No filme “O Contador de Histórias”, é apresentada a biografia de Roberto Carlos Ramos, pedagogo brasileiro que viveu em uma instituição de abrigo durante a infância. Ele foi adotado por uma também pedagoga que o ajudou a ter uma melhor perspectiva de vida. Conquanto, casos como o de Roberto não são tão comuns, tornando a questão adotiva no Brasil uma séria problemática, devido aos estereótipos buscados pelos futuros pais e a burocracia do sistema.
Em primeira análise, vale ressaltar que as exigências impostas pelos possíveis adotantes não contradizem com a realidade. Dessa forma, na maioria dos casos, a procura por bebês com o tom de pele clara e sem doenças, contraria o sistema adotivo que, em sua maioria, acolhe negros e pardos e na fase da adolescência. Fato esse que pode ser confirmado pelos dados disponibilizados do ano de 2020, pelo Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento- SNA, em que dos 77% dos que esperam por perfilhação, são adolescentes com mais de 12 anos, e apenas 6% desses foram acolhidos. Dessa maneira, fica evidente que o padrão esperado pelas famílias não biológicas influência negativamente no grande número de infantis esperando para serem apadrinhados.
Em segundo plano, é inegável que a burocracia no processo acarreta a desistência de muitos casais. A lentidade da justiça e as muitas exigências, fazem com que o seja tudo muito demorado e exaustivo para ambas as partes, mas principalmente para as crianças que ficam na expectativa de receberam uma nova parentela. Segundo dados da Associação Brasileira de Jurimetria- ABJ, uma criança só é colocada para adoção após quatro anos em média, pois o Estado fica durante grande parte desse tempo tentando cortar os vínculos com os pais biológicos. Sendo assim, esse dinamismo desgastante acaba por fazer com que muitos dos que esperam por acolhimento percam a chance de ter uma família.
Diante dos fatos supracitados, é notável que tanto as exigências físicas quanto o demorado procedimento são os principais problemas da adoção no país. Assim, é necessário que o Estatuto da Criança e do Adoslescente- ECA, informe a população sobre a importância da adoção, utilizando-se dos meios de comunicação mediante comerciais televisivos e anúncios em redes sociais, apresentando as características das crianças dos lares adotivos, afim de extinguir o padrão idealizado pelos adotantes. Em suma, cabe ao Poder Judiciário agilizar a guarda, aumentando o número de profissionais qualificados e aprimorando os recursos para finalização mais rápida das atividades, impedindo as desistências por conta da demora. Por fim, os infantes poderão ter mais oportunidades e possibilidades para a vida adulta, assim como aconteceu com o pedagogo Roberto.
Thamirysbds
Oii, Nataly, tudo bem ? Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)
INTRO
-ausência de vírgula: “por uma, também, pedagoga” (explicativa)
-introdução por citação (filme), o que é ótimo
-tese bem apresentada e duas problemáticas facilmente identificadas
-sem erros gritantes de gramatica
D1 (estereótipos buscados pelos futuros pais)
-houve uma pequena contradição quando vc disse “a procura por bebês com o tom de pele clara e sem doenças, contraria o sistema adotivo que, em sua maioria, acolhe negros e pardos e na fase da adolescência.”, como vc justificou respectivamente, deu a impressão que vc ligou o “sem doenças” á “fase da adolescência”, o que não tem sentido nenhum
-repetição: “em que dos 77% dos que…” retire esse 2° “dos”, pois o primeiro ja faz todo o trabalho
-ausência de vírgula: “esperado pelas famílias, não biológicas, influência…” (explicativa)
D2 (burocracia do sistema – sempre que puder, use uma locução, fica mais agradável: do sistema -> sistemática)
-evite generalizações: “tudo muito demorado e exaustivo”
-ausência de vírgula: “mas, principalmente, para as crianças, que ficam na expectativa…”
-ausência de vírgulas: “após quatro anos, em média,pois…”
-ausência de vírgulas: pois o Estado fica, durante grande parte desse tempo, tentando…”
-ausência de vírgula: “Sendo assim, esse dinamismo desgastante, acaba por fazer…”
-argumentação pertinente e fora do senso comum, o que é muito bom
CONCLUSÃO
-ausêmncia de vírgulas: “é notável que, tanto as exigências físicas, quanto o demorado procedimento, são os…”
-ação: informe a população sobre a importância da adoção | agilizar a guarda
-meio/modo: utilizando-se dos meios de comunicação mediante comerciais televisivos e anúncios em redes sociais | aumentando o número de profissionais qualificados e aprimorando os recursos para finalização mais rápida das atividades
-agente: Estatuto da Criança e do Adoslescente (ECA) | Poder Judiciário
-finalidade: afim de extinguir o padrão idealizado pelos adotantes | impedindo as desistências por conta da demora
-detalhamento: apresentando as características das crianças dos lares adotivos | ?
