Estudante

PATRIORISMO EM QUESTÃO NO BRASIL

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“Independência ou morte!”- essas foram as palavras ditas por Dom Pedro I às margens do rio Ipiranga, para proclamar a independência do Brasil da Coroa Portuguesa em 1822. A partir desta data, o povo brasileiro ganhou um significado de patriotismo pela nação, que após 300 anos de lutas e exploração, deu um passo à emancipação. Contudo, apesar de uma rica história e um belo povo, o brasileiro perdeu o censo de amor à pátria porque esqueceu-se de seu passado e devido à atual conjuntura.

      Em primeiro plano, é importante destacar o pensamento da historiadora brasileira Emília Viotti, a qual diz “um povo sem memória é um povo sem história”. Nesse sentido, é fulcral compreender que o desconhecimento, por parte da sociedade brasileira, da história do Brasil em seus diferentes períodos, dos símbolos nacionais, como o Hino e a Bandeira Nacional, e das datas cívicas contribuem para o baixo patriotismo na nação. De acordo com uma pesquisa realizada, em 2010, pelo Projeto Brasilidade, aproximadamente 58% dos brasileiros não sabem cantar o Hino Nacional. E, embora o povo brasileiro tenha o costume de vestir as cores verde e amarelo e de reunir-se para cantar o Hino a cada quatro anos em Copas do Mundo, esse pálido sentimento de nacionalismo é efêmero. Logo, é preciso resgatar as raízes da nação, datas e símbolos culturais, a fim de despertar o nacionalismo dos cidadãos.

      Além de desvalorizar os símbolos culturais e nacionais do Brasil, o cidadão brasileiro tem o seu sentimento de cidadania e amor patriótico desestabilizado pelo hodierno cenário político e social. Uma vez        que o enriquecimento ilícito, a instabilidade da administração pública, o enfraquecimento dos programas sociais e o empobrecimento do Estado são as consequências mais destacadas da corrupção. Segundo dados da Receita Federal, nos últimos sete anos, o número de pessoas que optaram por deixar o Brasil para viver em outro país cresceu 165%. E, por isso, a decisão de migrar está ligada à insatisfação com o país, não somente em razão do quadro econômico desanimador, mas porque hoje o Brasil é efetivamente reconhecido como um lugar injusto. Assim, é inegável que uma parcela da sociedade tem trocado a sua pátria amada por outros países porque perdeu o patriotismo.

      Portanto, medidas são necessárias para resgatar o senso de patriotismo no Brasil. O Ministério da Educação, em parcerias com escolas, deverá inserir no currículo uma disciplina de “educação cívica e cidadania” para os alunos do Ensino Fundamental, com o objetivo de ensinar a história, os símbolos nacionais e fomentar o valor de patriotismo. Espera-se, com tal medida, formar, também, uma geração de cidadão mais responsáveis e que valorize e respeite o Estado, e as instituições públicas. Dessa forma, o lema “Ordem e Progresso”, da bandeira nacional, será motivo de orgulho e respeito.

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1 Correção

  1. Nota 01 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Essas características mostram que o texto está estruturado de maneira a deixar claro o ponto de vista do autor, disposto em apresentação da tese, argumentos e conclusão.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 140 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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