Ainda era meados do século XIV quando Colombo chegou às Americas em nome do expansionismo Europeu e o tabaco se difundiu pelo mundo. Com os adventos da ciência atuária, especialistas nos informam sobre os prejuízos do produto originalmente indígena, tornando evidente a necessidade de medidas para combater o vício no produto, que resulta em uma diversidade de problemas.
Primeiramente, é necessário mencionar o papel da mídia na popularização do fumo, nesse sentido, destaca-se os filmes policiais de Hollywood, sobretudo das décadas de 1950 e 60, que associavam o cigarro à astúcia dos detetives para solucionar os casos. Informação discrepante da realidade, já que estudos mostram que doenças mentais como depressão, ansiedade e esquizofrenia podem ser causadas pelas substâncias tóxicas que o compõe.
Segundamente, é notável destacar a família como uma responsável pela difusão do hábito. Pesquisas indicam que filhos de pais fumantes tem o dobro de chance de desenvolver o vício dos pais. A família é a base de transmissão de conhecimento, crenças, moral. Nesse viés, é necessário que os mebros da família estejam cientes dessa chance, para que seus membros mais jovens não sigam os mesmos passos.
Portanto, é mister a aplicação de medidas que visem diminuir os índices. É dever do Ministério da Saúde conscientizar a população, através de campanhas publicitárias, sobre os malefícios que as substâncias presentes no cigarro causam, também é seu papel dar suporte psicológico e de saúde aos usuários, para que estes indivíduos larguem o vício. Só assim, poderemos viver em uma sociedade mais consciente sobre os malefícios atrelados ao tabagismo.
[email protected]
olá, amigo.
vamos começar com os elogios, ok? depois partirei para as observações e dicas.
– sua escrita está muito boa, não observei erros na competência 1.
– usou uma boa alusão histórica na introdução.
dicas e observações:
– aconselharia a colocar explicitas as teses na introdução para que o corretor tenha pleno entendimento do que você irá abordar no desenvolvimento.
– aconselho também a não usar “Primeiramente e Segundamente”, eu colocaria algo como “Diante do exposto e Ademais”.
– a falta de elementos coesivos entre os períodos dos paragráfos é algo que tira pontos, ou seja, por não colocar: “Assim/Visto que/Pois/Nesse viés”, entre outros, o seu texto não fica completamento coeso.
– SEMPRE fazer as duas propostas de intervenção na conclusão, é de suma importância para que o corretor saíba que você teve dominio do que argumentou nos paragrafos anteriores. Parte daí a importância das teses estarem explicitas na introdução.
Gabrielakaiser
oie!
vou deixar aqui algumas sugestões para melhorar sua redação, espero que lhe ajude :)
– Na introdução deve-se abordar os argumentos que vão ser desenvolvidos nos parágrafos seguintes, ou seja, apresentar as principais ideias sobre o tema e instigar o leitor a prosseguir.
-Na conclusão ficou repetitiva a palavra malefícios, você poderia substituir por consequências, danos ou qualquer outro sinônimo nesse sentido.
minhas ideias são essas, de resto achei muito bem escrita