Iniciante

Patrimonio Historico Brasileiro

  • 1

“Aquilo que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (…) é o documento de identidade da nação brasileira. A subsistência desse patrimônio é que comprova, melhor do que qualquer outra coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos.”  Rodrigo Melo Os numerosos desafios decorrentes da atuação em um universo dessa abrangência precisam ser compartilhados. Além da responsabilidade pela conservação de todo o patrimônio protegido, estão os desafios da sua sustentabilidade, da dinâmica dos processos culturais, dos valores a se considerar no reconhecimento do patrimônio que se constrói e até da própria criação do patrimônio.

. O  desafio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) equivale ao seu legado Romper o olhar único sobre o patrimônio luso, ampliar nossas ações na preservação da memória indígena e quilombola, do conhecimento tradicional, da arquitetura vernacular, do patrimônio industrial, compreender o patrimônio como suporte para políticas sociais, enfrentar a fetichização do objeto tombado são algumas questões que possibilitam uma reavaliação simbólica do que se pressupõe como patrimônio brasileiro. Sendo caso , de  Diamantina (MG) foi o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII e teve papel importante na ocupação do interior do País. A cidade é uma demonstração de como os aventureiros à procura de riquezas e os representantes da Coroa Portuguesa adaptaram os modelos europeus a uma realidade local, criando uma cultura original. O centro histórico foi tombado pela Unesco em 1999..

Tours feitos por computador oferecem a chance de observar em detalhes algumas das mais perfeitas obras da história da arte , Fazer visitas virtuais a museus está longe de ser novidade. Só que em tempos de Coronavírus os tours percorridos na tela do computador ou do smartphone se tornaram uma ótima opção para quem quer passar o tempo com qualidade ou planejar uma visita após a pandemia. São exemplos , em Paris Mais famoso e mais visitado museu do mundo, o Louvre é capaz de deixar o internauta perdido, no bom sentido, por horas em seu imenso e precioso acervo. No tour virtual podem ser observadas as fachadas do prédio histórico e o interior das galerias, por exemplo. Como o prédio originalmente era uma fortaleza, os visitantes podem percorrer o perímetro do fosso original. A Mona Lisa (1503), de Leonardo da Vinci, estrela maior do acervo desde 1797, sempre com enormes filas ao redor, é disponível detalhe por detalhe no site do museu. Museu Guggenheim, Nova York O recurso Street View do Google permite que os visitantes percorram, de casa, a famosa escada em espiral do Guggenheim.

Os desafios decorrentes da atuação em um universo dessa abrangência precisam ser compartilhados. Além da responsabilidade pela conservação de todo o patrimônio protegido, estão os desafios da sua sustentabilidade, da dinâmica dos processos culturais, dos valores a se considerar no reconhecimento do patrimônio que se constrói e até da própria criação do patrimônio.  Iniciativas que podem  revolver o impasse  ; O Ministério da Educação em parceria com o Ministério Turismo pode criar um programa de conscientização e divulgação do patrimônio material e imaterial do Brasil de modo  a tonar esse tesouro mais acessível á população. Inclusive  por meio de visitas virtuais aos locais  mais importantes e mini documentários e costumes regionais , Tendo como objetivo  a longo prazo , de criar uma   verdadeira valorização e preservação  dos patrimônios material e imaterial da nação.

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá, sua redação ficou com muitas informações, mas nem sempre ter muitas informações significa que está coerente. Talvez você poderia selecionar as mais relevantes e formular uma boa tese e uma argumentação bem forte. Senti falta dos conectivos, poucas vezes você fez o uso, seria bastante interessante você começar os parágrafos dos desenvolvimentos utilizando: Sob esse prisma, sob essa ótica, de início, de outra parte e etc. Espero que você revise esses pontos e continue estudando ♥

    • 1
  2. ostei de sua redação! Mostrou-se “interado” no assunto, ainda mais quando trouxe os percentuais e os dados cabíveis a questão. Atente-se a vírgula, sinais de pontuação e outros. Tese:apresentou opiniões contundentes(no que impede à possibilidade de contestações) acerca do tema e desenvolveu ideias que fundamentaram seu ponto de vista. Intervenção:não está ruim, mas para melhorar, poderia abranger novas possibilidades!
    Parabéns pelo seu desempenho. Continue assim, espero ter ajudado!

