pela desigualdade social, visto que de acordo com o IBGE |2|em 2021 4,3 milhões de estudantes não têm acesso à internet, o que inquestionavelmente impossibilita o acesso à educação.”

    ~1: Coloca-se um ponto final no lugar dessa vírgula.
    ~2: O trecho “de acordo com o IBGE” fica entre vírgulas.
    ~ O uso do dado estatístico tornou consistente o argumento da dificuldade de acesso, e que esse problema provém da desiguldade social, seria mais esclarecedor se você delimita-se o classe, isto é, por exemplo:” Nesse viés, as classes menos favorecidas, como as pessoas que moram em comunidades carentes de estrturas de ensino, nâo disspõem de acesso à internet -essa que facilita a busca pelo conhecimento.”Algo assim, ok! Delimitando, torna-se mais específico, o que facilita a intervenção.

    “Ademais, é fundamental apontar os obstáculos perante a aprendizagem online, uma vez que de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação à distância (ABED)|1|67% dos alunos apresentam dificuldades em estabelecer e organizar uma rotina, no qual certamente dificulta o processo de aprendizagem.”

    ~1: O trecho “de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Educação à distância (ABED)” fica entre vírgulas.
    ~ Esse desenvolvimento é feito somente por uma oração, o que é prejudical na explicação de informações e de fatos. Ademais, dê exemplos sempre que possível e utilze de repetórios-músicas, filmes, séries.Por exemplo, seria interessante explicar que problemas o EAD possui e como isso dificulta na rotina de estudos dos alunos.:)

    “Em virtude dos fatos mencionados fica evidente que medidas são necessárias para combater esse impasse. Portanto|1| cabe ao governo federal juntamente com o Ministério da educação (MEC) (agente)|2|conceder|3| acesso à internet aos alunos (ação) por meio de programas sociais|4| de bolsa à educação( meio), para que fique acessível a todos(finalidade), |5|alem de projetos que ajude|6| os alunos a se adaptar|7| a esse novo método.|8| A fim de que o ser humano seja o melhor da educação|9|”

    ~1: “Portanto” fica precedido por uma vírgula.
    ~2: “juntamente com o Ministério da educação (MEC)” esse termo fica isolado por vírgulas.
    ~3: “concede[rem]”, no plural, pois concordam com um dois sujeitos, um em companhia de outro.
    ~4:Acredito que “bolsa à educação” seja um exemplo. Desse modo, coloque “como, por exemplo” para deixar claro.
    ~5: Cabe um conectivo de adição aqui, além-com acento- disso estruture melhor esse começo.
    ~6:” ajud[em]” pois concorda com “projetos”.
    ~7: ” adaptar[em]”, plural, pois concorda com “os alunos”.
    ~8: Como você continua com uma ideia de finalidade, é mais cabível uma vírgula :”a esse novo método[, a ]fim de que o ser humano seja o melhor da educação”.
    ~9: Nuca esqueça do colocar o ponto final!
    ~ Recomendo focar apenas em uma intervenção para que não deixe uma delas mal desenvolvidas, como a última dos “projetos de adaptação”. Ademais, faltou o detalhamento da proposta da primeira, o que é imprescindível para que a intervenção se torne mais “palpável”. Além disso, recomendo dar atenção para alguns aspectos que foram esquecidos:
    •1) A citação de kant, no inicio, não foi produtiva, nem retomada. Isso representa uma falha no planejamento textual, cuidado!
    •2) Sua proposta não está em harmonia com o argumento, ou seja, você não resooveu o problema apresentado, por exemplo, a questão da desigualdade social, o que criava a falta de acesso, não foi citado.

    Bem, é só isso!! Espero ter ajudo da alguma forma!
    Boa sorte e bons estudos!! ;)

    • 1
  2. Bom dia!
    Bom, eu gostei muito da sua redação e dos dados passados, no entanto, senti falta de aprofundamento pós estatística. No mais, está embasada de forma real e a proposta de intervenção é bem interessante.
    (Peço logo desculpa a falta de experiência para correção, sou nova aqui, ainda estou aprendendo)

    • 1
  3. Olá!

    Na sua introdução eu percebi que faltou uma especificação quanto a citação, mas tirando essa parte, ficou muito bom. No desenvolvimento eu notei uma falta de conteúdo para a argumentação da tese, achei as informações um pouco vagas e soltas. Nada a corrigir na conclusão, achei direta e conclusiva. Sua redação está muito boa, parabéns!

    • 1
  4. Oi, boa noite.

    A sua redação não está ruim, mas eu acho que tem algumas coisas pra serem melhoradas.
    – Logo no início da sua introdução, após o uso da citação, fazer uma breve colocação sobre o significado da frase.
    – E exemplificar a razão da importância da educação.
    – Por fim tentar apresentar de uma maneira mais específica a sua tese. Isso você pode conseguir pesquisando estratégias de formulação de tese.

    • 1
  5. Oi, boa noite.

    A sua redação não está ruim, mas eu acho que tem algumas coisas pra serem melhoradas.
    – Logo no início da sua introdução, após o uso da citação, fazer uma breve colocação sobre o significado da frase.
    – E exemplificar a razão da importância da educação.
    – Por fim tentar apresentar de uma maneira mais específica a sua tese. Isso você pode conseguir pesquisando estratégias de formulação de tese.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.