Iniciante

PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO NA CULTURA BRASILEIRA

  • 0

Durante a pandemia de Peste Negra ocorrida na idade média, os medievais utilizavam de métodos caseiros em busca de frear o contágio europeu. Por analogia, é possível observar que atualmente no Brasil, está ocorrendo um aumento de casos de automedicação, em que, por sua vez está resultando em um ritmo gradual de mortes por infecção no país. Sendo assim, este hábito bastante comum na sociedade torna-se extremamente perigoso para qualquer cidadão, além de relacionado a uma ação muito antiga que está impactando negativamente a nação.

A priori, é importante salientar que esta problemática ocorre principalmente devido a baixa disponibilidade de serviços de saúde no interior. Ademais, contexto esse análogo a década de 20, quando a população era majoritariamente rural, em que essa causa foi bastante presenciada na região em que viviam, logo, é notável que nos dias atuais as periferias sofrem com esse mesmo tipo de problema, portanto, indivíduos pertencentes a este grupo pouco optam a necessidade de um diagnóstico médico com prescrição de medicamentos, sem antes os mesmos se medicarem. Dessa forma, irá ocorrer uma elevação na quantidade de infecções,em que, caso não haja políticas públicas contra, permitirá a perpetuação dessa infelicidade.

A posteriori, é valido destacar que está havendo um crescimento no número de mortes em consequência disto. Além do mais, situação essa que pode ser demonstrada a partir de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Indústrias Farmacêuticas (Abifarma), em que cerca de 20 mil pessoas no país, morrem vítimas da automedicação. Porém, é normal o uso e compra de medicamentos por conta própria nos tempos atuais, embora que em minoria das vezes seja algo causador da morte de vários membros da sociedade, destruindo a felicidade de seus respectivos familiares. Desta maneira, a disseminação deste hábito irá provocar um futuro inapropriado e pouco desejável aos especialistas.

Portanto, é de suma importância a existência de iniciativas que busquem solucionar esse obstáculo para o desenvolvimento social. Assim sendo, é dever do Governo Federal (GOV) a instituição de leis que impossibilitem farmácias a venda de medicamentos sem descrição médica, além de necessário o surgimento de fiscalizações por parte da Polícia Estadual de cada estado brasileiro, por meio de projetos e planejamentos, trabalhando de forma a garantir o sucesso dessa missão. Somente assim, existirá uma maior expectativa de vida dos brasileiros, além do mais, construindo um plano habitual opositor a sociedade medieval durante a pandemia de Peste Negra.

Compartilhar

4 Correções

  1. c1;120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da
    Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais
    e de convenções da escrita.
    c2;160 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
    apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
    proposição, argumentação e conclusão.
    c3;160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
    de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de
    vista.
    c4;160 pontos: Articula as partes do texto com poucas inadequações e
    apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    c5;160 pontos: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
    articulada à discussão desenvolvida no texto.
    nota;760

    • 1
  2. Sua redação está muito boa mas tem algumas coisas que recomendo:
    – Não use verbos no gerúndio na redação. Exemplo: ocorrendo, acontecendo. Troque por está a ocorrer, etc.
    – Use outros conectivos. Exemplo: em primeiro plano, em primeira análise, ademais, etc.
    evite “priori” e “posteriori”
    Boa estrutura.

    • 1
  3. Olá.

    1º: erro de vírgula no parágrafo 1 “observar que atualmente no Brasil, está” –> observar que, atualmente no Brasil, está a ocorrer… priorize sinônimos mais formais e evitar gerundismo.
    2º: Em que, por sua vez está… –> ,que está a resultar…
    3º: Boa argumentação, mas evite “A Priori e a posteriori”, não são bons conectivos entre parágrafos e tente dividir o parágrafo em períodos, no D1, encontra-se somente 2 períodos e 2 conectivos conclusivos…
    4º: vise expor o que seria “disto” que não expõe ligação ao parágrafo retrasado, volte a expor o tema, é mais interessante… “Além do mais, situação essa que pode…” –> Ademais, situação essa pode…
    5º: Erro de concordância “Instituição de leis que impossibilitem farmácias”
    Boa argumentação e estrutura de texto, há, apenas, alguns detalhes formais para se consertar aspectos no tocante à competência 1 e 3.

    • 1
  4. Oi, sua redação está ótima! Sinceramente, é uma das melhores que eu já li nesses sites e em minha opinião faltou pouco para ser perfeita. As únicas coisas que eu mudaria são as palavras “priori” e sua respectiva derivada, que podem gerar dúvidas na hora da correção para quem não conhece o termo. Cuidado com os conectivos em excesso e com a repetição de palavras!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.