Oi, pessoal! se possível, corrijam dando nota às competências do modelo do Enem. e a redação parece grande, mas coube nas 30 linhas da minha folha de papel :)
Conforme defendido pelo Artigo 182 da Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, é assegurado a todo e qualquer cidadão do Brasil a acessibilidade e o direito de ir e vir com segurança. Sob esta ótica, compreende-se a mobilidade urbana como um direito inquestionável de todos. Contudo, em virtude de entraves como as deficiências no sistema de transporte público ofertado e a falta de uma consciência coletiva e ambiental por parte da população, tal postulado não é corretamente respeitado e seguido.
Precipuamente, é incontrovertível atentar aos problemas no sistema de transporte disponibilizado pelo Governo. Washington Luís, ex-presidente do Brasil, ao defender que “governar é abrir estradas”, instalou na sociedade brasileira uma forte herança de política rodoviária, que seria propagada futuramente por Juscelino Kubistchek em seu plano desenvolvimentista. À vista disso, e entendendo-se que a demanda por transporte urbano tem crescido em progressão acelerada, é possível apontar inúmeras deturpações no sistema hodiernamente ofertado: a frota de coletivos é insuficiente, os tributos cobrados são excessivamente altos e as vias urbanas encontram-se em deploráveis condições; tais fatores acarretam uma pluralidade de problemas, como por exemplo os constantes congestionamentos nas grandes cidades. Assim, é notória a atuação deturpada do Estado nesse eixo.
Em paralelo, discute-se sobre o papel do cidadão na pauta em questão. Dados divulgados pelo Observatório das Metrópoles expõem que a frota de veículos individuais nas capitais – automóveis e motocicletas – aumentou quase em dez milhões nos últimos dez anos. Por conseguinte, a expansão da quantidade desses artefatos, além de contribuir com o aumento da poluição por liberar gases tóxicos, propiciou a ampliação dos incessantes e cansativos engarrafamentos e o aumento do tempo médio da mobilidade diária. Sob este viés, denuncia-se que os complexos de transporte coletivos são indispensáveis e devem ser preservados.
Portanto, urge que os imbróglios presentes na questão da mobilidade urbana no Brasil sejam mitigados. É imperioso que as prefeituras municipais, sob a atuação das Secretarias de Infraestrutura e Urbanização de cada cidade e em parceria com o Governo Federal, invistam no sistema de transporte público já ofertado por meio da ampliação da frota de coletivos e preservação destes, a fim de difundir tal meio de transporte e torná-lo desejável pelo contingente demográfico. Dessa maneira, a utilização desse meio propiciará a diminuição dos veículos individuais e a manutenção da harmonia entre os cidadãos que vão e vem todos os dias. Por fim, o fator postulado pela Constituição será devidamente posto em prática.
RodrigoMartins10
Olá, Izadora! Gostaria de dar as notas por cada competência, na medida em q tbm farei críticas ao seu texto.
C1. Norma culta da língua portuguesa – 160. Vc n chegou à nota máx por ter cometido pequenos erros( como no uso da vírgula em “Contudo, em virtude de entraves como as deficiências…” – faltou a vírgula entre “entraves” e “como”, 1 parágrafo; como tbm na falta de acento em “vem”, pois seu sujeito, cidadãos, está no plural, 4 parágrafo. Avistei mais outros erros, por isso os 160.
C2. Abordagem ou gênero dissertativo argumentativo – 200. Fez uma ótima abordagem, como tbm concluiu bem o gênero de texto pedido, dissertativo argumentativo.
C3. Coerência – 160. Selecionou e organizou bem as ideias, contudo, vc pecou em selecionar ideias, no 2 parágrafo e 1 desenvolvimento, q n tiveram propostas de intervenção, como a questão dos altos tributos pelo transporte coletivo e tbm as más estradas. Logo, ao dizer, na conclusão, q haverá uma “harmonia” entre os cidadãos, fica um pouco incoerente por n interferir nós problemas supracitados.
C4. Coesão – 200. Apresentou bons conectivos, bem como poucas repetições.
C5. Proposta de Intervenção – 180. Apresenta o “agente, o quê, o modo e o para quê” da proposta, e fez um bom detalhamento. Entretanto, como eu já disse na C3. Seu maior erro foi n “solucionar” os problemas levantados. Com isso, vc n tirou a nota máx nessa competência.
Final: 900. Entt! Nn sou corretor PRO, logo, vc n deve levar tão a sério essa nota rs. Mas lhe garanto q tentei corrigir c td conhecimento q possuo de redação desde o ano passado.
Por fim, corrija seus erros e treine bastante, q vc alcançará seus objetivos! ;)
Lívia,Pelizzari,Côco
Oii, vamos lá, não sou profissional, porém sou vestibulanda.
