Padrões de Beleza

  • 1

Na obra “Alegoria da Caverna de Platão”, há a descrição de situações em que pessoas se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito aos padrões de beleza na sociedade contemporânea que concretizam a cada dia. Diante do exposto, observa-se a perpetuação do problema, tanto pela influência midiática, quanto pela negligência estatal.

É relevante abordar, primeiramente, que a mídia é uma plataforma que contribui fortemente para a concretização de tal quadro. De acordo com o contexto histórico da Revolução Técnico Científica, houveram grandes avanços tecnológicos que auxiliaram no desenvolvimento de várias áreas do conhecimento, em destaque, os meios de comunicação. Sendo assim, os aprimoramentos nas redes digitais, onde há o fluxo de compartilhamento de diversos conteúdos e o contato entre as pessoas, propagam a questão da rotulação, onde as pessoas são coagidas a agir de acordo com os padrões que são intitulados como ideais para ser aceito em uma sociedade. Portanto, medidas são necessárias para atenuar a questão em debate.

Ademais, é licito postular, que o descaso do Estado também é um fator que corrobora a problemática. De acordo com a Constituição de 1988, em seu artigo 6, é dever do Estado garantir a todos os indivíduos o direito à saúde e à segurança. Entretanto, é irrefutável que o que ocorre na prática é justamente o contrário do que foi proposto, pois os indivíduos estão sendo mais expostos nesse contexto, sendo influenciados por essa nova geração. Além disso, a saúde é colocada em segundo plano e, o que se torna melhor é se vestir de acordo com a moda ou diminuir alguns quilogramas para ter o corpo perfeito e ser aceita no grupo de amigos, vivendo em uma verdadeira bolha social. Sendo assim, soluções devem ser elaboradas para resolver o impasse.

Depreende-se, portanto, que os padrões de beleza são prejudiciais à sociedade e necessitam de mais atenção. Em virtude disso, faz-se necessário que o Ministério da Saúde, exponha os diversos riscos sofridos ao se expor aos rótulos sociais, por meio do acompanhamento, além de campanhas e palestras. Ademais, é dever do Ministério da Educação-MEC, desenvolver o pensamento crítico das pessoas acerca da problemática, isso pode ser feito a partir de aulas interdisciplinares de sociologia, onde o tema será fortemente a fim de impedir que várias pessoas sejam influenciadas. Dessa forma, é indubitável que os fortes laços traçados entre os padrões de beleza possam ser rompidos e a sociedade possa ser liberta da grande bolha social, saindo da zona de conforto vivenciada assim como na obra de Platão.

Compartilhar

5 Correções

  1. No primeiro parágrafo, a autora poderia corrigir o trecho, da seguinte forma:
    “Fora da alusão, a realidade brasileira caracteriza-se com a mesma problemática no que diz respeito aos padrões de beleza na sociedade contemporânea que se concretizam a cada dia.”
    Ainda, no parágrafo de conclusão, pode-se adicionar:
    “Ademais, é dever do Ministério da Educação-MEC, que desenvolva o pensamento crítico das pessoas acerca da problemática, …”
    Em suma, a redação ficou bem expositiva, a autora conseguiu trazer uma boa reflexão sobre o tema, e ainda mostrar fatos e interferências possíveis. Parabéns.

    • 0
  2. Ótima marcação da problemática, introdução muito completa. No desenvolvimento você conseguiu trazer bons argumentos e discorrer de forma leve, mas cuidado com a elasticidade. Contudo cuidado com erros gramáticais, como por exemplo a flexão do verbo haver (De acordo com o contexto histórico da Revolução Técnico Científica, houveram grandes avanços). Boa conclusão, porém cuidado para evitar novas informações e se prolongar demais, tornando-a maior que dos paragráfos de desenvolvimento.

    • 0
  3. Bom dia! Primeiramente, a sua tese ficou muito boa!! Mas cuidado com frases muito compridas “fora da alusão, a realidade brasileira…”, a alusão ao filósofo Platão mostra que você possui conhecimento. As frases estão coesas, você possui domínio da norma culta, parágrafo bem argumentado.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento você argumentou muito bem, citou a Revolução Tec Científica, entretanto, poderia ter feito mais alguma alusão.
    No segundo parágrafo de desenvolvimento você argumentou bem, citando a Constituição de 88, e o artigo relacionado à saúde.
    Na conclusão você argumentou muito bem também, as propostas são viáveis e boas. Gostei muito do fechamento, pois você fez novamente a alusão à Platão. Parabéns!

    • 0
  4. Gostei da sua redação, parabéns
    Na parte da argumentação foi muito bem, colocando dados estatísticos, detalhando bem o tema proposto
    A Conclusão também ficou ótima, citando quem pode resolver os problemas relacionados aos padrões de beleza
    Também evitou repetir bastante as palavras, pois trata-se de um texto longo
    C1 – 180
    C2 – 160
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 180
    TOTAL – 880 Pontos

    • 0
  5. Introdução:
    Excelente introdução, conseguir ver visivelmente a sua tese a qual um bom assunto para o seu desenvolvimento. Parabéns!
    Desenvolvimento:
    1º Parágrafo:
    Neste parágrafo achei muito vago, ficou faltando os dados estatísticos ou citações para enriquecer o seu ponto de vista.
    2º Parágrafo:
    Excelente parágrafo, você conseguiu detalhar o seu desenvolvimento citando a Constituição Brasileira, quanto o direito à saúde e à segurança.
    Conclusão:
    Gostei de sua conclusão, fez um fechamento excelente e conseguiu fazer uma boa intervenção.
    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 180 ====== NOTA: 860 PONTOS

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.