Perseguição Digital no Brasil

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se possível, corrigir no modelo ENEM.

O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a perseguição digital, problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve, principalmente à insuficiência legislativa e à falta de instrução educacional.

Sob um primeiro olhar, é oportuno mencionar que o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã“, defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. A lei chamada de “Marco Civil da Internet”, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, determina a indenização por dano moral decorrente de violações à intimidade e à vida privada dos usuários. Contudo, tal legislação não é desfrutada pelas vítimas da perseguição digital, dado que muitos indivíduos, motivados pela sensação de impunidade, infringem a privacidade desse grupo.

Sob um segundo olhar, faz-se fundamental apontar que o revés da persecução digital encontra motivação na lacuna educacional. Nesse contexto, pode-se apresentar a ideia do sociólogo Edgar Morim, na qual reforça que o método pedagógico deve ser pautado na multiplicidade de saberes. Entretanto, a concepção do pensador não é considerada por substancial parcela do corpo docente das escolas, que não instrui, por vezes, os estudantes quanto ao uso correto e seguro da Internet, gerando um espaço propício para esse crime cibernético.

Devido aos fatos supracitados, é evidente que há urgência de combater a perseguição digital no Brasil. Desse modo, cabe ao Poder Legislativo fiscalizar o cumprimento de leis já sancionadas acerca de violações no âmbito virtual, com intuito de punir aqueles que cometem o crime e preservar a vida e a privacidade das vítimas. Também é de suma importância que as escolas busquem adotar a fórmula didática de Edgar Morim, por meio da incrementação da base curricular, onde será adicionada uma disciplina voltada à utilização de redes sociais, a fim de melhorar o comportamento dos usuários. Com tais medidas, será possível observar o progresso da população brasileira e, consequentemente, fazer jus ao emblema que Raimundo de Teixeira designou ao país.

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6 Correções

  1. Olá, amarquess! Parabéns pelo excelente texto!!
    A introdução está muito bem feita e es teses explícitas, muito bom! Entretanto, ao desenvolver a tese 1 “insuficiência legislativa” no D1 você fez uso de 2 repertórios e não houve uma argumentação do primeiro reportório, o do Thomas Hobbes, houve apenas a argumentação da Lei, que está muito boa por sinal! Contudo, devido a esse panorama, há perda de pontos na competência 3 (aborda o projeto de texto).
    Você deve atentar-se pela falta de retomada da tese 1 ainda no primeiro desenvolvimento, você retomou sabiamente a tese 2 no D2, mas não fez isso no desenvolvimento. As propostas de intervenção estão bem relacionadas ao que foi discutido. Contudo, em nenhuma delas há detalhamento (-40 pts).

    Diante disso:
    C1: 160 falta de artigo, ausência de vírgula
    C2: 200
    C3: 140
    C4: 200
    C5: 160

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  2. C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Não argumentou no primeiro desenvolvimento, apenas expôs fatos, procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) cuidado com os conectivos blz? Pode abusar dos corretos para ficar mais coeso

    C5: PROOOSTA DE INTERVENÇÃO: 200 usou todos os elementos necessários

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  3. O filósofo Raimundo de Teixeira, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, mas também para o país que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, destaca-se a perseguição digital, problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve, principalmente à insuficiência legislativa e à falta de instrução educacional.

    Sob um primeiro olhar, é oportuno mencionar que o filósofo Thomas Hobbes, em seu livro “Leviatã“, defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social. A lei chamada de “Marco Civil da Internet”, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, determina a indenização por dano moral decorrente de violações à intimidade e à vida privada dos usuários. Contudo, tal legislação não é desfrutada pelas vítimas da perseguição digital, dado que muitos indivíduos, motivados pela sensação de impunidade, infringem a privacidade desse grupo.

    Sob um segundo olhar, faz-se fundamental apontar que o revés da persecução digital encontra motivação na lacuna educacional. Nesse contexto, pode-se apresentar a ideia do sociólogo Edgar Morim, na qual reforça que o método pedagógico deve ser pautado na multiplicidade de saberes. Entretanto, a concepção do pensador não é considerada por substancial parcela do corpo docente das escolas, que não instrui, por vezes, os estudantes quanto ao uso correto e seguro da Internet, gerando um espaço propício para esse crime cibernético.

    Devido aos fatos supracitados, é evidente que há urgência de combater a perseguição digital no Brasil. Desse modo, cabe ao Poder Legislativo fiscalizar o cumprimento de leis já sancionadas acerca de violações no âmbito virtual, com intuito de punir aqueles que cometem o crime e preservar a vida e a privacidade das vítimas. Também é de suma importância que as escolas busquem adotar a fórmula didática de Edgar Morim, por meio da incrementação da base curricular, onde será adicionada uma disciplina voltada à utilização de redes sociais, a fim de melhorar o comportamento dos usuários. Com tais medidas, será possível observar o progresso da população brasileira e, consequentemente, fazer jus ao emblema que Raimundo de Teixeira designou ao país.

    C1: 200
    C2: 160
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 160
    920

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  4. Introdução:

    Bom repertório.

    Cuidado com repetição.

    Sua tese não ficou tão explícita.

    Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução.

    1° parágrafo:

    É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “primordialmente, em primeira instância, primeiramente, sob um primeiro olhar etc.” Você pode substituir por: Sob esse viés/Sob essa perspectiva (expressam ideia de continuidade ligando as partes do seu texto).

    Ficaria mais coeso substituindo o “em”, correção: “defende a obrigação do Estado de proporcionar meios que auxiliem o progresso do corpo social.”

