De acordo com a constituição de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, nesse viés, é notório que cabe ao Estado garantir o acesso a saúde para a população. Entretanto, não é o que afirma dados do IBGE, que no Brasil existe 1 médico para cada 470 habitantes, porém na região norte e nordeste existe 1 médico para cada 953,3 e 749,6 brasileiros, respectivamente. Dessa forma, fica evidente que a falta de médicos distribuídos pelo país e a carência de recursos voltado a essa área, são uns dos problemas enfrentados pelo sistema público de saúde.
Em primeira análise, salienta-se, que a má distribuição de médicos no país, afeta diretamente o funcionamento dos centros de atendimento, isso porque, a população que necessita desse atendimento sente-se obrigada a permanecer no local, o que ocasiona em longas filas de espera. Conforme pesquisa feita pelo Conselho Federal de Medicina, aponta que em 2017 mais de 900 mil pessoas aguardavam por cirurgia eletiva do SUS, algumas há mais de 10 anos, tendo em vista que muitas morrem sem terem suas necessidades supridas.
Outrossim, pode-se exemplificar, a série “Grey’s Anatomy “, em que o personagem Joe sofre um colapso e necessita de uma cirurgia, na qual ele não tem como custear. Fora da ficção, esse cenário torna-se presente, pois o custo de cirurgia no Brasil é exorbitante, o que carece ao corpo social à espera do atendimento gratuito. No entanto, estudo feito pela OMS, diz que o gasto com saúde no Brasil é de 4 a 7 vezes menor do que de países com sistema universal de saúde, como Reino Unido e França, e isso se confirma com à emenda à constituição em 2016 que limita os gastos públicos por 20 anos, no SUS esse congelamento vai representar 743 bilhões, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o que agrava os problemas já enfrentados pelo sistema.
Portanto, o Governo, em conformidade ao Ministério da Saúde, deve contratar mais médicos, por meio de concurso público, e alocá-los em diversas regiões, principalmente, nas comunidades mais carentes e nas cidades afastadas dos grandes centros, para que dessa forma haja atendimento de qualidade e diminua as filas por espera. Além disso, o Governo deve investir recursos para que essas medidas sejam efetivadas, por isso é imprescindível o direcionamento de verbas para à saúde, para que desse modo se cumpra o que afirma a constituição.
raniellyy
Olá, tudo bem?
C1: 160 pontos (O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves).
C2: 160 pontos (A argumentação desenvolvida é consistente e o participante apresenta bom domínio do tipo textual, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos).
C3: 200 pontos (O participante desenvolve muito bem o tema proposto. A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.)
C4: 120 pontos (O participante articula as partes do texto, mas apresenta algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos).
C5: 160 pontos (O participante elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.)
Total: 800 pontos
Jv
Não tem muitos pontos errados pois você demonstrou um certo domínio desse assunto, porem, na sua conclusão, os dois agentes de mudança foi o governo, o que não é recomendado, uma vez que se necessita dois ou mais agentes DIFERENTES. isso poderia ser mudado com a afirmação de que depende do governo essa distribuição, e também da consciência médica em se mostrar apto ao serviço que é responsável na sociedade.
Espero ter ajudado <3
Victória Araújo
Ola , devemos prestar mais atenção na questão das “Virgulas” elas têm que estar no lugar certo na hora certa , você quase fugiu do tema e logo em seguida se encontrou , vale lembrar que você está fazendo uma redação não uma exigência, procure usar palavras que se encaixam no tema ,se formos procurar palavras com muita formalidade acabamos deixando sem sentido , resumindo sua redação está ótima so presta mais atenção nas pontuações e nas palavras.
Parabéns espero ter ajudado
CAROLMAT
Apesar de tentar ajudar, a correção da Victoria está muito equivocada. Em nenhum momento fugi do tema, e sim apresentei repertório como é exigido no Enem, em relação às vírgulas não tive erros algum, estão todas nós lugares corretos. E em relação a palavras “dificeis” não existe quaisquer proibição no Enem desde que você saiba o significado e todas que usei estão corretamente bem colocadas. Enfim, eu tive uma ótima nota pela plataforma de correção que uso ( descomplica) , gosto de postar aqui porque aprendo novas palavras, conectivos e amo as dicas que recebo aqui, me ajudam bastante. 😊