Iniciante

Os prejuízos da seca histórica para o Brasil

  • 0

MODELO ENEM

 

No filme brasileiro, “O Auto Da Compadecida” -adaptação do livro de Ariano Suassuna- os personagens João e Chicó, tecem suas histórias em meio à grande dificuldade de se viver no nordeste brasileiro: a seca. Paralelamente, à situação da seca se espalhou pelo país e desencadeou uma crise hídrica que coloca os principais reservatórios do país em alerta. Diante da problemática, convém a análise dos fatores que contribuem para a diminuição das chuvas e como é feita a gestão desse recursos tão importante durante períodos de estiagem.

Primeiramente, um volume irregular de chuvas, é o que favorece a proliferação da seca pelo brasil. Sobre esse ponto de vista, segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no ano passado, boa parte do Brasil se encontrava em situação de seca, mesmo que fraca. Nesse sentido, vale ressaltar que, o principal combustível é a derrubada de florestas, que além de contribuir para o aquecimento do globo, elimina a principal reserva de água de um local e prejudica severamente processo de formação das chuvas.

Além disso, em uma país como o Brasil, que infelizmente, já se encontra em um período de secas consecutivas, a gestão da água se torna cada vez mais importante. Dessa forma, segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, um ambiente patológico em crise, rompe toda a harmonia social, já que não favorece o progresso coletivo. Assim sendo, para se reverter o quadro é preciso que o esforço também seja coletivo e parta de todos os consumidores gerir o uso de água, em busca da economia que possa favorecer a sociedade.

Em síntese, o agravamento da seca no país se evidencia em fatores que provocam diminuição de chuvas e na falta de gestão do recurso. Nessa Lógica, é papel do Governo Federal e das Distribuidoras de água criar campanhas que incentivem o controle e o reaproveitamento da água pelos moradores, por meio de ações digitais e palestras, afim de que estes estejam cientes de seu papel decisivo no combate a crise hídrica. Tal medida, também levará a uma diminuição dos reflexos da seca e proporcionará um equilíbrio indispensável entre recursos e consumo.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem? Tentarei te ajudar o máximo possível, assim como venho aprendendo.
    >INTRODUÇÃO: Você usou uma ótima citação, comparando com a situação da seca no nordeste. porém, no momento de apresentar sua tese, tive dificuldade de identificar os dois argumentos que você defendeu nos desenvolvimentos 1 e 2. Ao meu ver, houve um desvio de estruturação, mas calma, é facilmente reversível, você só precisa organizar melhor cada parte. Sua frase de finalização está ótima, ela não é obrigatória, mas deixa o texto mais coeso, e no caso você uniu a tese com a síntese do parágrafo , o que ficou bom.
    >DESENVOLVIMENTO 1 e 2: Olha, essa é a parte que mais tenho dificuldade na redação, portanto não seria honesto de minha parte avaliar ou dar uma opinião, sobre a parte de defesa da sua tese, na qual estou aprendendo a dominar. mas, em termos de estruturação senti falta de uma frase síntese nos dois parágrafos , em que você coloca uma mini-conclusão nele.
    >PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Isso mesmo, consegui identificar facilmente o agente, ação modo/meio, finalidade e detalhamento. Apenas faltou a frase fechamento da sua redação. Ela pode ser usada como uma retomada de algum dos seus repertórios , finalizando sua conclusão.
    EX: ‘ Desse modo, os efeitos da expansão da seca no Brasil poderá ser sanados/diminuídos .
    Ressalvas: Boa colocação dos conectivos, continue assim. Recomendo que você assista algumas aulas de estruturação e organização do texto, pois o segredo está no projeto de texto!
    No You Tube , existem diversos vídeos que te auxiliarão nessa questão . Ademais (ultima recomendação, prometo), é fundamental que você analise as redações nota mil, sou prova de que elas te ajudarão e muito. O Lucas Felpi dispinibilizou em seu canal, uma cartilha gratuita, com várias redações nota mil junto com análises.
    Espero que tenha ajudado.
    Abraços

    • 1
  2. Oi, tudo bem?
    Vamos lá

    1° parágrafo: em relação a gramática, deve se espaçar a palavra do hífen como em “Suassuna- os”, o correto seria “Suassuna – os”. Houve um erro de concordância que pode não ter sido intencional em “desse recursos”, o correto é “desses recursos”.

    2° parágrafo: nome de país é sempre com letra maiúscula, se atente a isso. Acho que você queria utilizar “Sob esse ponto de vista” ao invés de ‘Sobre’, outro erro causado pela falta de revisão.

    3° parágrafo: “uma país” = “um país”. Erro de concordância em “os consumidores gerir”, o correto seria ‘gerirem’.

