Iniciante

Papel dos jovens na construção de uma sociedade melhor

  • 4

No filme “O menino que descobriu o vento”, lançado em 2019, é contada a história de um jovem de Malawi que ao se esforçar para ajudar seu vilarejo, começa a desenvolver uma turbina de vento. De maneira análoga a essa obra, o território brasileiro ainda enfrenta entraves quanto à participação do jovem na sociedade. Logo, faz-se imperiosa a análise desse contexto, com o intuito de eliminar os desafios que impedem o papel dos jovens na construção de uma sociedade melhor, tais como: pouca representatividade em processos decisórios e falta de interesse pela política.

Em primeira análise, ainda existe uma resistência em acreditar que a juventude tem capacidade de participar de decisões da nação. Tal fato acaba por desmotivar indivíduos que poderiam contribuir diretamente no avanço do país, por exemplo, na área de pesquisas científicas ou no desenvolvimento de projetos voltados à resolução de problemas sociais.  Desse modo, fica evidente que, o aumento da representatividade poderia incentivar a participação dessa parcela da população em questões importantes, já que ao saber que sua voz é ouvida buscariam mudanças para a construção de um país melhor.

Além disso, segundo Nelson Mandela, símbolo da luta contra o Apartheid – regime de segregação racial – a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo. Este pensamento mostra a importância da educação e o seu papel na efetivação de transformações. Mesmo que exista uma falta de interesse por parte de muitos jovens pelas questões políticas, essa situação poderia ser revertida caso os educadores valorizassem mais os conhecimentos sociológicos e essa necessidade de participar da estrutura social. Sendo assim, por meio da educação, os responsáveis pelo futuro da geração estariam cientes da sua importância nesse processo.

Depreende-se, portanto, a relevância da participação da juventude na construção de uma sociedade melhor. Para que isso ocorra, é necessário que o Estado proporcione políticas de incentivo à participação de jovens, por meio de anúncios, a fim de colaborar com o futuro da nação brasileira. Assim, haverá um ambiente estável com o encorajamento desses indivíduos a desempenharem seu papel. Como efeito social, os desafios seriam ultrapassados e inúmeras descobertas seriam realizadas, assim como o jovem William que descobriu como o vento ajudaria sua comunidade.

*Corrijam com as competências do ENEM, por favor*

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação está muito acima da média, possui boa pontuação na maioria das competências, parabéns.
    ———————–
    Na sua introdução, há a repetição da palavra jovem/jovens, busque sinonimos para evitar perder pontos por besteira.
    ———————–
    A respeito do seu repertório sociocultural, é muito bom, consegue muito bem nota máxima na C2.
    ———————–
    Na seu segundo desenvolvimento, faltou emprego de alguns conectivos, prejudicando a coesão do texto. E também, é preciso que você retorne a tese com um tópico frasal, torna o texto mais cíclico e coeso. Gostei bastante da sua frase no final, retomando o que falou na sua introdução, muito bom.
    ———————–
    A sua linguagem e sintaxe estão ótimas, pontuações empregadas corretamente, e seu vocabulário também está muito rico.
    ———————–
    C1: 160;
    C2: 200;
    C3: 200;
    C4: 160;
    C5: 200;
    ———————–
    TOTAL: 920; Parabéns, está MUITO boa, se não fosse esses comentários que lhe fiz ai, lhe daria 960~1000

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.