OS PERIGOS DO AUMENTO DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS NO BRASIL

  • 0

     Conhecidos mundialmente nas década de 80 e 90, Cazuza e Freddie Mercury eram portadores do HIV e por serem soropositivos tornaram-se símbolo da luta contra a doença, inspirando a prevenção entre os indivíduos na época. Atualmente, nota-se o aumento de pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Diante disso, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

       A priori, sabe-se que ainda existe um tabu relacionado a educação sexual nas escolas. Ainda, embora as instituições sociais saibam da importância do debate sobre esse assunto, educadores são criticados por pessoas que acreditam que a discussão desse tema incentiva os indivíduos a se tornarem sexualmente ativos. E, sendo o homem fruto da educação, segundo o princípio kantiano, o não investimento em educação sexual resultará no constante aumento de pessoas com ISTs. Isso posto, fica claro que debater esse assunto reduziria o índice de infecções na sociedade.

       Outrossim, é válido salientar o aumento do desuso de preservativos entre a população brasileira, durante o ato sexual, atrelado a isso houve o aumento de pessoas que contraem alguma infecção sexual. Ademais, as ISTs passaram a ser banalizadas por parte da população, pelo fato de possuírem tratamentos eficazes, uma vez que esses só previnem-se contra o que conhecem ou já tiveram contato. Por isso, faz-se necessário que campanhas educativas encontrem eco na sociedade brasileira.

      Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma, o Ministério da Saúde deve criar projetos que promovam a informação da população em ambientes públicos, escolas e centros médicos, por meio de cartazes educativos e orientações médicas, além de distribuir preservativos nesses locais. Ainda cima, cabe ao Ministério da Educação promover debates nas instituições de ensino sobre essas doenças , através de palestras ministradas por especialistas , com o intuito de informar os jovens a importância do uso de preservativo durante o ato sexual e os efeitos negativos do desuso desse método.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi Vitória
    Gostei da sua redação, você argumenta muito bem.
    Sua introdução ficou um pouco confusa, pois eu não consegui identificar o D1 e o D2
    cuidado com isso, pois isso perde ponto na competência 3 por falta de organização.
    Dica: tenta usar mais conectivos e tenta trazer mais repertório nos outros parágrafo
    cuidado com o “A prior”, pois ele necessita de um dados anterior ou um fundamento.
    Competência 1: 160
    Competência 2: 200 (a referência ao princípio Kantiano se encaixou perfeitamente.
    Competência 3: 160 (tenta organizar mais sua introdução)
    Competência 4: 120 (erro de conectivo e falta de conectivo).
    Competência 5 200( todos os elementos necessários.)
    espero ter ajuda, bjs
    Não confia muito na minha correção não tá sksk

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.