Os riscos do uso do celular ao volante na sociedade brasileira.

  • 0

Sendo necessária aos seres humanos, a comunicação impulsionou o desenvolvimento da fala, escrita e meios tecnológicos como o rádio e o celular. No entanto, tal necessidade do celular no trânsito mostra-se um risco à vida dos brasileiros. Nesse sentido, cabe destacar não apenas os prejuízos financeiros mas também os físico-psicológicos dessa problemática.

A princípio, vale destacar as perdas materiais advindas dessa imprudência no trânsito. Na saga “Velozes e Furiosos” são retratadas as aventuras de um grupo de amigos com envolvimento em corridas de carros e rivalidade de gangues, o que causa um desejo de adrenalina aos telespectadores. Contudo,diferente do retratado nos filmes, as imprudências dos brasileiros como uso do celular ao volante ocasiona perdas financeiras dificilmente reparáveis. Desse modo, faz-se necessário a busca pela conscientização da população quanto a esse delito.

Outrossim, uso de telemóveis no trânsito põe em risco a integridade psicofísica do infrator e demais envolvidos. Segundo a Abramet (Associação Brasileira de Medicina no Trânsito), uso de celulares é responsável por até 54 mil óbitos anuais no trânsito. Nesse viés, cabe ainda destacar o desenvolvimento de traumas, ansiedade e estresse após o ocorrido, o que caracteriza a ineficiência do cumprimento da Constituição Federal na garantia à segurança,saúde e vida. Dessa maneira, urge a tomada de medidas que combatam tal problemática.

Infere-se, portanto, a clareza -mas descaso da população- quanto aos riscos do celular no trânsito à sociedade brasileira. Logo, a Polícia Rodoviária Federal, aliada ao Ministério da Educação e as secretarias de segurança do Estado, deve promover a conscientização da população quanto a essa infração. Tal ação deve ocorrer mediante maior fiscalização nas rodoviárias, bem como -além da aplicação de multas- sendo exigida a presença do infrator em oficinas -mediadas por profissionais da guarda de trânsito- de debate e orientação para o uso de meios tecnológicos no volante. Assim, será possível o aproveitamento pleno dos meios de comunicação sem colocar em risco a vida do cidadão no trânsito.

Compartilhar

2 Correções

  1. Gostei bastante da sua redação, está bem coerente e tem uma escrita com amplo vocabulário… Apenas alguns problemas na introdução e alguns desvios sem sentido no meio da redação… Mas nada muito grave.
    Como já disse a redação está coerente e da para entender muito bem qual é o seu ponto de vista… Acredito que em uma situação real sua redação levaria a nota de 560 à 700 pontos em um cenário com nota máxima de 1000.

    • 0
  2. No geral seu tecto está muito bom,mas percebi alguns pontos que podem deixar ele melhor.
    Vc poderia deixar um pouco mais claro sua tese na introdução,nos desenvolvimentos deixe mais evidente seus argumentos,defenda eles mais firmemente.Sua proposta de intervenção está ótima,bem detalhada com agente,ação,meio,finalidade…está muito boa.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.