Na animação infantil “Os Jetsons”, estreada em 1962, é retratada uma utopia onde a tecnologia é tão avançada que vídeo-chamadas e robôs são elementos usuais em nosso cotidiano. Inegavelmente, a tecnologia favorece a Globalização, tornando a comunicação rápida, facilitando o conhecimento e descomplicando tarefas. Porém, sob outra perspectiva, as consequências negativas desse uso podem ser desastrosas para o meio ambiente e para a sociedade.
Primordialmente, o impacto ambiental é um fator importante ao falar-se de reflexos da revolução digital uma vez que a tecnologia é uma das áreas que mais utiliza energia e recursos naturais. Essa energia, em sua maioria, vem de de combustíveis fósseis, causando poluição em grande escala, destruição da camada de ozônio e aumento do aquecimento global.
Ademais, é importante mencionar o agravamento da desigualdade social. Em um país ábsono como o Brasil, mais de 53% da população rural não tem acesso à internet, consequência da Revolução Industrial. Desse modo, esta camada social acaba vendo-se prejudicada, e uma evidência dessa asserção é o Ensino à Distância; diversos alunos ficaram sem aulas durante meses na pandemia do Coronavírus devido à falta de internet ou dispositivos eletrônicos.
Em síntese, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento investir em fontes de energia limpa (eólica, solar, geotérmica) com a finalidade de diminuir a destruição do planeta. Além disso, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação deve democratizar a educação digital e popularizar a tecnologia também nos bairros mais pobres do país.
letícia_
• INTRODUÇÃO
‘… Entretanto e sob outra expectativa’ não há necessidade da colocação de dois conectivos.
– outro ponto, você começa com pontos positivos – facilita conhecimento, comunicação rápida etc. E na tese você problematiza o tema e na mesma frase apresenta duas problemáticas, peraí!!
Primeiro você faz uma coisa de cada vez, certo?
A tese não pode vir com uma crítica, a crítica tem que vir antes da tese, ok? Depois de ter feito a crítica ao tema, aí sim, em outra frase, você apresenta os problemas dessa sua crítica que fez logo acima, beleza?
• DESENVOLVIMENTO 1
– Ausência de conectivos nos intraparágrafos, ex: bem como, inclusive, não só mas também…
* Argumentação:
– não apresenta fatos inquestionáveis: bem como fatos, dados estatísticos, alusões etc
– não apresenta sua opinião, ou seja seu ponto de vista.
– argumento: sustentação da tese: bastante vaga/limitada e previsível
No D2 o mesmo problema, apesar de ter um dado estatístico não está contextualizado, além de estar bem vago.
• CONCLUSÃO
– fez duas conclusões, porém as duas estão bem desorganizadas
– fez uma conclusão limitada ao senso comum.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Usou repertório cultural, aproveitou bem os conectivos e enriqueceu o texto com o dado estatístico. Porém, a argumentação ficou vaga, faltou algumas vírgulas e usou muito gerúndio: tornando, facilitando, descomplicando; todos eles na introdução e isso não é bom.
Especifique melhor os 5 elementos na proposta de intervenção: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade.
AlunaJaahFagundes
Sua introdução foi muito boa, com repertório cultural, e com dois argumentos para serem desenvolvidos, houve alguns erros de acentuação.
D1: Não vi uma argumentação consistente, achei muito vago.
D2: Achei muito vago também, embora use palavras robustas, não argumenta.
Gostei da conclusão, achou uma boa solução para os problemas, teve uso de agentes interventores corretamente. Minha nota pra a redação seria 640.