Pedofilia no Brasil: Tabu e Impunidade

  • 2

OBS: POR FAVOR, EXPLICITEM A NOTA INDIVIDUAL DE CADA COMPETÊNCIA :)

 

Tema: A questão da pedofilia no Brasil

 

No livro “Lolita”, do escritor russo Vladimir Nabokov, é contada a história de Dolores, uma criança de 12 anos que é abusada pelo seu professor Humbert. Embora seja uma obra ficcional, ela apresenta um recorte da realidade brasileira, na qual todos os anos são contabilizados milhares de casos envolvendo crianças sexualmente abusadas. Visto a gravidade do cenário, é fundamental a discussão sobre o tema.

Primeiramente, é válido ressaltar o tabu envolvido no tema. Por conseguinte, o debate sobre pedofilia é evitado, e dessa forma, cria-se um terreno seguro para os pedófilos agirem. Confirma-se essa afirmativa, ao se observar o recente caso de pedofilia envolvendo o youtuber PC Siqueira, que mesmo acusado de consumir pornografia infantil, permanece livre para dar continuidade ao seu canal no Youtube, mantendo ainda seus milhares de acessos diários. Portanto, revela-se que o tabu minimiza o crime cometido, possibilitando por exemplo, a preservação da carreira de PC Siqueira.

Outro ponto relevante é a impunidade dos criminosos que, ao se depararem com a inação das autoridades e a falta de denúncias, prosseguem destruindo infâncias. A soma desses fatores evidencia um “eclipse de consciência”, termo cunhado pelo escritor José Saramago, cujo significado é uma falta de sensibilidade coletiva em relação ao indivíduo, neste caso, às crianças abusadas. Logo, a falta de empatia social, contribui para a ausência de justiça, assim, permitindo a ação dos pedófilos.

Diante dos expostos é de humana importância acabar com o tabu do debate e incentivar a denúncia. Para isso, o Ministério da Educação deve implementar nas escolas públicas, aulas sobre educação sexual que são fundamentais para retirar o tabu envolvido na discussão sobre pedofilia e, assim, levá-la aos grandes debates públicos. Tal pauta, agora com notabilidade, criará uma sensibilidade coletiva que irá fomentar não somente denúncias, como também a punição efetiva dos pedófilos. Dessa maneira Lolita será apenas ficção.

Compartilhar

4 Correções

  1. Sua redação ficou muito boa, mas é possível encontrar algumas coisas a serem melhoradas.
    Você esqueceu de algumas vírgulas e utilizou algumas sem necessidade. Sua conclusão ficou meio fraca, o ministério da educação tem que implementar não somente nas escolas públicas, mas nas particulares também. Na conclusão faltou mais opções para combater o assunto

    • 1
  2. kkkkkkk nota do autor:

    esqueci umas vírgulas enviei sem revisá-las ô tristeza

    …possibilitando, por exemplo, a preservação
    Dessa maneira, Lolita será apenas ficção.
    aulas sobre educação sexua,l que são fundamentais

    só isso mesmo :)
    primeira redação enviada na plataforma! Início de uma Nova Era?

    hehe obrigado a todos que leram e corrigiram minha redação (isso se ela chegar a ser)

    • 0
  3. Comp I: faltou una vírgula antes de citar o nome do escritor de “lolita” e também antes de “Humbert”. A vírgula sempre vem antes do aposto ou vocativo! De resto, a gramática está perfeita.

    Comp II: A compreensao temática é plena
    Comp III: O repertório cultural está excelente
    Comp IV: Atende os requisitos gerais dessa competência, mas poderia ter utilizado um pouco melhor os conectivos.

    Comp V: o maior problema desta intervenção é a responsabilização da sociedade prioritariamente. Parece que, simplesmente, a partir da educação sexual infantil nas escolas, o problema da hemofilia será resolvido, sem que haja necessidade de outras ações governamentais.

    I – 160
    II – 200
    III – 160
    IV – 160
    V – 120

    Nota: 800 – 860
    Nota:

    • -1
  4. Vamos lá, vou te dar umas dicas para você não errar.
    Use sempre 4 períodos, você não colocou a sua tese na introdução.
    Corrigindo: O livro “Lolita” do escritor russo Vladimir Nabokov conta a história de Dolores, uma criança de 12 anos que é abusada pelo seu professor Humbert.
    Sobre a introdução, revise vírgulas e concordância.
    Não use primeiramente e muito menos em primeira análise, saiu material em que os corretores retiram nota nisso.
    D1 pertinente, mas ainda com problemas na vírgula, evite usar portanto no desenvolvimento.
    D2 frágil, evite a repetição exagerada do verbo ser e novamente revise vírgula, você separa o verbo quando não precisa.
    Conclusão, senti a falta do meio e pouco detalhamento
    C1- 120
    C2- 200
    C3-120
    C4-160
    C5- 120
    720

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.