    4° parágrafo: ‘lógica’ não precisa ser escrito com letra maiúscula.

    Acho que a maioria dos erros que observei foram causados pela falta de revisão do texto, se atente a isso na próxima vez. Também vi algumas inadequações a respeito do uso da vírgula, mas como não sou muito boa nessa área, preferi não apontar para evitar erros.

    O seu texto não é ruim, creio que quanto mais você treinar vai conseguir diversifica-lo mais com sinônimos e ideias, que algumas vezes fizeram falta pois ajudaria a desenvolver mais sua tese e o próprio tema.

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    Nota: 680-700

    Espero ter ajudado. ;)

    • 1
  3. Oii sou iniciante e não tenho muito dominio ainda sobre a estrutura, mas posso te ajudar em alguns pontos, você fez citações muito legais, mostrou dominio, teve alguns erros que são questões de revisão e atenção, os conectivos você soube usar bem e na conclusão eu percebi um grande dominio e ótima demostração de argumentos e intervensão. Então eu quero te dizer que quando for produzir a redação preste bastante atenção em tudo, pontos, vírgulas, ortografías… Vejas vídeos sobre a estrutura, leia bastante e você alcançará!

    • 0
  4. Boa tarde!!!!!

    No filme brasileiro, “O Auto Da Compadecida” -adaptação do livro de Ariano Suassuna- os personagens João e Chicó, tecem suas histórias em meio à grande dificuldade de se viver no nordeste brasileiro[1]: a seca. Paralelamente, à situação da seca se *espalhou pelo país e desencadeou[2]* uma crise hídrica que coloca os principais reservatórios do país em alerta. Diante da problemática, convém a[3] análise dos fatores que contribuem para a diminuição das chuvas e como é feita a gestão desse recursos tão importante durante períodos de estiagem.

    [1] Não tem necessidade dos dois pontos, use apenas virgula.
    [2]Se é uma situação atual use os verbos no presente não no passado.
    [3] crase

    Primeiramente, um volume irregular de chuvas, é o que favorece a proliferação[1] da seca pelo brasil. Sobre esse ponto de vista, segundo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no ano passado,[2] boa parte do Brasil se encontrava em situação de seca, mesmo que fraca. Nesse sentido, vale ressaltar que, o principal *combustível é a derrubada*[3] de florestas, que além de contribuir para o aquecimento do globo[4], elimina a principal reserva de água de um local e prejudica severamente processo de formação das chuvas.

    [1] Substantivo empregado de forma não muito coerente
    [2]sem necessidade da virgula
    [3]Poderia ter usado algo mais simples, por exemplo, O principal motivo é disseminação de florestas. Tente ser claro e simples.
    [4] Mesmo problema do ponto 3. Poderia ter usado aquecimento Global.

    Além disso, em uma[1] país como o Brasil, que infelizmente,[2] já se encontra em um período de secas consecutivas, a gestão da água se torna cada vez mais importante. Dessa forma, segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, um ambiente patológico em crise, rompe toda a harmonia social, já que não favorece o progresso coletivo. Assim sendo, para se reverter o quadro é preciso que o esforço também seja coletivo e parta de todos os consumidores gerir o uso de água, em busca da economia que possa favorecer a sociedade.

    [1] Brasil é masculino mas creio q foi erro de digitação
    [2] sem necessidade de virgula

    Em síntese, o agravamento da seca no país se evidencia em fatores que provocam diminuição de chuvas e na falta de gestão do recurso. Nessa Lógica, é papel do Governo Federal e das Distribuidoras de água criar campanhas que incentivem o controle e o reaproveitamento da água pelos moradores, por meio de ações digitais e palestras, afim de que estes estejam cientes de seu papel decisivo no combate a crise hídrica. Tal medida, também levará a uma diminuição dos reflexos da seca e proporcionará um equilíbrio indispensável entre recursos e consumo.

    OK

    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 160
    =640

    NOTAS FINAIS:
    Vc está no caminho certo, entretanto há muito um problema que eu percebi, vc tenta usar colocações difíceis mas não as emprega direito, portanto ai vai uma dica, o simples é agradável, então se não sabe empregar a frase, utilize-a da forma que vc sabe.
    No terceiro paragrafo vc não abordou sua segunda tese, vc falou mais de Durkheim, deveria usa-lo como um complemento, lembre-se dados e citações são apenas complementos nunca escreva sobre eles em um paragrafo inteiro assim como fez.
    Sua proposta de intervenção está boa, mas muito vaga falta uma proposta mais concreta, dica quando tiver escrevendo a intervenção, faça como se dependesse de vc para que isso se resolva, então crie campanhas, de um dever a cada ministerio, diga para quem e porque, e o mais importante diga o resultado.
    Boa sorte!!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.