Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.
Atualmente no país, a violência contra a mulher cresce cada vez mais, seja ela física, moral ou em suas mais variadas formas, atingindo mulheres de todas as idades. A discriminação de gênero não surgiu nas últimas décadas, é algo que está enraizado no Brasil desde o início de sua colonização e persiste até hoje.
O Brasil possui um machismo estrutural e velado que está presente nos lares e ambientes de trabalho, sendo transmitido de geração em geração. Sete em cada de mulheres que ligam para o Disque 180 afirmam ter sido agredidas pelo próprio companheiro. Elas estão sendo constantemente submetidas aos homens, que escondem a violência presente em seu cotidiano, retiram a autonomia de suas vidas e fazem com que a agressão pareça algo natural.
O ataque feito a mulher geralmente começa com a violência moral, que pode estender-se até a física. Quando não denunciada pode resultar no feminicídio. Entre 1980 e 2010, foram assassinadas no Brasil mais de 92 mil mulheres. De acordo com a Declaração Universal dos direitos Humanos, ”todos os seres humanos nascem livres e iguais, em dignidade e direitos”. Dessa maneira, a mulher deve possuir livre autonomia sobre si.
Assim sendo, é necessário que saibamos reagir contra a violência, juntamente com o poder legislativo que deve estabelecer leis mais rigorosas para com os agressores. Assim, viveremos em um local onde a violência e a misoginia deixem de existir.
Obs: Se possível, corrigir de acordo com as competências do ENEM, obrigada.
Deyse33
Eu não sei corrigir muito bem,mas vamos lá!
A introdução está dizendo que “a violência contra a mulher cresce cada vez mais” acho que vc deveria mudar essa parte ou argumentar porque vc precisa me provar isso.
Tente utilizar citações como livro, filme, documentário, série….
E use e abuse dos conectivos.
Vc precisa melhorar a conclusão porque ela precisa de um agente,um meio, um modo e detalhamento.
Tente ver outras redações com corrigidas
ViniciusOMaia
Olá, sua tese precisa ser aperfeiçoada. Utilize de recursos, como: textos literários, músicas, livros, citações e assim vai.
Use e abuse dos conectivos, eles são importantíssimos para o texto, dando coerência, coesão, fluidez e facilitando o entendimento do seu ponto de vista.
Comece os seus parágrafos com tópicos frasais: são um resumo de poucas palavras sobre o que será tratado naquele parágrafo.
Na conclusão, lembre-se de expor: agentes, ação, meio, detalhamento e o efeito que a proposta irá causar.
Aconselho-te a ler e estudar redações que já foram nota mil no ENEM. Dessa forma, você irá perceber os recursos e ideias utilizadas para alcançar uma nota boa.
Boa sorte, bons estudos.
Klivia
Olá, eu não tenho muita prática com redação, mas pelo o que eu li está muito boa, parabéns!
Você fez de uma maneira muito bem organizada e com uma boa estrutura;
E dá para identificar as duas teses no primeiro parágrafo;
Nos segundo e terceiro parágrafo você conseguiu desenvolver o tema muito bem;
E a conclusão no final você retomou ao primeiro parágrafo e isso é muito bom.
alisonnob
Nalfa, parabéns pelo seu texto. Veja bem, essa sua primeira informação precisa de uma prova. Como vc me prova que a violência à mulher cresce cada vez mais? Eu sugestiono que você refaça sua introdução. Dessa vez, você pode começar falando sobre a “origem” do problema. Você poderia citar algum momento histórico em que a mulher era tratada como um ser inferior por ser do gênero feminino. Em seguida, vc apontaria a problemática nos dias de hoje. Como isso se dá hoje? É da mesma forma que antigamente? Aí, sim, depois disso, vc montaria uma tese bem delimitada. Esta sua introdução de agora, infelizmente, apresenta muitas lacunas. Qual sua tese? Eu não consegui identifica-la, pois o que vc diz a respeito do problema não ser de hoje,trata-se, ainda, da contextualização que você vinha dando.
Em seu primeiro desenvolvimento, eu trocaria as informações. Comece falando sobre as estatísticas do disque 180. Em seguida, vc traria essa situação de subordinação que muitas mulheres vivem. Porém, este desenvolvimento está bem raso. Veja só: todas as mulheres sofrem isso? Se sim, me prove! A violência à mulher tem a ver com a raça, ou cor? E a questão da faixa etária, isso tbm influencia? A questão socioeconômica tbm é outro fator? Veja quantas perguntas são ecoadas somente dentro deste parágrafo. Reveja!
Em seu desen. 2, vejo mais lacunas: você poderia começá-lo mostrando esses dados da década de 80 a 2010, seria muito pertinente esse constaste. No entanto, esse 2 desen., está meramente informativo. Eu não vejo você se posicionando. O que você pensa sobre a omissão das mulheres frente à violência? Como se dá essa omissão? Veja que essas indagações surgem a partir daquilo que vc aponta.
Conclusão muito rasa, pouco fundamentada e sem nenhuma descrição das medidas que podem ser tomadas.
Boa sorte!