OS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO BRASILEIRO SÃO A SOLUÇÃO PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA?

  • 3

Tomando como base o Artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, toda pessoa tem direito à saúde, bem-estar e segurança. No entanto, essa visão, embora correta, não é efetivada no hodierno cenário global, sobretudo no Brasil, uma vez que a pobreza se tornou uma das principais questões para todo e qualquer governo. Nessa perspectiva, ao analisarmos o problema, vemos que as vertentes e causas desses males são inúmeras e complexas, ora pela desigualdade social, ora por fatores políticos.

Primordialmente, é imperioso destacar que a desigualdade social afeta grande parte da população brasileira, isso porque, as regiões mais afetadas pelos problemas sociais são o Norte e o Nordeste. Sobretudo, em 2017, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontaram que cerca de 50 milhões de brasileiros vivem na linha de pobreza, além que o maior índice de mendicidade é registrado na região Nordeste, afetando em torno de 43,5% da população. Portanto, vale-se o questionamento, programas sociais são a solução para a erradicação da pobreza? Sem dúvida, programas como Bolsa Família e Minha casa, minha vida, criadas pelo governo, fizeram um grande diferencial, mas, infelizmente, ainda são extremamente falhas.

Ademais, segundo Jorge Amado, escrito brasileiro, “O capitalismo conserva-se o mesmo sistema frágil e injusto, produtor de guerras, de miséria, baseado no lucro, na ânsia do dinheiro. São razões muito miseráveis”. Diante disso, a ação do Estado em toda sua diversidade e complexidade tem influência e consequências nos elementos que compõem o processo de desenvolvimento no país. Por outro lado, os programas sociais são iniciativas destinadas a melhorar as condições de vida da população, porém há entraves que fazem com que a taxa de pobreza não diminua, por exemplo, o desemprego, a carência de saneamento básico, o aumento de pessoas sem abrigos, a desigualdade social, e por fim, a falta de uma educação de qualidade e igualitária.

Mediante o exposto, nota-se que a desigualdade social ainda é um problema no Brasil, no entanto esse quadro deve ser mudado. Portanto, cabe ao Governo, melhorar a empregabilidade, como medida paliativa, para que todos possam ter um bom emprego, fazendo assim com que a economia do país progrida. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social, assegurar políticas de inclusão social, investindo na educação pública, com mais cursos profissionalizantes, para que pessoas de comunidades carentes tenham mais liberdade de escolhas, além de aprimorar os programas assistenciais, para que, de fato, façam a diferença na vida dos cidadãos cuja renda não supre as necessidades básicas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Excelente redação, um ótimo texto dissertativo- argumentativo, sua introdução saiu impecável, fazendo com que a situação fosse realmente problematizada.
    Houveram dois erros básicos que talvez passaram despercebidos por você, no 1° parágrafo “além do que ou de que”, e no final, quando colocamos muitas vírgulas, por necessidade do texto, acabamos por trocar o gênero da palavra em seguida, no caso “falhas”, que se refere aos programas (masculino),que devia ser “falhos”.
    Argumentou bem no 3° parágrafo e fez uma excelente proposta de intervenção.
    Boa sorte, continue assim :)

    • 2
  2. Sua redação ficou muito boa, você argumenta muito bem e mostra ter domínio da escrita, além de conseguir alinhar muito bem seu pensamento no papel. No entanto, quero fazer apenas algumas observações que caso fosse na hora da prova, poderiam te impedir de receber o tão sonhado 1.000.
    2º Parágrafo- “(…) além que o maior índice de mendicidade é registrado na região Nordeste (…).” Eu trocaria esse sentença por “possuindo/tendo o maior índice de mendicidade registrado na região Nordeste .”
    “(…) extremamente falhas.” falhas deve ser trocado por falhos, porque faz referência aos programas, que é um substantivo masculino. o programa/ os programas.
    3º “(…) escritoR brasileiro (…).”
    “Ademais, segundo Jorge Amado, escrito brasileiro, “O capitalismo conserva-se o mesmo sistema frágil e injusto, produtor de guerras, de miséria, baseado no lucro, na ânsia do dinheiro. São razões muito miseráveis”. Diante disso, a ação do Estado em toda sua diversidade e complexidade tem influência e consequências nos elementos que compõem o processo de desenvolvimento no país.”. Essa parte ficou confusa, parece que você “jogou” a citação e depois tentou liga-la ao que você queria dizer, mas não ficou muito bem encaixado, seria melhor refazer.
    “(…) de vida da população, porém( , )há entraves (…)”
    4º parágrafo -” Portanto, cabe ao Governo (…).” esse “portanto” pode ser retirado, começando a frase com “Cabe ao governo…”
    Competência 1- 160
    competência 2- 160
    competência 3- 120
    competência 4- 160
    competência 4- 200
    Nota- 800

    • 1
  3. Sua Redação apresenta uma boa Estruturação, Bons Argumentos, Desenvolvimento Exemplar, Ótima Organização , Excelente proposta de Intervenção, continue assim só foque em seus pontos fracos que assim você tem tudo pra ir bem no ENEM, Continue se preparando, estudando você tem tudo pra conseguir ir bem na redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.