Os perigos dos “stalkers virtuais” no século XXI

  • 2

Na série estadunidense “You”, retrata a vida de um starlker, que acaba cometendo vários crimes para perseguir uma garota. Fora das telas, esse problema é evidente na sociedade brasileira, já que vários feminicídios são decorrentes de perseguidores digitais. Normalmente essa perseguição acontece primeiramente pelas redes sociais, por ser um meio mais fácil de encontrar informações sobre alguém. Tais redes podem passar várias informações, que são pertinentes para um sociopata.

A internet pode trazer vários perigos aos indivíduos que à utilizam, já que eles estão expondo 100% de suas vidas nas redes. Dentre esses perigos, estão os stalkers virtuais, que podem causar medo em muitas pessoas, por serem perseguidores digitais, que acabam invadindo a privacidade de suas vítimas. Ademais, é notório que ninguém está mais seguro destes stalkers, visto que eles possuem acesso ilimitado a qualquer informação que eles desejam. Tais perseguidores fazem essa coleta de dados primeiramente pelas redes sociais, que é um meio mais fácil de encontrar informações sobre alguém.

Pode-se mencionar, que 76% feminicídios são decorrentes destes stalkers, dado que foi disponibilizado pela Stalking Resource Center, que analisou as vítimas de feminicídio.  Contudo esse dado é extremamente chocante, por demonstrar que muitas mulheres têm sido vigiadas antes de serem perseguidas e assassinadas por seus stalkers. Isto é, uma evidência que as mulheres são as principais vítimas desses predadores digitais, que são extremamente perigosos.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução deste impasse. Cabe ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, criar e aprovar leis que criminalize qualquer ato de perseguição digital. De modo que acabe diminuindo os problemas gerados pelos stalkers, fazendo com que a internet seja um lugar mais tranquilo e harmônico. Tais leis tem como finalidade punir e repreender pessoas que utilizam as redes sociais, de forma indevida, como a forma de perseguição digital por meio das redes.

Compartilhar

4 Correções

  1. Abordagem muito boa, mas cuidado com as generalizações, como dito em “vários feminicídios são decorrentes”, isso nos leva a pensar que você não tem domínio sobre o que falou por não apresentar números ou fontes. Além disso, é interessante apresentar as teses que serão debatidas nos desenvolvimentos no último período da introdução, pense nisso.
    D1: Novamente a generalização com “vários”, atente-se. Ademais, acho importante evitar o uso da palavra “stalker” visto que é de origem de outro idioma, caso use, em alguns casos, opte por usar as aspas. Está faltando um argumento de autoridades, citação, exemplo ou algo para comprovar sua tese. Fora mais alguns erros de competência 1 e outras generalizações, está ok.
    D2: Ausência de Tópico Frasal, sempre mostre sua tese que será debatida antes de qualquer coisa. Argumento e argumentação coesos, parabéns.
    Conclusão: Todos os 5 itens necessários na proposta, Porém, atente-se novamente à pontuação.
    Por fim, as notas que eu daria:
    Comp 1: 120
    Comp 2: 160
    Comp 3: 120
    Comp 4: 160
    Comp 5: 200
    Total: 760

    • 1
  2. Olá Guilherme98.
    Bem, sua redação apresentou bons argumentos a serem explorados durante o desenvolvimento do texto, mas é possível perceber que muitas vezes ela está fragmentada, precisando de mais conectivos, tipo, com isso, embora, portanto, Visto que etc.., durante a leitura ela não pode ser quebrada derrepente.
    Outra coisa é utilizar a forma por extenso dos números:
    •Se o número for entre 0-20, você pode usar com “um” e “vinte” por exemplo
    •Se for uma porcentagem se escreve por extenso qualquer que seja o número:
    ‘um por cento da população”, “cinquenta por cento dos intrevistados”.
    Para evitar a confusão na leitura entreos parágrafos evite se extender, mas também não escreva um parágrafo tão pequeno, a média seria de 6 á 8 linhas.
    Ao usar mediadores como primeiramente você deve ser capaz de desenvolver a primeira ideia e depois formular uma posterior, mas isso não ocorreu (linha: 12-13)
    é isso, entretanto sua redação foi muito boa.
    Competência I: 180
    Competência II: 180
    Competência III: 140
    Competência IV: 160
    Competência V: 180
    Total: 840

    • 1
  3. A contextualização do tema foi muito boa porém faltou deixar um pouco mais clara as teses que iriam ser discutidas nos próximos parágrafos, mesmo sem saber as teses os parágrafos de justificativas foram bem explicados faltaram conectivos e tempos bem marcados a conclusão foi mediana

    • 0
  4. Muito boa sua redação parabéns
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    • -2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.