    • 0
  3. HELLO !
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. -200
    *Você tem um otimo domínio da língua portuguesa.
    * Percebi , apenas alguns erros de pontuação, mais isso não vou levar em consideração.
    * Notei que você domina bem as habilidade dessa competência no que diz respeito- ao uso correto da crase, concordância nominal e verbal, regência do verbo, colocação pronominal e pontuação.
    Competência II : Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo -argumentativo. -160
    * Achei os seus parágrafos muito extensos, e como consequência daria mais de trinta linhas na folha do ENEM.
    * Senti falta de mais argumentação, pois nos dois parágrafos percebi a exposição de dados.
    Competência III: Seleção, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões sobre o tema em defesa de um ponto de vista. – 180
    *Achei pouco argumento. tente trabalhar melhor esse ponto, procure ler mais, estudar….
    * O correto que segundo os corretores da redação avisam é que, no primeiro parágrafo, você desenvolva a sua argumentação e no segundo expõe dados , alusões, citações e/ ou pensamentos. OU VISSE VERSA.
    * CONTUDO, no geral a seus desenvolvimentos estão ok.
    Competência IV: Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação na redação. – 180
    * Argumentação boa, o problema é que esta muito extenso os parágrafos.
    Competência V: Proposta de intervenção. – 200
    * Bem explicada .
    *Respeita os direitos humanos.
    * Percebi a presença de todos os agentes.
    * NO GERAL ESTÁ BOA.
    ALGUMAS OBSEVAÇÕES:
    #A introdução- deve conter todas as ideias que serão apresentadas no decorrer do texto. Essas ideias devem estar organizadas de forma simples e que interesse ao leitor. Ao questionar algo, impor ideias e persuadir, é necessário ter fontes, dados e provas.
    #O desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo. Se a introdução é a parte do texto que, além de situar o tema, apresenta a tese e o ponto de vista a ser defendido pelo autor, o desenvolvimento é a própria defesa desse ponto de vista, ou seja, a parte mais importante do seu texto.
    #Conclusão- é o fechamento de um trabalho, que pode ser um processo, projeto, ideia ou um texto. Em uma redação, a conclusão é uma das partes mais importantes, por ser o momento de finalizar o que foi desenvolvido no conteúdo e reforçar a ideia principal.
    # SEMPRE QUE FOR ESCREVER QUALQUER TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, NUNCA ESCREVA NA PRIMEIRA PESSOA, SEMPRE NO INFINITIVO.
    # CONTINUE ASSIM E MUITO SUCESSO :^)

    • 0
  4. Olá, boa noite!
    Percebi que você tem muitas coisas a dizer no seu texto, mas senti falta de uma opinião própria sobre o tema. No tocante à sua argumentação, não consegui perceber suatese de forma clara, tente encontrar aquilo que você acredita e exponha-o no texto.
    Seu texto contém informações em demasia, acredito que possa reduzi-lo.
    Na introdução, poderia parafrasear a citação direta, tornando-a indireta, para melhorá-la.
    Por exemplo: Em sua obra …, Rodrigo Melo afirma que, o que se denomina Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (…) é o documento de identidade da nação brasileira. A subsistência desse patrimônio é que comprova nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos.
    A qual atuação você se refere nesse trecho? A artística? Explicite, por favor. ´´Os numerosos desafios decorrentes da atuação em um universo dessa abrangência precisam ser compartilhados. “
    Observei vário erros de gramática, fique mais atento.
    Você expos ótimos elementos para uma perfeita conclusão durante o seu desenvolvimento mas eles não deveriam estar lá.
    Recomento que assista mais aulas sobre Introdução, desenvolvimento e conclusão, e indico fortemente o professor Noslen do Youtube.
    Não se receie quanto a minha crítica, acredito que você tem muito potencial.
    Te daria nota 520

    • 0
  5. Introdução-> ficou boa, bem organizada com suas ideias bem amarradas. Porém, na linha 04, depois de Rodrigo Melo, necessita de um ponto final.
    D1->Ficou muito lotado de informações, você não deixou claro o que quis passar com o texto. Na linha 05, a palavra ” fetchilização” não pode ser usada, é um termo inadequeado para a redação de vestibular.
    D2->QUE QUE ISSO? você não é um agente de turismo!
    Conclusão-> A tua conclusão parece um desenvolvimento.
    OBS: Antes de iniciar um paragráfo você deve colocar algumas palavras como ” primeiramente” e ” em segundo plano” para objetivar a sua linha de raciocinio.
    Além disso, senti falta de um “Portanto” na tua conclusão, sem esses ” cliches” não é possível identificar onde começa e termina o teu texto.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.