Iniciante

Os principais obstáculos para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil

  • 0

O filme americano “Busca Implacável” retrata o desespero de um pai em busca de sua filha vítima de traficantes de pessoas. O longa metragem reflete a angústia de várias famílias e de pessoas vítimas desse crime que, mesmo não parecendo, cresce cada vez mais e necessita de intervenção. A falta de fiscalização nos transportes de pessoas e de recursos para resgatar as vítimas do tráfico são problemáticas que devem ser resolvidas.

A Constituição de 1988, conhecida como “Constituição da Vida”, garante à todos os cidadãos e imigrantes condições para manter uma vida segura com todos os recursos básicos necessários. Porém, a segurança assegurada no artigo 5º não é efetiva, pois, a falta de fiscalização no setor de transporte de pessoas contribui para o tráfico, principalmente de menores de idade, já que as vítimas são silenciadas pelos criminosos.

Além da fiscalização, recursos são necessários para a investigação e resgate das vítimas. Muitas famílias têm que encontrar um profissional privado, adquirindo dívidas, para resgatar seus familiares. Já aquelas que não têm condições financeiras para contratar um profissional ficam à mercê dos recursos públicos disponíveis que, na maioria das vezes, é escasso.

Portanto, cabe ao Ministério da Justiça e Segurança aumentar a fiscalização nos transportes de pessoas exigindo documentos de identificação e registrando a trajetória que os cidadãos farão, para que as autoridades tenham acesso às informações em casos de desaparecimento e iniciem as buscas o mais rápido possível. Para que o serviço seja eficaz, cabe ao Governo investir na segurança e disponibilizar recursos suficientes para que os profissionais da segurança possam trabalhar com as melhores tecnologias possíveis na busca das vítimas, cumprindo o artigo 5º efetivamente.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ooii Rayane, em relação ao primeiro parágrafo, vi que você usou uma alusão, achei ótimo! Mas também percebi que você não cumpriu totalmente o papel da introdução, acabou argumentando mais do que introduzindo.

    No segundo e terceiro parágrafo, achei sua argumentação incrível! Eu só colocaria algum conectivo no início deles.

    No último, amei sua proposta de intervenção, cumpriu muitos requisitos dessa competência. Novamente, senti falta de concetivo na segunda parte do parágrafo.

    De modo geral, gostei muito da sua redação, você argumenta muito bem! Só recomendo revisar o uso da vírgula e conectivos. Beijoo!!

    • 1
  2. Olá! Eu gostei da sua linha de raciocínio, mas faltou trabalhar mais, principalmente em conectivos e sinônimos( os corretores de redações amam isso). Talvez de você investir um pouco do seu dia para ler redações nota 1000 você melhore seu repertório linguístico também, usando frases e como eu falei anteriormente sinônimos, deixando a leitura mas prazeirosa. Sua conclusão está boa, mas eu particularmente gosto de uma conclusão que entre em concordância com o desenvolvimento, dando uma solução pra problemática apresentada lá. Como eu citei acima achei sua redação interessante, seu ponto de vista é inteligente, só falta trabalhar mais deixando ela mais “ bonita “ compreende?
    NOTA 580
    CONTINUE TREINANDO, VOCÊ PODE TUDO ❤️

    • 1
  3. Oii Rayane, amei sua redação e a forma como você explicou as causas e conseqüências do tráfico de pessoas.

    Quando eu vou escrever minhas redações, algo que me ajuda muito é seguir o padrão da introdução, desenvolvimento e conclusão. Normalmente na introdução, é aconselhável que se faça uma apresentação a cerca do tema, pois a gente tem que pensar que qualquer pessoa que vá ler sua redação entenda do que se trata. Então é bom Você começar explicando do que se trata a ideia central (tráfico de pessoa), evidenciando as causas e é ela que você defende ao longo de todo seu texto e por fim as causas disso.

    Já no segundo parágrafo você vem com o seu argumento, muito bom por sinal hahaha, está ótimo. A única sugestão é que no início do parágrafo você use algum conectivo que ligue a ideia do parágrafo inicial com o argumento que você vai usar, como por exemplo (Levando isso em consideração, a Constituição, com base nisso, a Constituição, Diante disso, vemos que a Constituição…).

    O terceiro parágrafo está ótimo, não tenho nada a acrescentar.

    E o último parágrafo também, você apresenta sua proposta de intervenção e como aplicá -la na prática. Sugiro só que altere a palavra “cabe ao”, pois você já usou ela anteriormente, então coloca (é responsabilidade do governo…). E por fim usa um conectivos de conclusão (por fim, em suma, em síntese) para que o leitor entenda que se chegou a conclusão fazendo uma recapitulação e síntese do que já foi apresentado.

    Parabéns 👏👏👏

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.