Pandemia e desigualdade: reflexos na sociedade brasileira

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Desde a antiguidade o mundo sofre com doenças altamente contagiosas e pestes mortais. Em nosso período tal realidade não é diferente, porém o coronavírus não é apenas uma questão de saúde, mas também econômica e social, que faz  dos trabalhadores pobres seu alvo mais fácil. Portanto vale-se destacar dois pontos: o caso dos trabalhadores informais e aqueles desempregados pela pandemia.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que um dos grupos mais afetados pelo vírus de maneira indireta são os trabalhadores informais. Pois como não têm carteira assinada, carecem dos benefícios por ela garantidos, ficando assim sem opção de aderirem à quarentena. Tendo dessa forma mais chances de serem prejudicados pelo vírus ou então de perderem sua renda pela paralisação do mercado.

Ademais, é válido dizer que muitos outros que têm sua realidade abalada pelo coronavírus, são aqueles que perderam seus empregos devido a ele. Tendo assim que enfrentar a inflação e o consequente aumento do custo de vida sem uma perspectiva de recuperação do posto de trabalho e de uma renda fixa garantida até que o problema com o vírus tenha fim e o mercado se normalize mais uma vez.

Portanto, cabe a Secretaria do Trabalho investir, através de verbas públicas, em ajuda financeira aos desempregado e trabalhadores informais, com salários mínimos entregues conforme a necessidade das famílias. Para que assim possam conseguir se sustentar e arcar com os custos pessoais. Dessa forma há de se ter uma sociedade menos desigual.

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3 Correções

  1. HELLO (^_^)/

    -parabéns pela redação.
    -TEXTO COESO.
    -PRESENÇA DE ARGUMENTAÇÃO. —- PORÉM, NÃO 100% CONTEXTUALIZADA.
    -USO CORRETO DOS CONECTIVOS….
    – Procure melhorar um pouco, no que diz respeito a estrutura de sua redação, procure expor e contextualizar melhor os seus argumentos, isso te ajudará muito…. !

    # Ordem correta da introdução: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA+ PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem dos dois desenvolvimentos: CONECTIVOS+ TÓPICO FRASAL+ FUNDAMENTAÇÃO+ CAUSAS+ CONSEQUÊNCIAS.
    # Ordem da conclusão: RETOMADA DA TESE+ POSSÍVEIS SOLUÇÕES COM
    ( AGENTE+ EFEITO+ MEIO+ EXEMPLO+ OBJETIVO).

    Correção por Competência:

    Nota 1 – 160– demonstra um bom domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 180– desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 _160– A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 160– demonstra domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos. —- FALTA DE CONECTIVOS..
    Nota 5 : 120– elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Cuidado com os agentes da conclusão . Eles contam muitos pontos.

    Você escreve muito bem.

    ✓ PROCURE , outras áreas do conhecimento que possam se agregar ao tema de sua redação, isso deixa a sua redação mais rica e consequentemente elevará a sua nota.
    Cuidado também, para seu texto não ficar muito expositivo… !!!

    ———ESQUELETO LINEAR———-

    # INTRODUÇÃO: 5 A 6 LINHAS.
    # PARÁGRAFOS DO DESENVOLVIMENTO: 7 A 8 LINHAS.
    # CONCLUSÃO: 7 LINHAS.

    ——–AGENTES DA CONCLUSÃO——–

    -Agente: QUEM VAI REALIZAR A AÇÃO? EX: Orgãos (ão) do Governo…..
    – Meio: Onde será realizada a ação? EX: Escolas, redes sociais.
    – Ação: Que atividade será realizada para que o problema seja resolvido? Ex: Programas Públicos, palestras…..
    – Detalhamento.
    – Resultado: Quais os pontos positivos que essa ação trará para a sociedade, ou país?
    EX: A cultura do país se fortalecerá…..

    > CUIDADO TAMBÉM, COM A FALTA DE VIRGULA (S) EM ALGUNS PERÍODOS, PARA NÃO TORNAR A LEITURA UM TANTO CANSATIVA… !!!

    > CONTINUE PRATICANDO…

    sucesso. ʕっ•ᴥ•ʔっ

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  2. Olá, João! Tudo certo? Espero que minhas observações auxiliem nos seus estudos.
    Introdução: O recorte temático seria mais produtivo se você citasse quais foram essas doenças da antiguidade. No mais, suas teses foram apresentadas e você conseguiu fazer a ligação entre o problema de saúde e o problema econômico, parabéns!
    Desenvolvimentos: Não apresentam embasamento para comprovar sua tese, faz-se necessário o uso de algum argumento das outras áreas do conhecimento (história, filosofia, sociologia, dados estatísticos, músicas, séries e filmes) para que sua argumentação fique mais embasada e não senso comum, é preciso fazer uso produtivo da tese para que ela não fique superficial. Assim, suas ideias são boas, mas a construção dos períodos podem melhorar.
    Conclusão: Não apresenta os elementos + detalhamento.
    Lembre-se: Para obter pontuação máxima na competência 5 você precisa apresentar o agente (quem vai fazer?), a ação (o que irá fazer?), o meio (de qual modo?), a finalidade (com qual objetivo?) e o detalhamento de pelo menos um deles.
    Você apresentou apenas o agente, a ação e a finalidade o que confere 120 pontos na C5.

    Competência 1: Apresenta alguns desvios no uso da vírgula e de concordância

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120 ( Lembre-se de usar sempre conectivos ao terminar os períodos para conectar as ideias)
    C5: 120

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  3. INTRODUÇÃO:

    • Depois de “Desde a antiguidade” (tem uma vírgula) e “antiguidade” é com letra maiúscula (Antiguidade).

    • “Em nosso período”(JAMAIS fale com o leitor) não use “nosso”, poderia substituir por “No contexto atual”.

    • uso inadequado de “porém” (substitua por “pois”).

    • Já corrigi três redações sua, e percebi que você usa o conectivo “portanto” em todas as suas introduções e conclusões, e volto a repetir que “portanto” é conectivo de conclusão.

    • Novamente esse erro, “vale-se” o correto é (vale).

    DESENVOLVIMENTO 1:

    •Depois de “lembrar” (tem uma vírgula)

    • “Em primeiro lugar, é importante lembrar que um dos grupos mais afetados pelo vírus de maneira indireta são os trabalhadores informais” (poderia simplificar, veja: Em primeiro lugar, é importante lembrar, que um dos grupos mais afetados pelo vírus são os trabalhadores informais”).

    • Depois de “pois” (tem uma vírgula)

    • “têm” é sem acento (tem) o (têm) é para plural .

    • Depois de “ficando assim” (tem uma vírgula).

    • Não troxe exemplo e nem outra área do conhecimento, você fez isso em todas as redações que vi até agora.

    • Argumentação MUITO pouca.

    DESENVOLVIMENTO 2:

    • Teu tópico frasal está senso comum, dá pra melhorar.

    • Novamente não troxe exemplo e nem outra área do conhecimento.

    • Argumentação MUITOOOO pouca.

    CONCLUSÃO:

    • Mesma coisas das outras redações, a repetição do “Portanto”.

    • Sem retomada à tese.

    • “aos desempregado” o correto é “aos desempregados”.

    • Depois de “Dessa forma” (tem uma vírgula).

    NOTA:
    C1: 120
    C2: 80
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160
    TOTAL:600

    Qualquer coisa manda mensagem, pode ser por aqui ou pelo whatsApp: 82981435224

    Lembrando que não sou professor e nem corretor.

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