Nos primórdios da Idade Média, os trotes eram utilizados como forma de confraternização e pacificação entre as pessoas. Entretanto, no Brasil, há uma discrepância da ideia suscitada, sobretudo no âmbito no universitário, em virtude do caráter violento e constrangedor decorrente do número de ocorrências em hospitais e do sistema educacional vigente, o que prejudica o bem-estar social.
De maneira inicial, nota-se um aumento exacerbado de casos em universidades onde os estudantes denunciam ações promovidas por centros acadêmicos que resultam na ridicularização e comprometimento da saúde dos participantes. Atrelado a isso, tal afirmação pode ser sustentada a partir da reportagem realizada pelo jornal “Bom dia Ceará”, em que alunos foram hospitalizados por ingerirem substâncias tóxicas, corroborando, desta maneira, para confirmar a divergência da ideologia propagada no século XV.
Além disso, segundo Paulo Freire, em sua obra “Pedagogia do Oprimido”, a educação deve ser transformadora no sentido de modificar a realidade da qual fazemos parte; e libertadora no que se refere a capacidade de refletir sobre o mundo. Com base no exposto, se os ambientes acadêmicos não priorizam o bem-estar dos discentes, mas sim reforçam atitudes que os constrangem, esse pensamento do patrono da educação não pode ser alcançado.
Assim, depreende-se a necessidade do Ministério da Educação, por meio do poder legislativo, desenvolver um projeto de lei que proíba qualquer trote universitário de teor agressivo que ridicularize e cause danos a integridades dos sujeitos. Ademais, em alguns anos haveria mitigação do problema, preservando a real finalidade pensada no período antigo.
Gabs1003
Sua introdução está bem elaborada.
Nos parágrafos de desenvolvimento você trouxe bom repertórios, mas não argumentou bem, faltou expor mais seu ponto de vista.
E na sua proposta de intervenção você detalhou, mostrou o agente, disse o que ele deve fazer, o meio, mas você não disse a finalidade.
Ingrid Moraes
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas.
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. Elabora muito bem proposta de intervenção.