Em primeiro lugar, seu texto está muito bom!! Você não fugiu do tema, a ortografia está quase que perfeita, parágrafos com um ótimo tamanho, ideias e argumentos alinhados e bem desenvolvidos, Texto coeso e coerente.
Bom, você teve alguns errinhos da vírgula, isso pode te tirar do empate e garantir sua vaga numa federal, muita atenção.
Acho que, para que seus argumentos ficassem ainda mais consistentes, você poderia fazer o uso de dados.
Muito bem, continue assim!!!
Nota: 880.
Fersevero
Oii !! sua redação está muito boa. Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder, vou analisar algumas coisinhas segundo as competências do enem. Qualquer equívoco meu, é só me chamar nas mensagens.
Competência 1: nota 160, nessa competência é tolerável até 2 desvios-de gramática, escolha vocabular- e 1 sintático. A princípio, não encontrei nada sintático, mas percebi alguns desvios, vou tentar explicar o porquê de eu ter considerado um problema.
-Falta de vírgula(cada uma equivale a 1 desvio) nas seguintes frases :
*” em virtude de entraves(vírgula) como as deficiências no sistema de transporte público ofertado e a falta de uma consciência coletiva e ambiental por parte da população, tal postulado não é corretamente respeitado e seguido” porque você está dando exemplos, assim, acho que deveria ficar entre vírgulas, para respeitar a sequência da oração “Em virtude de entraves tal postulado não é corretamente respeitado e seguido”.
*”como(vírgula) por exemplo(vírgula) os constantes”, pois esse nexo tem que vir entre vírgulas, além disso a estrutura “como, por exemplo,” é um pleonasmo, porque “como” já está explicitando e o outro, também – porém, isso eu não é avaliado aqui, só coloquei para aproveitar o momento-.
-Concordância
*”transporte” tem que ir para o plural na parte “transportes coletivos”
OBS: na frase “À vista disso, e entendendo-se que a demanda por transporte urbano tem crescido em progressão acelerada” a partícula “se” não parece ser necessária.
Competência 2: nota 200, uma vez que ela avalia o respeito ao tipo textual dissertativo-argumentativo, se houve alguma cópia dos textos motivadores, se todas as partes do tema foi abordado e se o repertório sociocultural foi legitimado, pertinente e produtivo. Você abordou muito bem a tipologia textual, acredito que tudo exigido pelo tema foi bem abordado e para analisar o repertório avaliei o do 3 parágrafo:
– É legitimado? sim, apresenta uma estatística
– É pertinente? sim, fala exatamente sobre o tema abordado, problema sobre a mobilidade urbana
– É produtivo? sim, ele serviu muito bem para ilustrar o argumento central desse desenvolvimento.
Competência 3: nota 200, pois essa competência trata sobre a progressão textual e o projeto de texto. Acredito que seu projeto de texto está bem visível, tudo bem planejado e o desenvolvimento das tuas ideais dão fluidez a leitura. Uma ideia que eu gostaria de te dar é você colocar algum tópico frasal, assim que começa os parágrafos de desenvolvimento, eu sei que isso não é uma regra, nem nada, todavia, facilita para o leitor entender logo de início o posicionamento que tu vai defender.
Competência 4: Nota 200, ela analisa os mecanismos coesivos, notando o uso dos pronomes, sinônimos, nexos coesivos entre outros. Acredito que você se saiu muito bem nessa competência, porque não notei nenhum erro de escolha, nem nenhuma repetição que atrapalhasse a leitura. Ademais, os nexos coesivos interparágrafos e intra são muito bons.
Competência 5: nota 160, porque não encontrei o detalhamento da sua proposta, eu percebi que você detalhou o agente, porém acho interessante que detalhasse como eles iriam investir, para não correr riscos, investiriam em reformas, por exemplo.
Por fim, sua redação está muito boa, acredito que você tem um enorme potencial, parabéns!!!
ana_lauraa
Muito boa sua redação eu de fato tive um leitura agradável, ainda sou iniciante não posso te dar maiores detalhes se está seguindo todas as regras impostas por um exame como o enem, mas na minha opinião pessoal o tema foi bem desenvolvido, argumentos verídicos e bem explicativos, conclusão exata e objetiva, conseguirá sem dúvidas alcançar uma boa nota.
Samara@$
Oii, beleza ? você escreveu super bem e sabe organizar corretamente a redação dissertativa/argumentativa que a banca espera. Achei que para melhorar ela, você pode focar na argumentação. A conclusão está boa e obedece os 5 elementos proposta na competencia 5. É isso aí, continue treinando e boa sorte.
Acho que seu texto vale 860