Na Idade Antiga, a 4000 anos a.C ,os povos da baixa Mesopotâmia viviam em cidades cercadas por Diques cuja finalidade era proteger os cidadãos das enchentes causadas pelas chuvas e também irrigar o plantio. De fato as enchentes não deixaram de ser um risco, visto que é um dos maiores problemas do país causando destruição, doenças e até mesmo mortes. Esses alagamentos ocorrem devido ao entupimento dos sistemas de drenagem por lixo e também as chuvas que aumentam o nível da água nos rios e córregos pondo em risco as casas mais próximas.
Convém ressaltar, a principio, que uma das principais causas das enchentes é o descarte de lixo de forma inadequada ,sendo acumulada nos bueiros e dificultando o escoamento da água pluvial. Um ótimo exemplo disso é a cidade de Santos em São Paulo onde o lixo descartado de forma irregular juntamente com o período de chuva causam o alagamento em varias áreas da região ao longo do ano. Com isso, a proliferação de doenças como leptospirose, a destruição de casas pela água e o risco de morte por afogamento nas enxurradas aumentam drasticamente.
Além disso, outra causa que acarreta esse problema e a elevação do nível da água nos córregos e rios em épocas de chuva, que afetam casas construídas em seu leito. Um córrego muito famoso por nível de alagamento é o da Pampulha em BH onde a falta de canais de escoam a água da chuva causam aumento em seu nível constantemente. Tal fato demonstra que há falta de estrutura nos sistemas que drenam as águas pluviais e que deveriam ser desembocadas em rios nas áreas sem risco.
Com vista no que foi mencionado, é necessário que o Ministério do Meio Ambiente, por meio de verbas governamentais, crie um projeto de coleta de lixo em áreas com risco de inundação, a fim de melhorar o curso para a drenagem da água, diminuindo o risco nesses locais ,além de investir em construções alternativas para sistemas de drenagem da água em áreas com córregos e rios visando diminuir seu nível melhorando as condições de vida de quem mora nos leitos.
victoria carneiro
ola boa noite.
sua redação tem um pequeno problema, começar um texto com um artigo antigo não é aconselhado pois parece que está escrevendo um artigo de jornal, onde primeiro se apresenta os fatos passados e depois oque está acontecendo na realidade que você ira retratar no seu texto. O que me deixa confusa é que no inicio você expressa uma opinião negativa, logo no final você fala que é ótima…. uma ideia contraditória.
tome cuidado com isso e sempre tentar buscar as perfeição em seus textos pois te levara longe .
Karina Pazoline
Texto muito bem estruturado e coeso, a alusão história usou muito bem e relacionou com o tema. Notei alguns guns erros gramáticas, mais nada que não possa a vim a ser corrigido. Poderia ter acrescentando alguns dados estatísticos daria mais valor ao texto e engradencia. Faltou algumas coisas na sua conclusão, como retorma a tese e propor uma intervenção. Mais sua redação ta ótima, caminhado para uma nota muito boa
jessica51
a introdução está muito boa e coesa, você soube contextualizar a alusão histórica perfeitamente com o assunto abordado e também teve um bom foco argumentativo ao longo dos seus parágrafos de desenvolvimento, no entanto, se tivesse acrescentado algum dado estatístico teria ficado ainda melhor. enquanto a sua conclusão acho que vc foi muito diretamente para a proposta de intervenção, o correto seria retomar a tese e dps propor a intervenção. fora isso sua redação ta ótima.