OS PROBLEMAS ECONÕMICOS NA LOGÍSTICA BRASILEIRA

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Como diz o ditado popular “tempo é dinheiro’ e não é diferente no mundo dos negócios onde há a logística para auxiliar no transporte da mercadoria até o consumidor. Porém, há ocasiões onde a iniciativa privada não possui autonomia, como exemplo no meio de transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo ou dutoviário, sendo o rodoviário o mais utilizado no Brasil, tal fato é responsável por gerar inúmeros problemas na logística e consequentemente na economia do Estado. Assim é conveniente citar a falta de empreendimento por parte do governo brasileiro o principal responsável por tais problemas

Primeiramente, o Estado possui a obrigaçâo de criar iniciativas que melhorem a qualidade econômica do seu país, já que é nele que o povo deposita sua confiança. É de conhecimento popular o grande número de rodovias no Brasil, mas poucos sabem os prejuízos da monopolização desse meio, a alta dependência do setor econômico por combustíveis é um desses problemas, além do aumento da emissão de gás carbônico e o alto custo da manutenção das estradas, isso quando há manutenção. Um país extenso como o nosso deveria ter vias ferroviárias mais desenvolvidas como é o caso da Rússia, Estados Unidos, Japão e China que são países impecáveis quando se trata de logística.

Secundariamente é sábio avaliar o teor histórico por detrás da monopolização das rodovias no Brasil, já que é olhando para o passado e seus erros que podemos planejar e executar medidas para um futuro promissor. No século XIX quando o Brasil era governado por Dom Pedro II, houve um grande desenvolvimento em linhas de trem o que decorreu até o fim do seu reinado em 1889 com o golpe da República e perdurou até 1960, após isso o seu desenvolvimento começou a estagnar e regredir. Hoje há somente 30.000 Km de linhas de ferro que são insignificantes comparadas aos 1.720.700 km de rodovias. Essa grande quilometragem do setor rodoviário nos deixa refém, como exemplo na parada dos caminhoneiros alguns anos atrás que paralisou a economia e causou danos a população por isso é preciso repensar esse tipo de transporte.

Assim, após analisar o que foi aludido, é preciso quanto antes resolver tal problema, por isso é preciso que o Governo federal, junto ao Ministério da Infraestrutura, crie políticas que possam restituir o meio ferroviário no Brasil, como a criação de linhas de trem estatais ou investimento na iniciativa privada, para que assim possamos nos libertar da condição de reféns que nos encontramos para com o setor rodoviário e com isso darmos um passo a frente do tal progresso escrito em nossa bandeira.

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1 Correção

  1. Colocarei minha opinião nada profissional baseada em minha percepção.

    A ideia do texto esta bem elaborada, e conseguimos entender aonde você que chegar.
    Tomaria mas cuidado com a repetição de palavras no final do terceiro e no começo do quarto paragrafo foi usada a frase ”é preciso”. Sua forma de escrever nesse mesmo paragrafo para mim ficou um pouco agressiva ” do tal progresso escrito em nossa bandeira” colocaria de uma forma mais leve principalmente por ser o final do texto.
    Em alguns momentos no texto você usou da palavra “Tal” particularmente não usaria, colocaria palavras que realmente ficassem esclarecedoras já a palavra tal fica subtendida do que esta sendo falado.
    No final do terceiro paragrafo não achei necessário colocar ”por isso é preciso repensar esse tipo de transporte.” já que em seguida você viria com a solução, ou talvez colocasse de outra forma inserida na conclusão.

    De qualquer forma acredito que tiraria uma nota boa, mas tem a melhorar.
    é isso, espero ter ajudado, ainda estou aprendendo também

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