Pandemia do Covid-19 no Brasil –(socorro, tá chegando o dia)

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A pandemia de uma grave doença, como o Coronavírus, não é a primeira a ser enfrentada pelo mundo. Nesse sentido, em 2009, a Gripe Suína (H1N1) se disseminou em ritmo acelerado levando cerca de 16 mil pessoas à óbito. Entretanto, a pandemia do H1N1 não chegou a paralisar e colocar nações inteiras de quarentena em contraste à pandemia do Covid-19. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas da gafe de erradicação da doença a negligência governamental e a falta de senso da sociedade.

No panorama atual, a vacina para prevenir o contágio do Covid-19 já tem sua fórmula criada e está disponível entre os países para negociação. Porém, diante do governo de Jair Bolsonaro – e seu modo de interpretar a doença como uma “gripezinha” – medidas de prevenção não foram concretizadas com sucesso, surgindo empecilhos para a tão sonhada vacinação. Desse modo, a negligência governamental, diante da aceitação da grave problemática, retardou a compra de vacinas afetando a saúde brasileira.

Em detrimento dessa questão, o isolamento da população foi anunciado como maneira de evitar a transmissão do vírus, todavia, o que no começo seriam 15 dias acabou se tornando uma quarentena. Em síntese, o conceito de isolar é eficaz, contudo, a sociedade não levou essa medida à sério dando continuidade às aglomerações. Uma vez que, os indivíduos não respeitem a quarentena, aglomerando por exemplo em “festinhas clandestinas”, o vírus ganha o aumento de sua expansão gerando mais casos da doença.

Em virtude dos fatos esclarecidos, é nítida a necessidade de agilizar, com vigor, o processo de cessar a pandemia do Covid-19. Em suma, é mister que o governo em parceria com o Ministério da Saúde, administre com mais astúcia a negociação de vacinas, a fim de que o aumento da vacinação torne cada vez mais indivíduos imunizados. Como também, cabe à ambos, garantir que a população respeite a quarentena, aumentando o valor de multas ressarcidas em dinheiro à aqueles que não à respeitarem. Logo, tais atitudes concretizadas influenciem na eliminação total da doença que vêm tirando tantas vidas.

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** Gente, vou fazer um vestibular sábado, que é uma redação, para entrar na faculdade. Os critérios à serem analisados são os mesmos do Enem, o tema vai ser divulgado na hora, porém não haverá textos de motivação. Essa é a primeira redação que eu faço sem ter textos de apoio, corrijam com carinho (KKKKKKK)

*Dicas sobre como fazer uma redação sem textos motivacionais serão SUPER bem vindas! É isso. ❤️

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6 Correções

  1. Competência 1-120
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-120
    Competência 5-200
    Nota:
    |||||||||||||||||
    __ daqui 3 dias, né?!
    __ bom, eu nunca faço redação com texto de apoio, eu só pego e escrevo, então não sei dar uma dica…
    __ bom, já que você está precisando de dicas, vou te passar umas dicas de umas Competência aqui, mas lembrando que, na C3, não é NECESSÁRIO ter os conectivos que eu disse (uma vez que, porém, esses negócios), o que eu quis dizer foi que você tem que rever a redação pra ver se suas ideias foram desenvolvidas, ok?!

    Competência 5- nela você precisa citar o órgão que tem que interver na problemática, o que ele tem que fazer(ex: tomar medidas acerca do preconceito musical), quais as medidas que ele tem que tomar(ex: através de aulas interdisciplinares envolvendo a família), a finalidade daquilo (ex: com a finalidade de amenizar a discriminação no Brasil) e o detalhamento, que o detalhamento é o que gera mais dúvida, nele você pode detalhar um órgão, então você pode falar do órgão inicial e depois de colocar a finalidade, colocar também outro órgão para interver na problemática, por isso que em algumas redações nota 1000 você vê duas propostas de intervenção, além que pra citar todos os termos anteriores para fechar a competência 3, duas propostas vão te ajudar automaticamente.

