Padronização da Aparência nas Propagandas Exibidas Pelos Meios Midiáticos

  • 0

Na Grécia Antiga era banal que a criação de esculturas e pinturas as quais representassem a figura humana seguissem sempre o padrão físico o qual era imposto como belo na época. Já na atualidade as circunstâncias não são diferentes, visto que as propagandas criadas pelos meios midiáticos sempre optam por escolher pessoas cuja a aparência se encaixe dentro da concepção de beleza criada pela sociedade e em consequência disso aqueles que não se adequam são marginalizados. Por isso, deve-se analisar tais fatores para que seja possível chegar em uma provável solução da problemática.

Mormente, é válido salientar que a exterioridade é considerada um fator de grande importância hodiernamente, chegando a ser o elemento primordial levado em consideração pelas empresas na hora de selecionarem indivíduos para suas publicidades. Assim como no filme de gênero comédia romântica “O Amor é Cego” onde o protagonista Hal só se relacionava com mulheres que possuíssem uma fisionomia que ele considerasse perfeita, deixando de lado os valores intrínsecos. Consequentemente nota-se uma padronização nas propagandas as quais aparecem na mídia, já que as empresas sempre procuram por pessoas com um semblante específico.

Outrossim, é importante ressaltar que aqueles os quais não se encaixam no conceito de belo visto pela sociedade acabam sendo marginalizados, uma vez que a grande maioria dos vínculos são estabelecidos com base na aparência, como no filme do diretor Andrew Adamson, intitulado com o nome do protagonista, “Shrek”, que tinha como personagem principal um ogro, o qual vivia sozinho e sempre era oprimido pelos moradores do reino em que vivia devido a sua exterioridade. Ou seja, é necessário que medidas sejam tomadas com o intuito de criar uma sociedade menos julgadora na qual a fisionomia não é levada como elemento de escolha.

Em síntese, o uso da aparência como critério de seleção é um dos principais agentes que causa a exclusão dos indivíduos que não se inserem nos paradigmas criados. Com o intuito de combater tal segregação, é necessário que as mídias mostrem pessoas com diferentes fisionomias nas suas publicidades por meio de testes de elenco que não levem o semblante como método de escolha. Além disso, as escolas, com a ajuda do Ministério da Educação, devem promover aulas e palestras para as crianças com o intuito de mostrar e normalizar as diferenças extrínsecas dos indivíduos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa tarde !
    Em primeiro momento, achei sua introdução correta porém vejo uma ausência de especificação dos temas que serão tratados.
    No segundo paragrafo, apresenta alguns erro de concordância e virgula, como em “salientar que a exterioridade é considerada um fator de grande importância hodiernamente,”
    Uma outra questão sendo nos argumentos, se tratando de fatos para complementar sua opinião, creio que poderia ter colocado um dado e não apenas pontos baseados em filmes.
    E na conclusão, creio que houve uma ausência de ordem sequencial dos cincos eixos que devem ser tratados neste paragrafo.

    • 0
  2. Melhore na pontuação; na escolha de palavras; no encadeamento de ideias; no uso de conectivos; no uso de dados; sua conclusão (que deve apresentar agente, modo, ação efeito e detalhamento em algum desses pontos); sua coesão e sua coerência

    fora isso, sua redação é boa
    com treino você chegará aos seus objetivos

    nota final: 560

    bons estudos!

    • 0
  3. Bom não vou pontuar , porém percebi que tanto no desenvolvimento 1 quanto no 2 você citou filmes, é bom você variar , por exemplo colocar um dado estatístico, ou outra área do conhecimento. Percebi também que a sua conclusão ficou incompleta porque necessita dos 5 elementos na conclusão: o agente, a ação ,o modo , efeito e detalhamento, achei que você deveria detalhar mais. Mas sua redação é boa, continue assim !

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.