    É interessante usar apenas um repertório e focar apenas nele para embasar seu argumento, você colocou dois, ficou um texto muito mais expositivo do que argumentativo. Você coloca o repertório simplesmente para validar seu argumento, mas a parte mais importante do seu texto é a argumentação, que ficou incompleta.

    Você ia falar sobre a insuficiência de leis e coloca uma lei, percebe a contradição? Talvez você deveria ter focado na irresponsabilidade das pessoas (e não do Governo, já que existe legislação vigente) e não na falta de leis se seu argumento é de que as pessoas não respeitam.

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    2° parágrafo:

    É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “sob um segundo olhar, segundamente, em segundo plano, etc” Você pode substituir por: Outrossim/Ademais/Além disso, que expressam ideia de continuidade.

    Argumentação boa. Todavia, poderia ter usado o espaço pra argumentar mais.

    Ótimo repertório. No entanto, você coloca só filósofos e sociólogos durante todo o texto, é interessante colocar outros repertórios, como dados ou entretenimento (livros, séries, filmes,etc)

    ——————————————————————————————————————-Conclusão:

    Ótimo início de conclusão usando os conectivos.

    ERRO RECORRENTE: “onde” é usado só para lugar,substitua por “na qual”, correção: Ademais, também é de suma importância que as escolas busquem adotar a fórmula didática de Edgar Morim, por meio da incrementação da base curricular, na qual será adicionada uma disciplina voltada à utilização de redes sociais, a fim de melhorar o comportamento dos usuários.

    Você colocou duas propostas, é interessante focar em apenas uma e colocar ela completa, eu vou avaliar a segunda, pois na minha opinião está mais completa. No entanto, a correção do enem avalia a primeira, se não me engano.

    Agente: correto (escola)

    Ação: correto. (busquem adotar a fórmula didática de Edgar Morim, )

    Modo/meio:.correto (por meio da incrementação da base curricular)

    Detalhamento: incorreto (falta detalhes, foca em uma proposta só para preenchê-la totalmente)

    Efeito: correto (a fim de melhorar o comportamento dos usuários)

    PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO O REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO.

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Não argumentou no primeiro desenvolvimento, apenas expôs fatos, procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) cuidado com os conectivos blz? Pode abusar dos corretos para ficar mais coeso

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltou 1 elemento.

    NOTA FINAL: 840

    Você escreve muito bem e está acima da média da maioria dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Espero ter ajudado!

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  5. Olá, Amarquess!
    Gostei bastante da sua dissertação. Só algumas observações antes de irmos para a correção:

    •Sua tese está pouco formulada;
    •Seu uso da crase é sensacional;
    •Evite gerúndio, como você usou “gerando” no 3° parágrafo. Seria interessante substituir por *o que gera*.

    C1- Domínio da norma-culta, 160pts. Você demonstra um bom conhecimento da norma-padrão, mas foram encontrados alguns erros de vírgula, letra maiúscula em local indevido e a falta de um artigo;
    C2- Compreender a proposta e aplicar repertório sociocultural, 200pts. Muito boa sua argumentação, está bem desenvolvida, de acordo com o tema e traz contexto histórico e citações que fortalecem seu texto. Cuidado para não falar muito e desviar do principal, que é o tema em questão;
    C3- Organização dos argumentos selecionados, 160pts. No geral, você dá uma sequência boa dos fatos. Senti que dá para melhorar, pois seus parágrafos centrais estão muito parecidos no quesito estrutura. Tente melhorar o desenvolvimento e focar mais no tema;
    C4- Elementos coesivos, 200pts. Ótimo uso dos conectivos, essenciais para interligar os parágrafos;
    C5- Proposta de intervenção, 200pts. Sua 1° proposta possui apenas Agente, Ação e Finalidade, mas como a 2° está completa, já é o suficiente para garantir 200 nessa competência.

    Nota: 920

    Parabéns pela nota! Alguns corretores mais rígidos poderiam pegar no seu pé e diminuir a nota da C2, o que daria 880. Enfim, você escreve muito bem!!! Continue assim que o 1000 está logo ali. Bons estudos! ;)

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  6. ola boa noite , eu acabei de analisar a sua redação antes de começar , eu quero dá uma observação eu não sou boa em gramatica entao na competência 1 não leve a serio (a nota )
    texto dissertativo-argumentativo ok
    Introdução vc trouxe um repertório sócio cultural bom , mas eu acho que vc se estendeu muito nesse tópico então acho que fica um longo para o corretor ler o resto do parágrafo ok
    desenolvimento 1 e 2 – vc colocou o tópico frasal bom , trouxe dados ou repertório sócio cultural mas eu acho que deve deveria ter falado mais a sua opinião sobre o tema
    conclusão – nao retornou a tese na parte da conclusão , falou sobre dois possibilidade de resolver o problema , mais eu creio que isso te atrapalhou porque na conclusao vc tem realizar 5 parte para ter 200 pontos nessa competência sao : agente , ação , finalidade , por meio de , detalhamento e é isso que é necessário esse parágrafo .
    Como vc deu 2 soluções vc se perdeu falou do agente (na primeira solução) agente , Poder Legislativo ok , finalidade ok , ação ok , segunda solução agente ok , finalidade ok , ação ok
    notas
    competência 1 -120
    competência 2 – 120 ; por que essa nota ? Simples , vc falou filósofio e sociólogo no texto inteiro e isso se torna muito repetitivo para o leitor ou corretor , entao cuidado
    competência 3- 120
    competência 4 -160
    competência 5 120

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