    C4: Sempre que der, coloque conectivos, ao iniciar uma frase, no início de um parágrafo (exceto no início da introdução), sempre que der coloque isso tá ok? Ex: primeiramente, vale salientar que … Em segundo lugar, cumpre lembrar, em relação ao aspecto supracitado quanto ao (palavra-chave) que a … Outra dica é não repetir as mesmas ideias: se no D1 você fala de preconceito racial, no D2 você tem que abordar um tema que tangencie esse ou outro relacionado ao tema proposto. Ao desenvolver ideias, coloque o “uma vez que”, pois ao mesmo tempo que você ganha pontos na C4, também ganha pontos pelo completo desenvolvimento de ideias na C3. No seu texto, se houver apenas um “uma vez que” — ou sinônimo– você tem que ficar atenta(o) para ver se desenvolveu todo o conteúdo proposto. Algo que eu faço é: conferir para ver se tem ao menos 13 conectivos no texto e ver se tem ao menos 3 “uma vez que” ( e sinônimos como: visto que, porquanto…) e 1 “apesar”, se tudo isso estiver no texto, minhas chances (hipoteticamente) de tirar 1000 são maiores. Ademais, evite gerúndio: falando, escrevendo, perdendo, vendendo são alguns exemplos de verbos flexionados no gerúndio.

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    A pandemia de uma grave doença, como o Coronavírus, não é a primeira a ser enfrentada pelo mundo. Nesse sentido, em 2009, a Gripe Suína (H1N1) se disseminou em ritmo acelerado levando cerca de 16 mil pessoas à óbito. Entretanto, a pandemia do [1]H1N1 não chegou a paralisar e colocar nações inteiras de quarentena em contraste à pandemia do Covid-19. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas da[2] gafe de erradicação da doença a negligência governamental e a falta de senso da sociedade.
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    [1]= repetição da mesma palavra/sigla no mesmo parágrafo
    [2]= ???
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    No panorama atual, a vacina para prevenir o contágio do Covid-19 já tem sua fórmula criada e está disponível entre os países para negociação. Porém, diante do governo de Jair Bolsonaro – e seu modo de interpretar a doença como uma “gripezinha” – [1]medidas de prevenção não foram concretizadas com sucesso, surgindo empecilhos para a tão sonhada vacinação. Desse modo, a negligência governamental, diante da aceitação da grave problemática, retardou a compra de vacinas afetando a saúde brasileira.

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    *Bom, você colocou o Bolsonaro ali e deixou o seu ponto de vista — crítica em relação ao modo de pensar do atual presidente: “gripezinha”. Eu não recomendo você fazer uma crítica a algum político e coisas do tipo, pois sai um pouco fora da objetividade.
    [1]= vírgula
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    Em detrimento dessa questão, o isolamento da população foi anunciado como maneira de evitar a transmissão do vírus, todavia, o que no começo seriam 15 dias acabou se tornando uma quarentena. Em síntese, o conceito de isolar é eficaz, contudo, a sociedade não levou essa medida[1] à sério[2] dando continuidade às aglomerações. [4]Uma vez que, os indivíduos não respeitem a quarentena, aglomerando[3] por exemplo em “festinhas clandestinas”, o vírus ganha o aumento de sua expansão gerando mais casos da doença.
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    [1]= a sério (atente-se para a elegância)
    [2]= vírgula
    [3]= ponto final
    * Você adicionou uma informação no fim do parágrafo, mas isso faz com que essa frase se torne um pouco “solta” em relação às outras do mesmo parágrafo.
    *Ao invés de “uma vez que”, coloque “Nessa perspectiva” para iniciar um período.
    *Cuidado com as metáforas, um texto com muitas metáforas pode prejudicar sua nota, já que eu vi 2 creio que não tem problema.
    [4]= nossa, você poderia ter conectado aquela frase ali que ia ficar bem coeso, olha só. Porque a de trás está incompleta, e a segunda é um desenvolvimento de uma ideia só que meio “solta”, entende? Tenta ae conectar essas duas frases, ia ficar muito bom.
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    Em virtude dos fatos esclarecidos, é nítida a necessidade de agilizar, com vigor, o processo de cessar a pandemia do Covid-19. Em suma, é mister que o governo[1] em parceria com o Ministério da Saúde, administre com mais astúcia a negociação de vacinas, a fim de que o aumento da vacinação [2]torne cada vez mais indivíduos imunizados. Como também, cabe[3] à ambos[8], garantir que a população respeite a quarentena, aumentando o valor de multas ressarcidas em dinheiro [4]à aqueles que não [5]à respeitarem. Logo, tais atitudes concretizadas [9]influenciem na eliminação total da doença que [6]vêm tirando tantas vidas.
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    [1]= vírgula
    [2]= proporcione mais imunidade à população
    * colocar “se torne” vai fazer vc perder ponto por causa do “se” antes do verbo, então coloque isso aí que eu escrevi.
    [3]= cabe a ambos
    [4]= dinheiro àqueles
    [5]= a respeitarem
    [6]= vem
    [7]= você não pode colocar “eliminação total”, no máximo é “amenizacão”, errei isso uma vez também e o professor me penalizou, tome cuidado com essa parte.
    [8]= sem vírgula
    [9]= poderá influenciar
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    * Evite ao máximo o gerúndio, ali na conclusão você poderia colocar: … respeite a quarentena, por meio do aumento do valor…
    *Comece os parágrafos (exceto o de introdução) com conectivos.
    * “aumento” no mesmo parágrafo –palavra repetida
    * O problema foi você ter abordado somente as causas da problemática na introdução, é preciso Também apresentar as consequências. (1 causa e 1 consequência é o mais recomendado.
    * Seu texto tem algumas falhas de C3, algumas frases estão soltas, sem desenvolvimento, revise isso no seu texto.
    * Parabéns, sua conclusão abordou todos os elementos.

