Muito se discute acerca do abalo provocado pela decorrência da COVID-19 na taxa de desemprego do Brasil. Segundo levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil encerrou o mês de novembro de 2020 com um contingente de 14 milhões de desempregados, aumento de 2% frente a outubro (13,8 milhões), e de 38,6% desde maio (10 milhões), quando começou a série da pesquisa. Diante disso, é exigido cuidadosa análise acerca das mazelas sociais decorrentes da falta de trabalho e das causas do problema.
Em primeira análise, a necessidade de isolamento social como tentativa de conter o avanço do coronavírus é considerado um dos motivos para a elevação no número de desocupações. Outrossim, restrições impostas à atividades econômicas aderidas à queda nas rendas familiares, além de adiamento de investimentos e projetos empresariais também foram fatores contribuintes para o aumento da taxa de brasileiros desempregados.
Em segunda análise, a desistência da busca por vagas é outro fator acentuado, já que muitos brasileiros deixaram de procurar emprego não apenas pelo desalento, mas também para não sair de casa em meio à pandemia.
Diante disso, a urgência da situação requer a adoção de políticas públicas de emprego e transferência de renda para proteger os trabalhadores que vivem na informalidade enquanto as atividades estiverem paralisadas. A longo prazo, o país precisa de uma política de desenvolvimento que implique o abandono da austeridade fiscal e o aumento dos gastos em programas sociais já existentes, no sentido de proteger milhões de trabalhadores que vivem na informalidade e residem em comunidades ou assentamento. Além de criar postos de trabalhos, as ações realizadas nessa área poderão reduzir os riscos e as ameaças relacionados a padrões mínimos de higiene e salubridade nas comunidades carentes.
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
fernanda@
Sua redação possui pontos positivos, uma introdução com dados oque é importante na construção do seu texto.
Outro ponto a seu valor são linguagens claras e com bastante informações
Uma dica: tentar deixar a quantidade de linhas mais semelhantes, percebemos que na terceira estrofe possui 3 linhas enquanto a conclusão possui 9 linhas.
Vitória5679
Oii, tudo bom?
A sua redação possui linguagem clara, e o leitor compreende o tema central. Atente-se ao tamanho das linhas, no terceiro parágrafo apenas tem três linhas, e na conclusão está um pouco extensa. Gostei pelo fato de colocar dados em sua redação, pois é um argumento e o leitor pode confiar. Está de parabéns.