Iniciante

patriotismo, onde está?

  • 2

“Ouviram do Ipiranga ás margens plácidas, de um povo heroico um brado retumbante”…Assim está escrito no hino oficial do Brasil. Em meados de 1500, historicamente, Pedro Alvares Cabral chegava as margens do rio Ipiranga, para bradar independência a uma terra de riquezas. Acreditava-se que o sentimento patriota refletiria eternamente. No entanto, atualmente, o olhar brasileiro tem se escondido nas mais diversas tradições e costumes de países vizinhos, devido à falta de conhecimento da população brasileira acerca da nacionalidade e suas raízes.

No livro “ Triste fim de Policarpo Quaresma”, o autor Lima Barreto expõe em sua obra, através do personagem Policarpo, o desejo ardente de mostrar a todos, quão abençoados somos por sermos filhos da nação. Seu amor à pátria fazia com que seus costumes fossem voltados a valorização e exaltação da terra em que vive. Entretanto, nos dias de hoje não tem sido assim. Homens, mulheres e crianças tem trocado seus valores que os determinam como um brasileiro, afim de patronizar-se aos costumes europeus.

Embora tenha acontecido o inverso, vale ressaltar que o Brasil além de ter um vasto percurso na história, também demonstra força na sua originalidade governamental, esportiva e acadêmica. Ademais, a agropecuária está potencialmente marcada no solo desde os primórdios da civilização. Portanto, é imprescindível que carreguemos traços brasileiros.

Diante aos fatos mencionados, o governo deve por meio das mídias, em vídeo, fazer campanhas afim de demonstrar aos cidadãos a valorização a pátria.  Mas também nas escolas e faculdades, os docentes formados em História devem fazer palestras para demonstrar os impactos de uma nação patriota. Desta forma, fará conforme escrito na CF/1988 art.1° inciso I, a soberania.

Compartilhar

4 Correções

  1. “Ouviram do Ipiranga ás (crase) margens plácidas, de um povo heroico (faltou acento) um brado retumbante”…Assim está escrito no hino oficial do Brasil. Em meados de 1500, historicamente, Pedro Alvares (acento) Cabral chegava as (crase) margens do rio Ipiranga, para bradar independência a uma terra de riquezas. Acreditava-se que o sentimento patriota refletiria eternamente. No entanto, atualmente, o olhar brasileiro tem se escondido nas mais diversas tradições e costumes de países vizinhos, devido à falta de conhecimento da população brasileira acerca da nacionalidade e suas raízes.
    (Conectivo) No livro “ Triste fim de Policarpo Quaresma”, o autor Lima Barreto expõe em sua obra, através (através em alguns dicionários tem sentido de atravessar, opte por “por meio”) do personagem Policarpo, o desejo ardente de mostrar a todos, (separo complemento do objeto) quão abençoados somos (somos quem?) por sermos filhos da nação (qual nação?). Seu amor à pátria fazia com que seus costumes fossem voltados a (crase) valorização e exaltação da terra em que vive. Entretanto, nos dias de hoje não tem sido assim. (Conectivo) Homens, mulheres e crianças tem (tem com acento, pois é plural) trocado seus valores que os determinam como um brasileiro, afim (a fim: indica finalidade, afim: afinidade) de patronizar-se (padronizar) aos costumes europeus.
    Embora tenha acontecido o inverso, vale ressaltar que o Brasil além de ter um vasto percurso na história, também demonstra força na sua originalidade governamental, esportiva e acadêmica. Ademais, a agropecuária está potencialmente marcada no solo desde os primórdios da civilização. Portanto, é imprescindível que carreguemos (carreguemos quem?) traços brasileiros.
    Diante aos fatos mencionados, o governo deve por meio das mídias, em vídeo, fazer campanhas afim de demonstrar aos cidadãos a valorização a pátria. Mas (tire o mas) também (vírgula) nas escolas e faculdades, (a vírgula separou sujeito do predicado) os docentes formados em História devem fazer palestras para demonstrar os impactos de uma nação patriota. Desta forma (dessa forma, pois não está sendo retomada nenhuma ideia) , fará conforme escrito na CF/1988 art.1° inciso I, a soberania.
    C1-120
    C2-200
    C3-160
    C4-160
    C5-160
    800

    • 2
  2. Oi colega, como vai?
    Bom, sua redação, ao meu ponto de vista, está boa, porém falta mais detalhamento da sua proposta de intervenção, faltou ali cumprir às 5 exigências. Pesquise sobre a estrutura da conclusão conforme o padrão de redação. Outra observação, é que você cita homens, mulheres e crianças no mesmo período primeiro parágrafo de desenvolvimento e usa o “tem” que deve ser acento da que usa um sujeito composto, é desta forma: “Têm”, porque está no plural. Além disso, os parágrafos de desenvolvimento estão desproporcionais no que tange à estrutura precisa da redação. Um conselho é após a sua proposta, você termine seu texto com uma frase única que ligue toda seu texto e que feixe com chave de ouro a redação para deixar o corretor impressionado com suas ideias e que saiba que ouve um planejamento do texto. Espero ter ajudado e muito sucesso <3!

    • 1
  3. olá,Caren!
    bom, ao avaliar sua redação percebi que você fez um belo texto e tem um ótimo repertório sociocultual, exigido pela competência 2 do Enem , que se conecta muito bem com o tema abordado. no entanto, embora também use os conectivos entre períodos constantemente, ficou faltando os conectivos entre parágrafos, que também são imprescindíveis para a competência 4 e para dar uma maior coesão ao texto. nesse sentido, você poderia usar,por exemplo, “nesse contexto” ao iniciar o segundo parágrafo do texto e “ademais” ao iniciar o terceiro. além disso, pelo que percebi também faltou aprofundar mais a sua tese citada na introdução e a escassez de detalhamento na sua proposta de intervenção, cujo ideal seria apresentar um agente, uma ação, um modo , um meio, uma finalidade e um detalhamento para a resolução da problemática. por fim, percebi também o uso incorreto das reticências depois das aspas, que usadas corretamente, seria antes delas, pois a continuação da letra do hino nacional ainda faz parte da citação usada.
    espero muito ter ajudado, beijos!

    • 0
  4. C1: 200 – Não apresenta desvios gramaticais/ortográficos.
    C2: 160 – Apresenta bom repertório, mas senti falta de (citação, dados estatísticos, alusões etc) no 2º parágrafo de desenvolvimento! Cuidado!
    C3: 160 – Seleciona e organiza bem as idéias.
    C4: 200 – Apresenta ótimos conectivos, que facilitam muito na construção do texto.
    C5: 120 – Senti falta do detalhamento da ação, e achei meio seca a sua intervenção, bastante cuidado ein?!
    Total: 840 – Parabéns, rumo ao mil colega!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.