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  2. A pandemia de uma grave doença, como o Coronavírus, não é a primeira a ser enfrentada pelo mundo. Nesse sentido, em 2009, a Gripe Suína (H1N1) se disseminou em ritmo acelerado levando cerca de 16 mil pessoas à óbito (1) (1.1). Entretanto, a pandemia do H1N1 não chegou a paralisar e colocar nações inteiras de quarentena em contraste à pandemia do Covid-19. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas da gafe de erradicação da doença a negligência governamental e a falta de senso da sociedade. (2)
    (3) No panorama atual, a vacina para prevenir o contágio (4) do Covid-19 já tem sua fórmula criada e está disponível entre os países para negociação. Porém, diante do governo de Jair Bolsonaro – e seu modo de interpretar a doença como uma “gripezinha” – medidas de prevenção não foram concretizadas com sucesso, surgindo empecilhos para a tão sonhada vacinação (5). Desse modo, a negligência governamental, diante da aceitação da grave problemática, retardou a compra de vacinas afetando a saúde brasileira.
    (6)Em detrimento dessa questão, o isolamento da população foi anunciado como maneira de evitar a transmissão do vírus, todavia, o que no começo seriam 15 dias acabou se tornando uma quarentena (7). Em síntese, o conceito de isolar é eficaz, contudo, a sociedade não levou essa medida à sério dando continuidade às aglomerações. Uma vez que, os indivíduos não respeitem a quarentena, aglomerando por exemplo em “festinhas clandestinas”, o vírus ganha o aumento de sua expansão (8) gerando mais casos da doença. (9)
    (10)Em virtude dos fatos esclarecidos, é nítida a necessidade de agilizar, com vigor, o processo de cessar a pandemia do Covid-19. Em suma, é mister que o governo em parceria com o Ministério da Saúde, administre com mais astúcia a negociação de vacinas, a fim de que o aumento da vacinação torne cada vez mais indivíduos imunizados. Como também, cabe à ambos (11), garantir que a população respeite a quarentena, aumentando o valor de multas ressarcidas em dinheiro à aqueles que não à respeitarem. Logo, tais atitudes concretizadas influenciem na eliminação total da doença que vêm tirando tantas vidas.
    1 – Deixe claro o espaço geográfico (foi no Brasil ou no mundo todo?) (C3)
    1.1 – Você não citou a fonte. Sei que você tentou fazer sem pesquisar, mas em momentos anteriores, é interessante nas redações para treinar para você construir repertório sociocultural (aliás, como você saberá das coisas, se você não as pesquisar) (C2)
    2 – Não consegui identificar a sua tese (C2)
    3 – Adicione conectivo como “Diante disso”, e depois coloque palavras colo “É notório que” (C4)
    4 – Vacina não previne o contágio necessariamente, mas os sintomas do hospedeiro (C3)
    5 – Qual a relação entre medidas de prevenção impactar na não vacinação? (C3)
    6 – Adicione conectivo como “Ademais”, e depois coloque palavras colo “É perceptível que” (C4)
    7 – Sua mensagem não foi transmitida de maneira clara (C3)
    8 – Adicione vírgula (C1)
    9 – Em ambos os textos, senti falta de repertório sociocultural para contribuir com a sua argumentação. Como você mesma falou, você queria fazer de maneira mais fiel a prova, sem pesquisar, mas concorda que é melhor pesquisar e fazer boas redações, e levar esse conhecimento pesquisado para a prova, do que fazer umas redações medianas? (C2)
    10 – Adicione um conectivo como “Portanto” (C4)
    11 – Quem são “ambos”? (C3)
    12 – Faltou na proposta de intervenção falar do meio/modo e detalhamento (C5)

