No século XV, com as grandes navegações, houve a “descoberta” do Brasil pelos portugueses, o que os permitiu terem acesso a recursos valiosos para época, como o pau-Brasil, ascendendo ao extrativismo compulsivo de modo a prejudicar o meio ambiente. Hodiernamente, paralelamente ao fato histórico, ainda há ações antrópicas que interferem negativamente na natureza, como as queimadas que se propagam comumente pelo Brasil gerando muitas discussões acerca. Assim, é necessário analisar os principais reptos que dificultam a redução das queimadas pelo país, a citar: a expansão agrícola e a insuficiência estatal.
Primariamente, vale ressaltar que o avanço do agronegócio participa ativamente na conjuntura do entrave. Em consonância aos pensamentos do filósofo Sêneca, toda a natureza é insuficiente perante a ganância. Nesse exegese, as indústrias agropecuária visando o lucro e a produtividade, expandem o território por meio de queimadas para que possam abrir espaço para o plantio e criação de gados. Entretanto, devido a condições climáticas, o fogo se descontrola e avança mais do que o necessário, configurando na perda maior de matas e em consequências negativas na flora e fauna, como a diminuição da biodiversidade de plantas e animais. Logo, é notório o quão desagradável pode ser a expansão de práticas agrícolas sem qualquer controle rígido.
Ademais, é importante salientar que a negligência governamental atua como agravante do impasse. O documentário “Cowspirancy” expõe diversos problemas ambientais gerados pelas queimadas, as quais muitas poderiam ser evitadas pela participação maior de órgãos estatais. Sob esse viés, no Brasil, há uma grande fragilidade nas fiscalizações de áreas sob controle do agronegócio, principalmente pelo fato do país ter como fonte econômica as atividades desenvolvidas pela mesma. Não obstante, também há a bancada ruralista, ou seja, uma frente parlamentar que atua em prol dos interesses agrícolas, o que reforça em incentivos que queimadas continuem acontecendo. Portanto, a falta de ações estatais eficientes visando interesses econômicos promovem dificuldades para que as queimadas atenuem.
Dessarte, é imprescindível a adoção de medidas para resolucionar o impasse. Para isso, urge ao Governo federal e ao Ministério da agricultura – órgão responsável pela conservação e administração de recursos ambientais – por meio de recursos públicos e iniciativas privadas, a criação de leis e em fiscalizações rígidas quanto a expansão agrícola a fim de reduzir o impacto ambiental causado pelas queimadas. Além disso, cabe ao Ministério da educação, por meio de palestras e cartilhas, a conscientização de jovens nas escolas para gerar pessoas mais críticas em relação aos problemas ambientais. Só assim será possível que eventos ambientais negativas ocorram como a exemplo do da “descoberta” do Brasil.
Leandro velho
Olá! Não sou profissional, mas irei dar minha opinião
Achei seu texto super.produtivo e eficiente
Competência 1: Ótimo domínio da norma culta e escrita formal da língua – 200
Competência 2- Dissertação argumentativa eficiente e relevante ao tema proposto, com repertório legítimo e sem embrionárias -200
Competência 3 – Texto bem organizado com uma ótima estrutura, com fatos, argumentos e opiniões de própria autoria-200
Competência 4- Utilização frequente de conectivos bem colocados, acredito que não necessite exarcebar tanto sobre tais, mas está utilizando bem os conectivos , porém procure não utilizar o portanto e o logo em parágrafos de desenvolvimento,( somente uma dica), pois como são conectivos muito chamativos e intensos. Deixe eles para a conclusão-160
Competência 5- Proposta de intenção completa e bem desenvolvida-200
Pontuação: 960
RenataCarvalho34_'
Oiii, eu não sou nenhuma especialista, então pode me julgar.
Sob o meu ponto de vista, a redação está escrita lindamente. Bem estruturado, com uma linguagem rebuscada, argumentos bem defendidos. Gostei bastante dos conectivos, e da retomada do assunto “descoberta” no final do texto.
C1-200.
C2-200.
C3-200.
C4-200.
C5-200.
=1000.
Na minha humilde opinião vc escreve muito bem.
[email protected]
Ótima redação!! Irei pontuar apenas que seria bom você mudar “Primeiramente” por “Em primeiro plano” ou ” Em primeiro lugar”. Preocupe-se com a aparência do seu texto. Obedeça às margens. Suas ideias precisam ser mais bem organizadas.
Use melhor os conectivos ao longo do texto. Atente-se à coesão.
FRANCISCOFONTENELLE
Na introdução, há contextualização + defesa da tese + projeto de texto, o que faz com que o corretor entenda o spoiller do texto. Muito bem
Em ambos os parágrafos de desenvolvimento, há produtividade de argumentação com uso de repertorio social produtivo e marca de autoria. A coesão interperíodos e interparágrafos atende às exigências do texto, dando a ele coerência. Chamar a atenção para o estudo da crase e tenha atenção em escrever o plural adeauado de alguns vocábulos.
Projeto de Intervenção – boa estratégia coesiva e retomada da temática. Atnção: isturou letras maiúsculas com minúsculas na escritura dos agentes. Apresenta (agente + detalhamento + meio/modo + ação + finalidade). Veja os casos de crase e uso da vírgula.
Bom texto. Não deixe de exercitar a sua escrita!