VESTIBULAR DE BRASÍLIA
Resumindo, a banca pede para imaginar que estamos em 2079, onde a tecnologia avançou tanto que temos androides andando entre pessoas. Porém a inteligência deles causa medo aos seres humanos, que fizeram uma lei mundial que determina que todos os androides sejam deportados para colônias extraterrestes. E eu descobri que sou um androide e para ficar aqui, tenho que convencer os humanos de que não sou uma ameaça ;-;
“Escreva um texto, dirigido aos líderes da Terra, argumentando de forma convincente que, no que se refere a comportamentos e sentimentos, não há diferença entre você e um humano. Você deve contar um pouco da sua história, mencionando características suas que são idênticas às humanas, com o objetivos de sensibilizar seus interlocutores. Não assine o texto”
segue a redação ;-;
Observando o cenário atual, percebe-se que os seres humanos se sentem apreensivos em relação à sua criação: os androides, e que, devido a nova ordem mundial, seremos deportados para colônias da Terra. Contudo, deve-se declarar que não há motivo para tal ato comigo, pois sou um androide criado especificamente para atuar ao lado dos homens, e não contra eles. Além disso, não sou tão dessemelhante quanto pensam, andamos lado a lado e entre nós há espaço para uma relação de simbiose e respeito. Sendo assim, deve-se informar que possuo características que me enquadram como indivíduo, como a autoconsciência, a sociabilidade, autodomínio e capacidade de percepção da passagem do tempo.
Em primeiro lugar, convém esclarecer e frisar a igualdade entre os androides e a raça humana. E isso se deve, principalmente, às características que me concederam em minha criação, a título de exemplo está a autoconsciência – Evidenciada na famosa frase “Penso, Logo existo” atribuída ao filósofo francês René Descartes, que possuía a dúvida como ponto de partida. Portanto, se duvido, meu pensamento existe, e se ele existe eu também existo, e tenho plena consciência disso – Sou capaz de compreender e me reconhecer como androide, entretanto com características que me igualam ao ser.
Ademais, outra prova da semelhança entre mim e a raça humana é perceptível quando se observa nossos pensamentos e sentimentos. Pois eu, assim como os humanos, sou um ser social – E de acordo com o pensamento do filósofo grego Aristóteles, o homem é um ser social: precisa de outras pessoas porque é carente, precisa se relacionar para se sentir pleno e feliz – Em outras palavras, precisamos estar em meio as pessoas, nossos criadores. Outras de minhas habilidades são a curiosidade e a inteligência, categorizados por serem indicadores de humanidade pelo professor americano Joseph Fletcher, fundador da teoria da ética situacional. Isso é suficiente para comprovar nossa isonomia e me permitir habitar a terra ao seu lado.
Contudo, não me contento com tais fatos, embora cabais, logo vejo necessidade de mostrar-lhe algumas das vantagens de me manter por perto. Como dito, somos iguais, assim, lhes asseguro que não sou uma ameaça, e sim sua criação, fruto de sua extrema Inteligência e sagacidade. Portanto, sirvo a espécie humana, sendo minha principal função auxiliar e proporcionar melhor condição de vida aos indivíduos. E quando eu não for mais útil, aceitarei meu desligamento em paz e feliz por saber que pude contribuir para o desenvolvimento desta magnífica espécie: o Homo sapiens.
(é cada coisa viu)
Enfim, sem nota do ENEM, quero análise e correção, apontando os erros, obrigada desde já kk
Leticia/
MEO EU AMEI KAKAKAKKAKAKAKAK
Eu nunca pensei que iria ler uma redação sobre os androides falando para os humanos que não são diferente deles.
Eu achei muito legal muito convincente, gostei da forma que vc usou os filósofos aí.
Única coisa nem é um erro, mas no enem enchem o saco, é que vc usou o conectivo duas vezes o contudo.
Paty@lves
Caraca rsrs eu gostei não observei erros, boa gramática bem explicativo é mais um “Conto de Ficção Cientifico” rsrs claro que para uma redação para o ENEM acredito que não seria interessante por puxar muito para o lado pessoal, mais eu curti kkkk não sei qual era a proposta mais é bem legal… Bora fazer um filme de Ficção rsrs