Iniciante

Os problemas gerados por surtos e epidemias no Brasil

  • 2

No Brasil há inúmeros episódios que retratam a carência da saúde pública, principalmente no contexto de surtos e epidemias. Durante o período Colonial e Imperial quase nada foi feito para garantir esse direito. Porém, com a implantação da República esse cenário começou a mudar. Apesar de alterações significativas no Sistema de Saúde Pública brasileiro e o aumento do combate a doenças da época, a população ainda vivia em condições insalubres. Atualmente, o país enfreta sérios problemas causados por doenças endêmicas e epidêmicas, tais desafios são frutos do pouco investimento, e instigam a população a desacreditar na força de seu atual Governo.

A dengue é uma doença que leva centenas de pessoas a óbito todos os anos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que até o início de dezembro de 2019, já haviam sido confirmados 754 mortes pela doença. Tal informação deixa evidente que os hospitais e postos de saúde receptores de pessoas portadoras de dengue não tem a estrutura necessária, tampouco disponibilizam remédios destinados ao tratamento. Logo, isso ocasiona em inúmeras mortes. Além da dengue, isso se repete em casos de outras doenças, levando assim, a morte a ser um dos principais problemas resultantes de epidemias no Brasil.

Em outro viés, como resultado do alastramento de certas doenças, o Governo chega a tomar medidas preventivas de isolamento social. Assim, por ordem maior estabelecimentos públicos e privados são fechados. Nesse contexto, surgem aqueles que dependem tão somente do emprego para mantimento pessoal e agora estão sem ele. Contudo, com a nova pandemia do COVID 19, 2020, o Governo Federal decidiu enviar auxílios emergencias à população carente e cadastrada do CADUNICO. São ações que levam os cidadãos a terem esperança num momento tão difícil, e acreditarem mais na gestão de quem eles mesmos colocaram no poder.

Mediante o exposto, vê-se nitidamente problemas gerados por de surtos e epidemais no Brasil. Desta maneira, destaca-se a problemática da quantidade de mortes devido uma doença- a exemplo do Corona vírus- e também desafios resultantes do isolamento social. Com isso, faz-se necessário que o Ministério da Saúde envie fiscais aos postos e hospitais para que haja o controle de equipamentos e medicamentos e falência dos mesmos para garantir o devido atendimento. Ademais, é indiscutível a carência de comunidades pobres em tempos de isolamento. Logo, é importante autoridades municipais como vereadores estarem cuidando dos seus, disponibilizando cestas básicas aos desempregados e assegurando que tenham mantimentos em suas casas.

(deixem a nota, por favor!!! de acordo com o enem.)

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa tarde Silvia! 810 PONTOS
    Não sou um expert na área de correção de redacão, mas, espero que que minhas observações sejam úteis. Lendo sua redação pude perceber que você é uma pessoa bem informada em determinados assuntos e isso é bom, procure sempre ler sobre diversas temáticas, suas redações cada vez mais tendem a melhorar e enriquecer.
    Sua introdução de maneira geral ficou muito boa, mas, tente escreve-la de forma mais direta. Na minha opinião essa parte poderia já fazer parte do desenvolvimento:
    “No Brasil há inúmeros episódios que retratam a carência da saúde pública, principalmente no contexto de surtos e epidemias. Durante o período Colonial e Imperial quase nada foi feito para garantir esse direito. Porém, com a implantação da República esse cenário começou a mudar.”
    O primeiro parágrafo do desenvolvimento também ficou execelente, só tenho a fazer uma observação logo no início:
    “A dengue é uma doença que leva centenas de pessoas a óbito todos os anos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que até o início de dezembro de 2019, já haviam sido confirmados 754 mortes pela doença.”
    Essa parte você poderia torná-la em uma única frase. Poderia ser feita assim:
    (A dengue é uma doença que leva centenas de pessoas a óbito todos os anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde até o início de dezembro de 2019, já haviam sido confirmados 754 mortes pela doença.)
    A segunda parte do desenvolvimento também ficou boa, só tome cuidado com expressões como: portanto, assim, contudo. Pode ser impressão minha, mas, palavras como essas dão ideia de que você quer concluir um raciocínio e as demais coisas escritas não são essenciais.
    Sua proposta de intervenção ficou ótima, novamente seja mais direta, tome cuidados com a pontuação de palavras, tome cuidado com o uso da vírgula e do ponto final.
    DICA: procure ler sobre o conceito de Tópico frasal.
    Atendendo seu pedido, se eu fosse o corretor da sua redação você conseguiria aproximadamente 810 pontos. Não foi ruim, mas, você pode ser melhor.
    Espero que possa ter ajudado ;)
    Abraços, bons estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.