A variação linguística nada mais é do que o modo de como a língua é utilizada e a suas variações, as quais podem ser: Regional, social, estilística e outras. O fato é que o Brasil é um grande país, e por isso ele também é cheio de diferentes culturas, etnias, raças e religiões. Em resultância disso, há também maneiras distintas de falar a mesma língua. Com todos esses aspectos, é necessário analisar a forma e o preconceito que existe sobre a diversidade linguística.
Em primeiro plano é essencial destacar o surgimento e a construção da língua portuguesa. É de conhecimento geral que o Brasil foi colonizado por portugueses, porém o país recebeu influências de outras culturas, como: Indígena, africana, francesa, espanhola, holandesa e entre outras, portanto, entende-se que assim como o cidadão brasileiro a língua também mestiça, e por isso há tantas variações e nenhuma delas é melhor do que a outra.
Ademais, faz-se preciso atentar para um problema frequente em relação a esse assunto: O preconceito. Infelizmente, na sociedade atual há pessoas que se julgam melhores, simplesmente, por falarem da forma que elas acreditam ser “certa” ou “normal”, um exemplo dessa discriminação é quando um indivíduo migra da sua região para outra que possui costumes e forma de falar diferente da que ela estava acostumada, essa pessoa segundo dados de uma pesquisa de campo realizada em 2012, terá cinquenta porcento de chance de sofrer com o preconceito.
Em face ao que foi mencionado, é necessário reafirmar que o Brasil carrega um grande histórico de imigrações e também um tamanho considerado um dos maiores do mundo e por conta disso há o que se chama variação linguística. Diante dos fatos, para evitar situações de opressão por conta da forma de falar, é essencial que os Governantes criem uma lei em prol disso, para que assim, os agressores possam ser punidos.
RaianaMG
Olá, boa tarde, tudo bem?
Variação linguística e preconceito linguístico é um dos assuntos que mais me interesso sobre, a língua é mutável, volátil e não pode parar no tempo, é o povo que faz a língua existir, e como ele vai mudando ela precisa acompanhar as transformações.É de suma necessidade a existência de uma língua padrão(norma culta) mas não é por conta da existência e necessidade que as demais devem ser menosprezados.
Bom, sobre a redação:
1.Muito boa a introdução explicando como se dá essa variação;
2.Você tem um vasto conhecimento de conectivos o que tornou seu texto bastante coesivo;
3.Muito boa a alusão feita sobre a colonização do Brasil e sua influência nessa existência de diversidade pela extensão territorial.
4.Eu senti a necessidade de uma melhor separação de períodos,no primeiro desenvolvimento só tem dois períodos, acho que caberia um ponto final depois de “entre outras,” (Cuidado, isso pode tornar a leitura cansativa) e na conclusão também tem apenas dois períodos;
5.Especifique de onde foi retirado o dado;
6.Senti uma necessidade de mais detalhamento na conclusão;
7.Senti que foi um pouco informal quando estava falando sobre algumas pessoas acharem que estão “certas”, poderia utilizar algo como “Sentem-se superiores”;
8.Muito boa a ortografia.
Caso deseje aprimorar essa redação, acredito que Patativa do Assaré é um ótimo exemplo, ele era um repentista cearense que para muitos era considerado burro por conta da sua forte linguagem caracterisca da região dele, os versos dele são incríveis.
Parabéns, continue praticando♡.
viviskywlkr
Eu amei seu texto, é um tema que não costumo ver aqui no site e que é bem improvável (Convenhamos que no ENEM os assuntos da redação) sempre são improváveis. Acho que seu desenvolvimento e sua introdução foram muito bem escritas, senti falta disso na conclusão. Acho que se você tivesse se aprofundado mais nela, sua redação teria ficado bem mais completa. Devido alguns erros ortográficos, a nota que eu te dou é 750
christhian12rv
1 – Uso correto do Português = 120
2 – Compreender e Desenvolver o Tema no estilo Dissertativo-Argumentativo = 140
3 – Defender seu Ponto de Vista com argumentos = 160
4 – Demonstrar capacidade de argumentação = 100
5 – Elaborar a Proposta de Intervenção = 100
Nota Final: 620
Você apresenta muitos erros de português em vátiss partes do texto e a proposta de intervenção ficou muito vaga.
Rita De Andrade Dos Santos
Ótima redação, você separou com muita clareza as partes de introdução, desenvolvimento e conclusão. Ficou muito bem interpretado a sua redação, bem visível.
A redação foi muito bem escrita, não teve nenhum erro ortográfico , você fez essa redação muito bem detalhado , meus parabéns!!!
A minha nota para essa redação é 900.