Iniciante

“Papel da educação financeira no desenvolvimento da autonomia dos brasileiros”

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Em sua obra “Cidadão de papel”, o célebre escritor Gilberto dimenstein defendeu que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de um povo. Seguindo essa lógica, a realidade contemporânea faz o oposto, uma vez que a questão da educação financeira ainda não foi concretizada, fator que gera uma ausência de autonomia e desenvolvimento do controle monetário. Sob esse viés, é válido discutir o porquê da importância do ensino financeiro, bem como os entraves que dificultam a concretização deste.
Em primeiro lugar, observa-se que a importância da educação financeira se relaciona com a necessidade de se manter um padrão de vida estável a longo prazo. Tal situação ocorre, porque, desde a popularização da Imprensa século XIX, disseminou-se um ideal de consumismo exacerbado, como o “Padrão de vida americano” por exemplo, o qual tem o objetivo de beneficiar apenas as grandes corporações, deixando de lado o desenvolvimento do controle capital pessoal. Logo, a sociedade do consumismo confirma os números mostrados pelo site “Senado” , onde 93% dos brasileiros nunca aprenderam a administrar o próprio dinheiro. Dessa forma, a educação financeira nas escolas funciona como uma espécie de âncora para um povo com escasso hábito de economia, proporcionando autonomia e desenvolvimento neste âmbito.
Ademais, o principal entrave que dificulta a concretização de uma educação financeira de qualidade é o próprio perfil do ensino brasileira, o qual tem o objetivo de formar cidadãos apenas como mão de obra. Isso ocorre, porque, assim como teorizado pelo sociólogo Marcos Andrade de Carvalho, observa-se a formação de uma cidadania Operária que gera cidadãos com baixo poder crítico, ou seja, que não correm atrás de seus direitos, como o de obter educação financeira desde o colegial por exemplo. Assim, forma-se um ciclo de desigualdade, observado no fato de o país ocupar o 9 lugar neste ranking, tendo cidadãos que se habituam a não garantia de seus direitos, confirmando dizeres como o da pensadora Simone beauvoir: ” o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”.

Destarte, é mister avaliar as raízes e frutos do quadro. Para conscientização da população brasileira, urge que o Ministério da Educação (ME) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais, que detalham a importância da educação financeira para a formação de cidadãos autônomos com o seu capital e adivirtam estes do perigo consumista a que estão diariamente submetidos, sugerindo que busquem seus direitos. Apenas assim, a coletividade alcançará a consolidação democrática dita por Dimenstein.

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5 Correções

  1. Oiie :)
    Sua redação está otima.
    Meus parabéns.
    Tenho apenas um ponto a destacar em relação a conclusão. Tente da próxima vez que escrever colocar duas medidas de solução, para assim ficar mais completo.
    Boa Sorte!

    C1 ortografia: 160
    C2 assunto abordado: 200
    C3 coerência: 160
    C4 conectivos: 200
    C5 conclusão: 120
    total: 860

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  2. C1 ortografia: 160
    C2 assunto abordado: 200
    C3 coerência: 160
    C4 conectivos: 200
    C5 conclusão: 120
    total: 860
    obs: sua conclusão não sugere uma solução direta para os argumentos usados isso fez com que sua redação perdesse ponto nessa competência, fique atento nisso
    Procure também desenvolver duas propostas de solução na sua conclusão isso pode acrescentar pontos
    Você esta no caminho certo para redação nota1000 são só pequenos detalhes a melhorar

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  3. Olá, ;)
    Sua redação está brilhante!
    Meus parabéns.
    Tenho apenas um ponto a destacar em relação a conclusão. Tente da próxima vez que escrever colocar duas medidas de solução, para assim ficar mais completo.
    Do resto, está impecável , vc escolheu ótimos repertórios que se encaixaram perfeitamente no tema, sua escrita segue a norma culta e modelo dissertativo argumentativo ;)
    Nota 960 pontos
    Bons estudos

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  4. Olá, tudo bem? Espero que sim!
    Achei sua introdução ótima, conseguindo já mostrar ao corretor seu primeiro repertório e ainda citar o que vai desenvolver em cada desenvolvimento. Isso facilita muito a vida do corretor, e eu acredito que quanto mais fácil ser pra eles corrigirem e identificar os elementos, mais eles vão gostar da redação.
    Achei os seus desenvolvimentos bem marcantes com sua ideia, então consegui ver facilmente sua opinião sobre o assunto. Apenas achei alguns probleminhas de vírgula, mas nada que seja muito exuberante.
    Agora sua intervenção.
    Agente: ME
    Ação: Para conscientização da população brasileira
    Meio/modo: campanhas publicitárias nas redes sociais,
    Efeito: adivirtam (advirtam*) estes do perigo consumista a que estão diariamente submetidos,
    Detalhamento: por meio de verbas governamentais
    Ela está completa! Porém, sempre recomendo que o estudante coloque mais de uma intervenção (não precisando estar completa, apenas para enriquecer ainda mais).
    Espero ter ajudado! Continue estudando

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  5. Linguagem/gramática: 200
    Abordagem de gênero:200
    Defesa/ coerência: 160
    Coesão entre parágrafos: 200
    Conclusão:160
    Nota: 920
    obs1: no último paragrafo a conclusão não condiz com as críticas abordadas no texto gerando perda da coerência do paragrafo em questão
    obs2: faltou o detalhamento do paragrafo de conclusão gerando perda de pontos
    Você está no caminho correto de uma redação 1000 , mas falta rever a forma como você conclui seu texto. Fora isso Parabéns.

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