Os riscos da exposição nas redes sociais

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Na série norte-americana “Você” o gerente de uma livraria, Joe Goldberg conhece uma garota e se apaixona à primeira vista. Ao descobrir seu nome, pesquisa nas redes sociais, a fim de encontrar tudo sobre ela. Logo, todas as suas redes digitais são públicas assim como todos os seus dados são disponíveis para qualquer um. Nesse sentido, Joe passa a observar compulsivamente a vida da jovem, não só pela internet mas, perseguindo-a para todo lugar que estivesse. Fora do mundo fictício, a exposição na web é uma realidade vivida no Brasil, onde as pessoas se arriscam a compartilhar a modo público, todas as suas informações, sem perceber, expõe -se à golpes e cyberbullying.
Podemos mencionar, por exemplo, segundo o relatório do Norton Cyber Security, o Brasil é o segundo com maior número de casos de cybercrimes no mundo: mais de 62 milhões de pessoas caíram em golpes. Sendo assim, compartilhar dados a um site incomum ou a um desconhecido que não conheça,pode gerar prejuízos para a vida de um indivíduo,pois, golpistas usam dados de milhares de pessoas para benefício próprio.
Além disso, outro fator causado pela exposição às redes, é o cyberbullying. A atriz Carolina Dieckmann foi a mira de assediadores virtuais, que após hackearem seu computador e roubarem suas fotos íntimas, publicaram na internet. Consequentemente, a própria alegou ter sofrido ameaças bem como chantagem via redes sociais. Desse modo, é possível notar que esse problema gera riscos de vida, ocasionando constrangimentos e intimidações à vítima. Desse maneira, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, retirando do oprimido qualquer possibilidade de escapar de ataques, que acontecem constantemente por meio, principalmente, das redes digitais. Assim como para perseguir seu alvo como na série “Você”.
Em vista disso, medidas estratégicas são imprescindíveis para alterar esse cenário. Como solução, é preciso que a prefeitura de cada região, em parceria com as escolas, promovam um espaço para rodas de conversa e debates sobre os perigos e consequências das exposições nas redes sociais no âmbito social. Tais eventos podem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de especialistas no assunto. Outrossim, tais eventos não devem se limitar aos alunos, mas ser abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam as questões relativas a exposição deliberada e se tornem cidadãos mais atuantes na busca de resoluções.

Pfv dê nota de acordo com as competências do ENEM!!!

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3 Correções

  1. Nota 1:-160- Não dominou corretamente a Língua Portuguesa.
    Nota 2:-200-Conseguiu elaborar um bom texto, desenvolvendo um bom conteúdo dentro do que se pede.
    Nota 3:-180-Selecionou os fatos, organizando-os, e os interpretou mas não apresentou um ponto de vista pessoal.
    Nota 4:-200-Demonstrou corretamente seu conhecimento linguístico na elaboração de sua argumentação.
    Nota 5:-150-Respeitou os direitos humanos.Elaborou uma proposta, mas não corresponde com a realidade.

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  2. Nota 1- 200 pontos você introduz muito bem, a proposta de abertura relacionada ao tema
    Nota 2- 200 Desenvolve bem o tema proposto, mostrando domínio sobre ele
    Nota 3- 180 organiza bem as ideias, opiniões deixando sólida a autoria
    Nota 4 – 200 utiliza bem os recursos coesivos, articula bem os recursos de coesão
    Nota 5- 180 articula de forma clara , está relacionada à tese sustentada para a argumentação

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  3. Nota 01 – 200 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

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