    Olá Eloisa, tudo bem? Primeiramente, desejo sucesso na sua prova de redação !!! Espero que esse seja o último ano que você esteja tentando entrar na faculdade, e passe a ser o o ano da sua aprovação! Vou ser bem sincero a você: a sua correção tem alguns itens a melhorar. Recomendo que você utilize mais conectivos no seu texto, para deixar seu texto mais coeso.
    Sugiro também que você pesquise mais sobre “repertórios coringa”. Como a prova está muito perto, não sugiro que pesquise repertórios específicos, mas aqueles mais amplos e que se encaixa em quase tudo. Na internet, você não deve ter dificuldade de achar algum. Foque em saber pelo menos uns 2-4 repertórios coringa para a prova.
    Ademais, a argumentação do seu texto está boa, somente presta atenção para não haver ambiguidades na leitura, ou para não deixar a leitura dificil (lembre-se: o corretor não gastará mais que alguns minutos corrigindo a sua prova, então a correção é meio que “mão pesada”)
    A sua proposta de intervenção também e fundamental ter os seguintes elementos: Ação, Agente, Modo/Meio, Detalhamento e Efeito. Nesse seu texto, não tem um modo/meio, nem tem também detalhamento da ação. Cada elemento desse representa 40 pontos (ou seja, você perdeu 80 pontos só porque não colocou esses elementos, sugiro que dê uma revisada sobre isso também!)
    Agora, as notas por competência:
    Competência 1: 200
    Competência 2: 120
    Competência 3: 120
    Competência 4: 160
    Competência 5: 120
    — Nota final: 720 —
    Se você tiver qualquer dúvida sobre a correção, ou quiser alguma ajuda sobre redação, pode falar comigo. Abraços!

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  3. Olá vou te dar uma dica para redação vestibular, ao contrário do ENEM, as redações de vestibulares sempre são sobre temais “atuais”, pois como não tem nenhuma base que são os textos motivacionais, ele tendem a por algo que os candidatos já estejam cientes.
    Então procure ler bastante noticias e ficar por dentro do que “ta rolando no BR”.. Abraços e boa sorte!!!!!

    C1: Domínio da escrita da língua portuguesa: 200
    Você tem um domínio muito bom da escrita, seu texto está muito bem escrito!

    C2: Compreender o tema: 200
    Você argumentou muito bem o tema proposto.

    C3: Organizar o texto: 200
    Parabéns o seu texto está muito organizado, cada tese em seu respectivo paragrafo, introdução e conclusão

    C4: Conhecimento linguístico: 160
    Procure estudar mais conectivos, e singulares para usa-los de forma correta. Uma dica, não encha seu texto de palavras “difíceis ou diferentes”, muitas vezes o que é simples é bom também.

    C5: Intervenção: 120
    Sua proposta está boa, mas deveria ter se aprofundando em como deve ser feito (modo) e através de que será feito (meio)

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  4. Competência 1-120
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-120
    Competência 5-200
    Competência 5- nela você precisa citar o órgão que tem que interver na problemática, o que ele tem que fazer e o detalhamento, que o detalhamento é o que gera mais dúvida.

    C4: Sempre que der, coloque conectivos, ao iniciar uma frase, no início de um parágrafo (exceto no início da introdução)

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  5. C1: Domínio da escrita da língua portuguesa: 200
    Você tem um domínio muito bom da escrita, seu texto está muito bem escrito!

    C2: Compreender o tema: 200
    Você argumentou muito bem o tema proposto.

    C3: Organizar o texto: 200
    Parabéns o seu texto está muito organizado, cada tese em seu respectivo paragrafo, introdução e conclusão

    C4: Conhecimento linguístico: 160
    Procure estudar mais conectivos, e singulares para usa-los de forma correta. Uma dica, não encha seu texto de palavras “difíceis ou diferentes”, muitas vezes o que é simples é bom também.

    C5: Intervenção: 120
    Sua proposta está boa, mas deveria ter se aprofundando em como deve ser feito (modo) e através de que será feito (meio)

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  6. olá, não sou nenhum especialista mas pesquiso muito sobre redações então vai uma analise amadora de minha parte.

    1; competência; 120 nessa não posso falar muito pois não tenho muita propriedade para falar então vou da uma nota padrão

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    160 você foi bem trouxe bons argumentos e salientou de maneira importante alguns fatos.

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    200 porque vc estruturou bem o texto

    .4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 também não sei muito dessa

    5. Respeito aos direitos humano
    foi muito bem nessa parabéns 200

    sua nota 800 parabéns

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