Persistência do racismo no Brasil

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Funcionando como a primeira Lei de Newton,à lei da inércia a qual afirma que um corpo tende a permanecer nesse movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando o mesmo de percuso,o racismo é um problema que persiste na sociedade brasileira desde o tempo da escravatura com isso,ao invés de funcionar como força suficiente capaz de mudar o percurso deste problema,da permanência para extinção da combinação de fatores do mercado de trabalho com
os escolares acabam contribuindo com a situação atual.

É notório que o índice de desemprego entre negros e pardos está cada vez maior pois,a maneira de inclusão social aplicada no Brasil está inadequada,uma empresa com pretenção de contratar alguém,não tem designo de que ele,seja negro,morador de comunidade ou com o cabelo afro,uma prova disso é a repetição em que isso ocorre,assim o mercado de trabalho contribui com o problema.

A questão racial nas escolas é tratada de modo circuntancial como:Dia da consciência negra,historia dos povos africanos e diáspora negra quando não se tem compreensão do que foi vivido por estes grupos.Além disso as escolas brasileiras não estão atentas para as práticas sutis de racismo pois, na maioria dos casos ele ocorre em salas de aula,napresença de professores e mesmo assim é silênciado e por isso é inviável que ocorra a mudança de percurso.

Ademais não se pode do mesmo modo, ignorar a estrutura e funcionalidade do racismo brasileiro e de sua perpetuação no ambiente escolar e no mercado de trabalho,o Governo deve propor leis mais rigidas no combate ao racismo,é especialmente importante se manter alerta para evitar que as falas sobre o racismo caiam no senso comum,o preconceito, a discriminação não deve ter mais espaço na sociedade brasileira.

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5 Correções

  1. A princípio gostei da maneira como o tema foi exposto no quesito de ideias. No entanto, recomendo que ao início de cada parágrafo você utilize conectivos para que você aumente as competências relacionadas a estrutura do texto em questão, assim como também, recomendo que você analise melhor a competencia 5, pois houve a necessidade de detalhamento e informar os meios de como a ação será executada.Sua redação está boa. Espero ter ajudado!!

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  2. INTRODUÇÃO: Gostei muito da forma que o tema foi contextualizado… Você demonstrou conhecimento em outras áreas e isso pode chamar a atenção dos corretores ;) mas faltou algumas pontuações! Você manteve explicito os núcleos do tema.
    ARGUMENTO 1: Manteve os núcleos do tema, mas pecou na pontuação dificultando um pouco na leitura.
    ARGUMENTO 2: Citou o racismo mas não citou a persistência do mesmo.
    INTERVENÇÃO: Faltou elaborar um pouco mais.
    Para o seu texto ficar melhor, use mais conectivos; não use muito as mesma palavras ( como o “racismo”, que foi usado repetidamente)… para isso procure sinônimos ou menções. Lembre-se que nem sempre tudo deve ser relacionado ao governo…
    A pontuação conta muito! Confesso que me atrapalhei na leitura, mas creio que tenha sido na hora de digitalizar o texto ;)
    As idéias devem ser mais organizadas, e os núcleos ( partes da redação como Persistência e Racismo- O “Brasil” sendo citado uma vez já é de bom tamanho), devem ser citados/mencionados no decorrer de toda a redação!

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  3. Olá, Ana Laura, boa tarde.
    Gostei muito do seu tema e da sua ideia sobre ele, porém, existe alguns erros na sua redação, mas nada que você não possa melhorar.
    Competência I – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    (120-200): O texto apresenta alguns erros ortográficos, porém você tem o domínio mediano da escrita formal.
    Competência II – Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    (160-200): Acredito que no primeiro parágrafo, o texto apresenta um pouco de incoerência, ou seja, fugiu um pouca do tema(cuidado com citações, as vezes não se encaixa no contexto). Porém, o restante está voltado para o problema.
    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    (120-200): O texto contém ideias interessantes, porém algumas dessas ideias estão um pouco desorganizadas. Quando escolher um fato, foque em detalha-lo mais um pouco, cuidado ao colocar várias situações.
    Competência IV – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    (120-200): O texto apresenta erros de coerência e coesão. Preste atenção nas vírgulas, existem frases no texto que não necessitavam delas, já outras que necessitavam e não tinha.
    Competência V – Respeito aos direitos humanos
    (80-200): O texto apresenta uma boa intervenção, porém é de extrema importância que a proposta seja clara e detalhada. Tem que ser dito o que deve ser feito, quem vai fazer, como irá ser feito, qual a intenção e o que vai ser aprendido.
    Enfim, lembre-se que essas são críticas construtivas.
    Pratique e não desista, afinal de contas, a prática leva a perfeição.
    Um abraço.

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  4. Olá, tudo bem? Tenho algumas observações para fazer acerca do seu texto :
    Introdução: apresentou o tema fazendo uma relação interdisciplinar o que foi ótimo, mas fez tudo em um período só, o que dificulta um pouco a compreensão.
    desenvolvimentos: argumentos bem críticos ( o que é ótimo ) porém faltou desenvolver um pouco mais.
    conclusão: apresentou uma proposta de intervenção mas precisa conter os 5 elementos
    Parabéns pelo seu desempenho!!!
    sugestões:
    – usar dois repertórios , um mais “bobinho” (como uma série ) e outro mais “sério” (como um pensador)
    – lembrar sempre dos 5 elementos da conclusão
    – desenvolver mais os argumentos
    – deixar o projeto de texto explícito ao longo do texto
    – fazer no mínimo 3 períodos por parágrafo
    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competencia 3: 140
    Competência 4: 80
    Competência 5: 120
    TOTAL: 660

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  5. Nota 01 – 140 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 03 – 140 – seleciona, organiza e relaciona as informações, fatos opiniões e argumentos de maneira pertinente, mas de maneira pouco consistente em defesa do seu ponto de vista.
    Nota 4 – 120 – demonstra domínio regular dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 120 – elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.

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