Os perigos das redes sociais na vida dos jovens

  • 2

O documentário “Dilema das Redes Sociais”, exibido pela Netflix, explica como os usuários são impactados inconscientemente pelo uso excessivo das redes. Na obra, ex-funcionários das grandes mídias informam dos perigos que os jovens estão submetidos quando usufruem dos meios sociais virtuais. Dentre eles se destacam: o vício e possíveis doenças mentais, tais como a ansiedade e depressão. Nesse contexto, deve-se analisar os fatos para que se possa erradicar os entraves ligados a jovens e redes virtuais.
Em primeiro lugar, assim como as drogas, os meios de comunicação virtual entre amigos possuem grande potencial vicioso, causando uma legião de adolescentes conectados a maior parte do tempo. Isso porque, segundo os participantes da série, as mídias sociais utilizam dados dos usuários para oferecerem uma melhor imersão virtual, Dessa forma, os feeds das pessoas ficam repletos de coisas interessantes, o que torna difícil o desapego e acaba fomentando o círculo vicioso.
Em segundo lugar, esses meios virtuais são bastante tóxicos, uma vez que as pessoas, em sua maioria jovens, tentam sempre mostrar uma vida perfeita. Nessa lógica, muitos usuários acabam se auto sabotando ao ver vidas tão perfeitas, causando ondas de ansiedade e depressão. Tal fato é comprovado por especialistas do Vale do Silício, que afirmam que casos de depressão e ansiedade estão intimamente ligados ao uso exacerbado das redes sociais. Desse modo, configura-se os perigos que adolescentes correm ao se aventurarem nesses meios de comunicação via Internet.
Portanto, devem ser tomadas atitudes para que a problemática em questão seja exterminada. Logo, instituições educacionais como as escolas, por meio de palestras e campanhas, devem advertir no âmbito escolar, principalmente, os adolescentes dos riscos e consequências negativas que o uso das redes sociais causam. Isso com o objetivo de diminuir o número de jovens viciados e ansiosos presentes na sociedade atual. Com isso, os mais jovens se libertarão da bolha social acometida pela internet.

Compartilhar

2 Correções

  1. Ótima redação! Só recomendo trazer alguns dados estatísticos para comprovar os seus argumentos, eles enriquecem ainda mais o seu texto.
    Só uma pequena dica, procure substituir algumas palavras por seus sinônimos, ex. no trecho “repletos de coisas interessantes”, seria recomendável trocar a palavra “coisas” por outras no mesmo sentido, que especifiquem quais essas coisas, pois o termo deixa um pouco vago.

    • 1
  2. Parabéns pelo texto. Seguiu a norma padrão e o texto está coeso e coerente. Muito bom exemplo do documentário da Netflix, esse tipo de referência enriquece o texto. Na 5° linha do 2° parágrafo, antes do “Dessa forma…” há uma vírgula, onde eu acredito deveria ser um ponto. No mais, ótima redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.