OS PREJUÍZOS DA PROPAGAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO BRASIL

  • 0

Conforme o escritor George Orwell, numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário. Entretanto, a propagação de notícias falsas no atual contexto da pandemia de COVID-19 representa um grande desafio a ser enfrentado. Isso porque gera não só prejuízos a saúde física de muitos brasileiros como também causa pânico e descrédito na ciência. Nesse sentido, é fundamental buscar caminhos para combater a disseminação de fatos inverídicos, e com isso, minimizar essa catástrofe.

Em primeiro plano, é importante rememorar que em 1918 a gripe espanhola assolou o Brasil, e em meio a esse cenário, informações mentirosas contendo receitas de remédios caseiros, sem qualquer relevância terapêutica, foram divulgadas nos jornais e programas de rádio da época. De forma semelhante, hodiernamente na pandemia, listas com ingredientes de chás supostamente milagrosos circulam na internet, principalmente por meio das redes sociais, com a falsa promessa de terem eficácia no combate ao novo corona vírus. Tal prática causa um falso sentimento de proteção na população e, consequentemente, desvia a atenção para os reais cuidados na prevenção da doença. Desse modo, fatos mentirosos podem acarretar no aumento do contágio do novo Corona Vírus, e além disso, ocasionar problemas orgânicos pelo uso excessivo de produtos miraculosos.

Em segundo Plano, De acordo com o pensamento de Adolf Hitler, se uma mentira é amplamente divulgada, após certo tempo passa a ser tida por muitos como uma verdade. Sob essa ótica, convém lembrar ainda que a viabilização de dados não verdadeiros via mídia influencia a população desinformada a acreditar nessas inverdades e, por conseguinte, favorece o descrédito na ciência e a instauração do pânico. Isso se confirma, por exemplo, com a recente divulgação na web de uma matéria falsa dizendo que a medicação Cloroquina auxiliava no combate a COVID-19. Entretanto, foi comprovado cientificamente que o fármaco causa inúmeros danos a órgãos importantes do corpo humano. Nessa perspectiva, se faz necessário medidas para controlar o caos instaurado no país.

Diante disso, O Ministério da Saúde deve garantir que notícias de fontes seguras cheguem a população com mais facilidade. Isso deve ser feito através da criação de um espaço de discussão sobre o novo Corona Vírus, no Youtube e nas próprias redes sociais do Ministério, com o auxílio de profissionais da saúde, a fim de orientar com veracidade a população e desmistificar falsas crenças sobre o assunto. Somado a isso, o Governo Federal deve investir em agências de verificação de notícias com o intuito de identificar e coibir a propagação de informações equivocadas. Sendo assim, o impasse será atenuado.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá. Muito bom seu texto, eu deixaria mais claro a obra a qual vc cita de Orwell, pois isso demonstra sua bagagem cultural e conhecimento (o que vc demonstrou muito bem ao longo do texto). No geral, achei ótimo. Parabéns
    ———————————————–XX——————————————————

    • 0
  2. Olá, citações devem entre aspas, faltam virgulas e você poderia ter colocado a população também na solução, pois eles que espalham as notícias.
    No geral seu texto está muito bom, mesmo não sitando a população na solução ela ficou bem organizada e o desenvolvimento 2 está muito bem feito.
    Parabéns!!

    • 0
  3. Competência I – 170/200
    Competência II – 200/200
    Competência III – 180/200
    Competência IV – 200/200
    Competência V -190/200
    Só dá um pouco mais de atenção às vírgulas e na questão da proposta porque a questão de espalharem fake news não deve ser jogada só no ombro do governo, seria interessante explorar a ideia de informar a população, estimulando as pessoas a pensarem mais, pesquisarem mais antes de propagar fake news, incluindo outros órgãos para fazer com que os adultos de amanhã sejam diferentes dos de hoje, estimulando os jovens a sair da zona de conforto, debater com eles sobre isso, etc. Boa Sorte!

    • 0
  4. Introdução muito boa, com a citação. So se atenta para algumas vírgulas que deveriam estar presente.
    — Isso porque, estes obstáculos, geram não só prejuízos a saúde física de muitos brasileiros como também causam pânico e descrédito na ciência.
    Desenvolvimento 1 muito, porém muito extenso.
    Desenvolvimento 2 : belíssimo repertório socio cultural, contudo, muito extenso
    Nessa perspectiva, se faz necessário medidas para controlar o caos instaurado no país. – isso não ficou legal no argumento 2, na minha opinião
    Na conclusão, um dos maiores agentes propagadores de notícias falsas é a própria população, portanto , colocar com agente modificados só o governo é um pouco jogar a culpa só em um órgão. Acho que seria interessante falar sobre a população também.
    ótima redação, só cuidado com algumas coisas. Bons estudos,

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.