Em 1888 a Lei Áurea foi sancionada no Brasil, libertando mais de 700.000 escravos em território nacional. Com isso, milhares de pessoas ficaram sem-abrigo ou comida, a mercê da sorte. Atualmente, ainda se encontram problemas sociais decorrentes da abolição da escravatura. A desigualdade social, é um desses problemas, que foi intensificado, e gera muitos outros, impactando negativamente o mundo todo.
O acesso à educação, à moradia, e até mesmo à alimentação, é comprometido pela desigualdade social. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Em sua frase, o filosofo francês Immanuel Kant ressalta a importância da educação para o desenvolvimento do homem. Contudo, a desigualdade social coloca em “xeque” a questão da educação, uma vez que, nem todos possuem acesso a ela.
Outro problema gerado por esse desequilíbrio social, é a precária condição de vida de muitos indivíduos, que não possuem saneamento básico, ou até mesmo água. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil em 2021, cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem serviço de coleta de esgoto no país. Um dado preocupante, visto que, estes brasileiros estão sujeitos a problemas como infecção por doenças transmitidas por animais que vivem em ambientes com acúmulo de sujeira, como a leptospirose, transmitida pelos ratos.
Tendo em vista os problemas gerados pela desigualdade social, é evidente a necessidade de alguma intervenção. O governo, com o Ministério da Educação e ONGs de apoio, devem promover a construção de escolas nas comunidades e em locais de vulnerabilidade social no país, com a finalidade de ampliar o acesso à educação no país. Assim, é possível amenizar gradualmente a desigualdade social existente no Brasil.
nalulopess
Boa noite, vou deixar meu ponto de vista sobre o seu texto e espero acrescentar para a sua evolução.
A sua introdução tem um ótimo repertório, mas eu senti falta do uso de conectivos para ligar as partes dentro do seu parágrafo, como, por exemplo: nesse contexto, além disso, dessa forma, etc. Outra coisa, senti falta de um “gancho” para deixar pro leitor aquele spoiler sobre o que você vai escrever no desenvolvimento I e II.
Ao iniciar o parágrafo de desenvolvimento, recomendo que use um conectivo ou frases que deixam essa sensação de continuação, exemplo: em primeiro lugar, a priori, primeiramente, etc. Você utilizou Kant como repertório e isso é excelente, mas abordou o desenvolvimento do parágrafo de forma bem rasa e deixando o sua defesa quase que inexistente (também recomendo o uso de conectivos. Na próxima, tente desenvolver um pouco mais o seu posicionamento a respeito do tema para detalhar mais o parágrafo e deixá-lo mais rebuscado, isso conta bastante.
O seu segundo parágrafo de desenvolvimento está melhor do que o primeiro, um ótimo repertório (de novo, parabéns <3) e está mais desenvolvido. Porém, as mesmas observações que eu citei anteriormente serve pra esse parágrafo também, até porque nunca é demais melhorar a estrutura do nosso texto.
A sua intervenção está boa, mas senti falta do modo (como será feita a ação) e um pouco de detalhamento. Fora isso, ela está boa.
COMPETÊNCIA 1 = 160
COMPETÊNCIA 2 = 160
COMPETÊNCIA 3 = 120
COMPETÊNCIA 4 = 120
COMPETÊNCIA 5 = 160
TOTAL = 720
Ah, recomendo que assista aulas de conjunções (vão ajudar no uso dos conectivos) e, também, aulas sobre o uso de vírgula (você teve alguns desvios). Mas, de modo geral, meus parabéns. O seu texto tem muito potencial pra crescer, procure sempre escrever mais, analisando os erros cometidos para que não se repitam. Estude a estrutura do texto dissertativo-argumentativo mais profundamente e você vai longe, já possui uma boa progressão textual, então não desista, redação é um projeto e é um dia de cada vez. Bons estudos!
larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) = 160 – recomendo o estudo sobre vírgulas;
C2 ( Compreender a proposta de redação) = 160
C3 ( Selecionar, relacionar e organizar argumentos) = 120
C4 ( Conhecimento linguísticos para construção da redação ) = 120
C5 ( Proposta de intervenção ) 160 – recomendo estudar os 5 elementos necessários na conclusão
Nota final = 720
Você foi muito superficial na sua abordagem dos problemas. Senti falta de mais aprofundamento e de mais argumentação e posicionamento. Não tenha medo de apresentar o seu ponto de vista, afinal o texto é uma dissertação argumentiva.
Iniciando sua introdução com a abordagem da escravatura, é possível entender que você vai falar da desigualdade social em relação à população preta, mas foi abordado só a questão de classes sociais.
No seu d1, você poderia ter se aprofundado na questão da educação, falado mais sobre a diferença entre a educação pública e privada do Brasil, falado sobre o analfabetismo funcional, enfim, há vários caminhos pleos quais você poderia ter seguido.
No seu d2, aconteceu o semelhante, onde você poderia ter abordado mais a questão da higiene e saneamento básico.
Samarafrança20
No geral sua redação está boa. Porém você precisar organizar melhor sua argumentação e fazer deles mais consistentes.
E a sua proposta precisa ser mais detalhada.
Tudo é praticar, quanto mais praticar, melhor você vai fazer a redação.
Em alguns momentos não conseguir entender muito bem seus argumentos pelo fato de n estarem muito bem organizados no texto. Estude mais sobre desenvolvimento e conclusão e detalhamento da proposta.