Os problemas do Sistema Carcerário no Brasil

  • 1

Em teoria, o objetivo do sistema penitenciário no Brasil seria ressocializar, educar e punir corretamente o infrator a fim de que este se encontrasse apto para retornar à sociedade no final de seu período de pena. Entretanto, a realidade observada é totalmente contrária a este propósito original.

As prisões no Brasil são absurdamente ineficientes, o índice de reincidência é superior a 60%, visto que durante a passagem pela prisão, o detento é aliciado por grupos criminosos organizados, sofrendo toda sorte de brutalidade. Um outro fator bastante discutido é a superlotação. A concentração de muitas pessoas em celas pequenas acarreta em mais problemas como a falta de higiene e a pouca ventilação, contribuindo para o espalhamento de doenças. Combinando o fator da superlotação com a má remuneração dos poucos agentes penitenciários trabalhando nas prisões, temos mais problemas como fugas e rebeliões, visto que os agentes não conseguem ter controle da grande quantidade de pessoas, isso quando não se aliam aos presos que possuem condições de suborna-los em troca de regalias e acobertamentos.

A negligência do Estado perante a esta situação é imensa. A mentalidade que predomina em nossa sociedade de que presos devem sofrer e serem maltratados também é um fator que influência nesse cenário. Em função de todos estes fatores e muitos outros, o sistema carcerário acaba fazendo o contrário de seu propósito, acarretando no aumento da reincidência dos detentos ao invés de reabilita-los de fato.

Se as técnicas de ressocialização fossem verdadeiramente respeitadas e aplicadas com base na garantia constitucional do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, e se, além disso, houvesse maior investimento e atenção direcionados ao sistema carcerário, o tempo de pena seria eficaz atingindo verdadeiramente os objetivos deste sistema.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, Emilly, tudo bem ?? Vou corrigir sua redação por parágrafos e se você observer alguma incoerência na correção, vc me fala, pode ser? =)

    ps- so de ver a sua redação, já observamos um erro: a desigualdade dos parágrafos. Você precisa distribuir as linhas da folha de forma igualitária, para manter um padrão.

    INTRO
    –> ausência de vírgula: ” infrator, a fim de que”
    –> na introdução você inicia o assunto; o tema, você não deve começar ja problematizando, cuidado. Primeiro você faz uma contextualização ‘linkada ao tema’, isto é, você deve citar algo que tenha a ver com o assunto. Logo após você faz a sua tese, nesse caso [Entretanto, a realidade observada é totalmente contrária a este propósito original.], que é a sua opinião. E, pra finalizar, você expõe as duas problemáticcas que serão trabalhadas no D1 e D2, respectivamente. Deixe para problematizar nos desenvolvimentos. :)

    D1 e D2
    Emilly, estou corrigindo de acordo com as competencias do enem, não sei se este é seu objetivo, mas, se for, a estruturação a sua redação está indevida, pois você não utilizou conectivos entre os parágrafos, e nem seguiu a ordem que o enem exige. Caso você esteja estudando para o enem, vou deixar aqui a estruturação modelo

    1° tópico frasal (frase de efeito, aqui vc vai apresentar a ideia)
    2° citação (aqui você vai utilizar-se de outras áreas do conhecimento)
    3° afirmação (aqui você vai montar a sua problematização, causas/consequências)
    4° (e por fim, vc vai dar a sua opinião)
    obs: cada um desses você comece com um conectivo

    CONCLUSÃO
    para se construir uma boa conclusão, você precisa atender aos 5 criterios:
    –> ação (o que será feito?)
    –> agente (quem fará?)
    –> meio/modo (como será feito?)
    –> finalidade (para que será feito?)
    –> detalhamento (descrição da ação ou meio/modo)
    obs: use conectivos, retome a partes do seu texto e faça pelo menos 2 períodos.

    Emilly, estas são minhas observações. Se você não escreveu no modelo enem, peço desculpas, so tenho conhecimento nessa área, e ainda é minimo. Caso precise de algum ajuda, só chamar. Não vou dar nota, pois eu analiso pelas competências do enem. Abraços e bons estudos! =)

    • 3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.