Os perigos dos stalkes virtuais no século XXI

  • 0

A música “Do the evolution”, composta pela banda Pearl Jam, ironiza a regressão moral da humanidade frente aos avanços tecnológicos. Esse aspecto da canção assemelha-se as mudanças de comportamento promovidas pela tecnologia, cujas quais contribuíram para o surgimento de um ambiente favorável aos stalkers virtuais que utilizam as redes sociais como ferramenta para vigiar e perseguir suas vítimas. Sob esse cenário, torna-se necessário analisar tais mudanças comportamentais.

Em primeira analise, deve-se considerar a superexposição da vida privada, característica das relações sócias no século XXI, proporcionada pela popularização da internet e das redes sócias. Tal forma de exibição favorece o compartilhamento de dados pessoais, fotos, localização, entre outras informações relevantes para o perseguidor. Os efeitos dessa exposição exacerbada são representados no seriado You, em que o stalker utiliza de informações presentes nas redes sociais para se aproximar e vigiar suas vítimas.

Outro aspecto a ser abordado, é a desvalorização da ética no ambiente virtual, visto que esse meio, por ser relativamente novo, carece de regras e normas de conduta e contribui para a formação de um ambiente antiético e impunitivo. Sob essa perspectiva, as redes sociais tornam-se cenário ideal para a ação dos stalkers . Ademais, a falta de uma legislação robusta contra crimes cibernéticos amplia esse ambiente de impunidade.

Portanto, torna-se importante criar medidas para inibir o comportamento abusivo desses indivíduos. Em primeiro plano, o poder legislativo deve enrijecer as punições contra crimes virtuais através do aprimoramento do código penal e da ampliação das delegacias especializadas em crimes cibernéticos, a fim de facilitar o processo de identificação e responsabilização dos criminosos. Ademais, cabe as empresas desenvolvedoras de sites e aplicativos criar mecanismos para possibilitar aos usuários ter maior privacidade e controle sobre seus dados e assim garantir ao público um ambiente seguro e saudável.

 

  1. # quem puder favor dar nota :)
Compartilhar

3 Correções

  1. – Acho que você poderia enriquecer mais a sua segunda argumentação, como utilizando algum embasamento, autoridade, alusão, algo do tipo, de forma a não parecer que é somente sua opinião.
    – Na proposta de intervenção acredito que seria mais interessante você especificar mais agente. Que agente do Poder Legislativo? Que empresa desenvolvedora?
    – Uma dica também é você fechar a conclusão retomando à primeira alusão que você fez (no caso, a música) de forma a estabelecer um “fechamento” da redação.

    • 2
  2. Você soube contextualizar e apresentar sua tese. Visto que, ela apareceu no seu desenvolvimento. Porém, ainda podemos melhorar.
    Você pode aprofundar mais o tema no seu desenvolvimento, mostrando as consequências diretas que podem atingir essa vítima.
    O restante está muito bem apresentado, deixando claro seu ponto de vista e a relevância do assunto.
    Nota: 960

    • 1
  3. A sua introdução conciliou uma citação musical com a proposta da temática de forma bem aceita. O seus desenvolvimentos adquiriram uma coesão e coerência muito boas, sabendo relacionar os problemas envolvidos de modo bastante eficaz.
    Ademais, a sua proposta de intervenção elaborou um raciocínio viável com as ideias já expostas no texto, reforçando o seu ponto de vista sobre o tema.
    Nota? Eu daria de certeza 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.