Iniciante

Os problemas de segurança pública serão resolvidos por meio de políticas públicas ou iniciativas privadas? 

  • 0

Modelo de redação da banca Unesp

A Constituição de 1988, principalmente órgão jurídico do país, visa que a segurança é um direito inerente à todo cidadão. Todavia, é notório as consequências causadas pela segurança pública e como deve ser resolvida por políticas governamentais para combater o problema sem a ajuda de incentivos privados. Sendo assim, urge analisar os fatores que afetam para que possa ser restaurada a seguridade e qual a função do Estado perante a isso.
Diante disso, segundo o filósofo Thomas Hobbes e a sua teoria do “contrato social”, os indivíduos viviam em liberdade total e sem leis ou regras que os impediam. Contudo, por conta da constante violência, houve um acordo feito com o Estado para que houvesse segurança e direitos civis enquanto que a sociedade votasse em virtude do bem comum. Dessa maneira, é evidente que há uma violação a teoria hobberiana quando o Estado não cumpre sua função de órgão inspetor e cuidar da população, oferecendo segurança pública e abdicando da liberdade dos cidadãos. Logo, por conta desse motivo, é que ocorre a perpetuação da rede de crimes ou a valorização de ajuda privada para combater a violência.
Além disso, vale ressaltar que políticas públicas abrangem a qualquer homem e em todo o lugar. Entretanto, incentivos fiscais privativos colaboram para ter a exclusão e segregação socioespacial por ocasionar que indivíduos com mais renda possam ter maior segurança em detrimento dos mais pobres, que não podem pagar altos impostos ou taxas para fiscalizações nas ruas— esta que deveria ser feita por administração estatal.Por conseguinte, é necessário valorizar que haja incentivos públicos para a universalização das prerrogativas estatais.
Portanto,  a Constituição será seguida para que discussões a respeito de segurança pública sejam serviços do governo e não seja essencial o uso de incentivos fiscais, pois a seguridade deve alcançar a todos os públicos. Essa situação deve ser analisada pelo o Estado e os princípios Ministérios.Desse modo, faz-se <span;>preciso que haja medidas para houver a mudança da situação atual de segurança no país.

Compartilhar

1 Correção

  1. Banca UNESP

    Critério A: adequação ao gênero e tema
    *não responde à questão pedida (quem resolve o problema?)
    *falta clareza para definir 1) o que é segurança pública 2) quais os problemas 3) quem vai resolver?
    Aproveitamento: 75%

    Critério B: argumentação e coerência
    erros identificados:
    *[principalmente órgão jurídico do país] – A Constituição é um texto, escrito em 1988. Órgão é uma organização, instituição. Um órgão jurídico do Brasil, é a OAB, o STJ, a Vara da Família.
    *[é notório as consequências causadas pela segurança pública] – Segurança pública é um termo pra falar sobre a esfera da criminalidade, policiamento, justiça, encarceramento, etc. Sua frase não faz sentido.
    *[houve um acordo feito com o Estado] – Se havia liberdade absoluta, não havia Estado. O Estado é a consequência do contrato social.
    *[ oferecendo segurança pública e abdicando da liberdade dos cidadãos] – O Estado não pode abdicar do que não é dele, no caso, a liberdade dos cidadãos. São eles quem abdicam ao firmar o contrato social.
    *[ vale ressaltar que políticas públicas abrangem a qualquer homem e em todo o lugar] – Política pública não está sendo empregado da forma correta; Políticas públicas não abrangem qualquer indivíduo, em qualquer lugar, mas somente cidadãos, dentro do território onde vigoram; No sentido da frase, o termo mais adequado seria “legislação”.
    * [ incentivos fiscais privativos colaboram para ter a exclusão e segregação socioespacial] – Organizações privadas podem se beneficiar de incentivos fiscais, já que o “fisco” é da alçada da União; Incentivos fiscais não fazem o menor sentido neste contexto. Um exemplo de “incentivo fiscal” é a Lei Rouanet, que “perdoa” o confisco de impostos através do direcionamento deste dinheiro para produções artísticas, musicais, etc; A má distribuição de renda e atividade econômica privada não regulada podem colaborar para exclusão social e segregação espacial.

    Aproveitamento – 15%

    Critério C: aspectos gramaticais e linguísticos
    erros identificados:
    *[Sendo assim, urge analisar os fatores que afetam] – Mau uso de conectivo
    *[principalmente órgão jurídico do país] – Grafia incorreta
    *[é notório as consequências] – Discordância de gênero e número
    *[ não cumpre sua função de órgão inspetor e cuidar da população] – Coerência gramatical – flexão verbal
    *[Logo, por conta desse motivo] – Redundância
    *[preciso que haja medidas] – Discordância de número
    *[para houver a mudança da situação atual] – Coerência gramatical – flexão verbal
    Aproveitamento – 20%

    Nota de avaliação banca UNESP – 0 a 28 pontos.
    Aproximadamente 13 pontos.

    Dúvidas dos critérios de avaliação, usei a página 60 do manual de 2021.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.