Na Constituição Federal, de 1988, está presente o direito a educação para todos de forma igualitária. Embora, na prática não é o que acontece, pois o panorama da educação na sociedade brasileira é um desafio persistente no cenário atual. No entanto, possui suas causas ligadas a falta de investimento e a questão da evasão escolar.
Temos, em primeiro lugar, a negligência por parte do governo com os investimentos orçamentários no setor educacional brasileiro. É possível observar um baixo salário dos professores, falta de escolas em certas regiões, salas de aula em situações precárias, entre outros. Sendo notável em dados do G1, em 2019 houve queda de 33% dos investimentos comparados há anos anteriores. Entretanto, é claramente perceptível a necessidade de intervenções do governo para com esses estímulos financeiros, pois é a educação a base da sociedade.
Ademais, a participação da família no âmbito escolar e a falta de alunos nas escolas, também é um dos fatores principais no panorama escolar. Como já se têm uma desigualdade de oportunidades dentre a sociedade, é necessário um apoio muito grande para ter incentivo de estar na escola, encontrar motivo para estudar, e esse apoio deve vir da família ou pessoas próximas. A evasão escolar é um fato preocupante, pois 11,8% entre 15 a 17 anos estão fora da escola, dados do IBGE de 2019. Então, esse apoio faz-se necessário para diminuir a quantidade de jovens fora do ambiente escolar.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Cabe ao governo, representado pelo ministério da educação, agir com investimentos por meio de politicas educacionais, como novas escolas em áreas de difícil acesso, reformas em construções já feitas, verbas para estados manter as necessidades das unidades e os salários dos profissionais da educação, além da família, ser cobrada a presença mensal nas escolas, como obrigação na conclusão do boletim do aluno. A fim de manter um cenário diferente na sociedade, pois segundo Paulo Freire, a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
juliachericoni6622
Bom , o seu tema é bem interessante aos recursos solicitados
dica : acho que vc deveria organizar melhor suas ideias em um papel , só para ter uma noção em que sentido o leitor irá entender suas palavras , para que nn se confundam !
Concordância nominal e verbal; 100
Regência nominal e verbal; 100
Pontuação; 100
Flexão de nomes e verbos; 100
Colocação de pronomes oblíquos (átonos e tônicos); 100
Grafia das palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e minúsculas); 100
Divisão silábica na mudança de linha (translineação) 100
eventos em relação a ambiguidade : 50
NOTA FINAL : 690 , PARABENS PELA REDAÇÃO
Maria Eduarda Campos
Olá
Seus texto no geral ficou bom.
A sua conclusão está boa, porém poderia desenvolver mais.
Os desenvolvimentos ficaram bons, você usou bons dados e exemplos.
Sua conclusão ficou bem legal pois você trouxe uma resolução pra cada problema apresentado nos desenvolvimentos, entretanto eu usaria outra citação, pois essa de Paulo Freire é boa, mas está bem batida.
Boa sorte
Sucesso!
FelipeBertoldo
Olha sua introdução estava indo bem, mas logo depois que fiz a leitura não encontrei seu argumentos 1 e 2 que é necessário ter em uma redação, isso pode prejudicar bastante a sua nota e tem uma falta de organização, vc até iniciou bem porém depois desanda, com o treinamento e fazendo mais redações e corrigindo esses erros que vou deixa mais claro agora.
Uso de conectivos é uma coisa que tem que melhorar isso é de suma importância, e a organização também é algo primordial coisa que n tem na sua redação, e tenta escrever com calma e ler e reler tudo o que foi escrito, pq suas ideias são boas mais a falta de organização e o uso desses conectivos deixa sua redação super confusa e na introdução n tem a presença de argumentos 1 e 2 que são muito importantes. Espero ter ajudado sua nota seria 650, se corrigir esses aspectos citados e prestar mais atenção sua nota aumentaria bastante para uns 820, acredito no seu potencial vc consegue continue tentando não desista e se torna o profissional que tanto sonha tenha uma Boa tarde passar bem.