Mestre

Os perigos das fakes news na era da informação

  • 2

Vivemos a quarta revolução, a chamada de era da tecnologia. Um efeito dela, é a grande circulação de informações, que podem ser acessadas por diversos meios e de várias formas. Porém há vários perigos envolvendo a circulação de informações, um deles é são as famosas “Fakes news “, ou seja, informações falsas. Neste sentido, nota-se uma grande proliferação de notícias falsas, além disso, a saúde é o bem está da população fica ameaçado.

Em primeiro lugar, é notável que o número de mentiras espalhadas pelos meios de comunicação é cada vez mais crescente. Apesar de existirem diversas formas de se checar uma informação as pessoas ainda acreditam no que recebem nos grupos de mensagem por exemplo. Recentemente, o Fantástico mostrou que pelo menos 70% dos brasileiros já acreditaram em uma “Fake News” sobre o caronavírus, isso mostra que a disseminação delas é muito fácil e rápido, e as pessoas que recebem não checam se elas são verídicas.

Ademais, a circulação dessas informações pode trazer grandes problemas para a sociedade, gerando tumultos e muitas vezes afetando a saúde delas. No ano de 2018, muitas pessoas deixaram de tomar vacina por medo de ficarem doentes, isso aconteceu porque notícias falsas estavam circulando em aplicativos de mensagens, além disso, calunias envolvendo políticos e pessoas de bem, podem afeta não só a imagem delas, mas também seu emocional, por verem seus  nomes envolvidos em polêmicas.

Fica claro, portanto, que a circulação de informações falsas gera grande problemas para a sociedade e medidas urgentes devem ser tomadas. Por isso, o ministério da ciência, tecnologia, informação e comunicação juntamente coma a mídia vedem promover campanhas publicitárias alertando as pessoas sobre a origem dessas notícias, aplicativos de mensagem devem criar mecanismos que combatam o compartilhamento em massa delas. E como diria Mahatma Gandhi “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Achei que a sua redação ficou boa! Deixou sua tese bem explicita, porém apresenta alguns erros ortográficos e acredito que sua PI precisa de um pouco mais de detalhamento. Outra coisinha, no inicio do texto você colocou a palavra ”vivemos”, lembre-se que uma redação dissertativa não pode ser escrita em primeira pessoa, ao invés de ”vivemos” poderia colocar que hoje em dia ”vive-se”, sem se incluir. E para finalizar, não se esqueça que a sua tese do primeiro parágrafo deve ser retomada no último(proposta de intervenção), você colocou que ”a saúde e o bem estar da população fica ameaçado”, poderia apresentar uma solução dizendo quais medidas são necessárias para que as pessoas recuperem esse bem estar mencionado, de forma que não prejudiquem tanto os outros quanto a si mesmo, com essas notícias falsas. Espero que de alguma forma eu tenha te ajudado!

    • 0
  2. Olá, Parabéns pela a redação! Está bem estruturada e dividida, você abordou tudo aquilo que colocou na introdução, seus argumento foram baseados em fatos/dados e a sua conclusão fez a retomada da tese e a sua proposta de intervenção está bem objetiva. Você só deve evitar o uso dos verbos na primeira pessoa do plural, evitar a repetição de palavras, principalmente, próximas umas das outras e também atentar para a pontuação.
    Mais uma vez, Parabéns! Continue praticando!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.