|FEEDBACK|
Natally, você escreve muito bem, eu amei seu texto. Gostei bastante em como você trabalhou sua argumentação em cima do seu repertório, é notoria a chuva de ideias que vc ainda tem sobre a temática. Gostei também da sua proposta de intervenção, mas, lembre-se que o enem não cobra que vc resolva os dois problemas, basta um e de maneira completa, você trouxe 2, um completo e outro incompleto, mas isso não altera na nota da competencia, pois vc completou uma proposta. Note tbm que sua conclusão recheou de gerundio, isso é um problema, pois é considerado um vício da lingua quando usado excessivamente. Eu adorei sua redação, parabéns!
C1: 150 (virgulas, gerundio e falta de pontuação na conclusão, o que deixou um período extenso)
C2: 200 (boa argumentação e uso de repertorio pertinente)
C3: 200 (demonstra bom dominio acerca do assunto além de uma otima argumentação)
C4: 160 (organize melhor suas ideias e utilize pontuação + conectivos afim de evitar longos períodos)
C5: 200 (2 proposta, porem uma completa)
NOTA: 910
Jaleco Branco
Boa noite. Parabéns!
C1: 160 (Norma culta).
C2: 200 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro do limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo).
C3: 200(Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista).
C4: 160 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação).
C5: 200 (Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural).
Nota: 920
Fersevero
Olá Natally, sua redação está bem boa, você tem um ótimo potencial. Não sou nenhuma profissional, nem nada, mas vou tentar te ajudar com o que eu puder. Dessa forma, vou analisar segundo as competências do enem.
A competência 1 tolera, para atingir a nota máxima, somente 2 desvio e 1 erro sintático. Você teve um pouco mais que isso o que faria perder alguns pontinhos.
Desvios : – Falta de vírgula( cada uma equivale a 1 desvio) nas seguintes partes: “(virgula)também(vírgula) no primeiro parágrafo , “(vírgula) que espera por perfilhação(vírgula)”por ser uma oração subordinativa adjetiva explicativa – agora, se você teve a intenção de fazer uma oração subordinada adjetiva restritiva tinha que tirar a vírgula que você colocou após a frase e não colocar nenhuma- e “é notável que tanto as exigências físicas(vírgula) quanto o”.
– Vírgula separando sujeito do predicado em: ” A lentidade da justiça e as muitas exigências(, )fazem com que o seja tudo muito” , “a procura por bebês com o tom de pele clara e sem doenças(,) contraria o sistema adotivo” e “é necessário que o Estatuto da Criança e do Adoslescente- ECA(,) informe a população “- nessa frase você cometeu, também, um erro de pontuação, ali no ECA você esqueceu de fechar o hífen e adolescente está escrito errado, porém acho que é erro de digitação-.
-Vírgula antes de “e” de maneira errada ( para colocar vírgula antes de “e” ou ele vai formar uma frase adversativa/conclusiva ou são dois períodos com sujeitos diferentes) em: “são adolescentes com mais de 12 anos(,) e apenas 6% desses foram”.
-Escolha vocabular: essa frase parece que nega a tua tese “(vírgula)pelos possíveis adotantes(vírgula) (não) contradizem com a realidade”.
– Verbo ” receberam”, acho que deveria ser receber
Competência 2- fala sobre estrutura do texto, que respeite o gênero dissertativo-argumentativo, pertinência no tema e repertório cultural legitimado, pertinente e produtivo. Você abordou bem essa competência.
Competência 3- fala sobre ter um projeto de texto, com relação de sentido entre as partes e progressão temática. Você foi muito bem também.
Competência 4: analisa os elementos coesivos, como pronomes, conectivos, sinônimos e outros. Houve alguns probleminhas aqui:
-Uso de gerúndio, tente sempre desenvolver as frases.
– Repetição de conectivos aditivos em : “acolhe negros (e) pardos (e) na fase da adolescência”.
-Conectivo com sentido adversativo na frase ” mas principalmente para as crianças que ficam na expectativa de receberam”, acho que seria melhor colocar um com sentido aditivo .
Competência 5- acredito que todos os aspectos exigidos foram bem pontuados( quem?oquê?por meio de? com a intenção de? e o detalhamento)
Acredito que a sua nota seria algo como 120,200,200,160 e 200.
Parabéns e sucesso!