Aprendiz

“Os perigos das Fake News na era da informação”

  • 1

A internet surgiu durante a Guerra Fria, criada para fins militares, pois seria uma das formas de os norte-americanos manterem contato caso ocorresse algum imprevisto com os meios de comunicação convencionais. Hondiernamente,essa ferramenta possuiu uma eclosão no mundo extraordinário.Dessa forma,de um
simples mecanismo,possou a ser uma arma virtual- alastrando milhares de informações falsas(fake News).Então, para que haja uma reversão do quadro,faz-se necessário analisar as causas politicas e educacionais que contribuem para a continuidade da problemática em território nacional.

Em primeira instância,vale ressaltar a inabilidade governamental em seus planos de metas. Uma vez que, o Brasil não apresenta punições mais severas aos infratores- na qual,a nação verde e amarela,torna-se o cenário propício para os praticantes. Sob esse prisma,torna-se intrigante ressaltar o discursos do filosofo moderno Hengel ” O estado é o pai da sociedade e possui o dever de cuidar de seus filhos” na qual, fica evidente,portanto, que o governo deve se manifestar rapidamente para que acabe com essa violênciadigital,assim,estará cuidando dos seus filhos.

Ademais,uma análise dos métodos da educação nacional é necessária. Nesse sentido, observa-se uma insuficiência de conteúdos relativos à aproximação do indivíduo com a variedade de aprender desde os primeiros anos escolares, fruto de uma educação tecnicista e pouco voltada para a formação cidadã e moral do aluno. Dessa forma, durante sua vida acadêmica,os alunos não possuem conheciment,em relação as consequências das fakes News- por serem uma geração,que nasceu durante o desenvolvimento das informações falsas e da globalização. .Tal cenário reforça a ideia da teoria de  Nelson Mandela” ”  A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” em que,fica claro que uma educação de qualidade e que sensibilize os alunos da importância de respeitar e interagir com tais tecnologias contemporânea.

Portanto,são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto,urge que o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Gilberto Kassab) deve seguir o modelo da França, criando uma lei que dá o poder de retirar sites e contas das redes sociais que contenham notícias falsas. E ainda deveria haver mais investimento em tecnologia por parte do Estado para fiscalizar e identificar quem comete crimes virtuais. Assim, os usuários voltariam a ter confiança nas informações dadas pela internet.Dessa modo,seria a solução para os crimes Cyberneticos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Bom dia.
    Sou iniciante também mas corrigirei com base nas correções que realizaram no meu.
    A introdução está bem desenvolvida, mas mudaria algumas coisas.
    Creio que a mudança da organização das palavras seria viável. A forma como você fez está boa, mas a mudança tornaria o seu texto mais fluído e sem aspecto de resposta justificada de questão de livro.
    A maior parte das redações nota mil evitam o uso de conjunções adversativas como “mas”, “porém” na introdução e utilizam mais “sendo assim” e “visto isso” para conectar ideias, então recomendo a revisão dessas conjunções em seu texto.
    Há alguns erros de ortografia também. “Mantessem” NÃO existe. A forma correta do pretérito imperfeito do verbo “manter” é, na verdade “mantivessem”.
    “Hondiernamente” também contém um erro, sendo “Hodiernamente” a forma correta.
    Você também esqueceu dos espaços depois das vírgulas e dos pontos.
    Essa frase “Dessa forma,de um
    simples mecanismo,possou a ser uma arma virtual- alastrando milhares de informações falsas(fake News).” possui vários pontos de melhoria:
    1- “Dessa forma, UM simples mecanismo”
    2- “PASSOU”, não “possou” (T/N: essa palavra pode ser trocado por “tornou-se”.)
    3- “Uma arma virtual, “, prefira vírgula a travessões.)
    4- Parenteses podem ser evitados de ser usados também, prefira isolar estrangeirismos como no caso de “fake news” entre vírgulas.
    Ao invés de “A internet surgiu durante a Guerra Fria, criada para fins militares, pois seria uma das formas de os norte-americanos manterem contato caso ocorresse algum imprevisto com os meios de comunicação convencionais.” poderia ser algo como “A fim de evitar imprevistos, a internet surgiu durante a Guerra Fria para militares norte-americanos mantivessem contato”.
    No primeiro parágrafo do desenvolvimento temos “[…] Uma vez que, o Brasil não apresenta punições mais severas aos infratores- na qual,a nação verde e amarela,torna-se o cenário propício para os praticantes.” Que é preferível:
    1- “Uma vez que o Brasil não apresenta” não há necessidade de vírgulas aqui.
    2- “[…] aos infratores, que EM NOSSA NAÇÃO ENCONTRAM UM CENÁRIO FAVORÁVEL PARA A CONTINUIDADE DE SUAS PRÁTICAS”, travessão e “na qual” desnecessário. Sem espaço após a vírgula.
    Também temos “na qual, fica evidente,portanto, que o governo deve se manifestar rapidamente para que acabe com essa violênciadigital,assim,estará cuidando dos seus filhos.”
    1- Recomendo que guarde sua proposta de intervenção/resolução da problemática para o último parágrafo onde você pode desenvolvê-la mais, já que sugerir com que “o governo acabe” é muito vago. Tente apresentar apenas os problemas no desenvolvimento.
    2- “Violência digital” não é junto.
    3- “E assim, estará contribuindo para a segurança de menores de idade e incapazes na internet” é uma frase melhor, citar diretamente “seus filhos” não faz muito sentido. Os filhos de quem? Dos corretores? Do presidente da República?
    “Dessa forma, durante sua vida acadêmica,os alunos não possuem conheciment,em relação as consequências das fakes News- por serem uma geração,que nasceu durante o desenvolvimento das informações falsas e da globalização. .Tal cenário reforça a ideia da teoria de Nelson Mandela” ” A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” em que,fica claro que uma educação de qualidade e que sensibilize os alunos da importância de respeitar e interagir com tais tecnologias contemporânea.”
    1- “Dessa forma, durante a vida acadêmica os alunos NÃO ADQUIREM CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS POR FAZEREM PARTE DE UMA GERAÇÃO QUE NASCEU DURANTE O DESENVOLVIMENTO […]”
    2- “[…] globalização. Tal cenário reforça a ideia de Nelson Mandela de que […]” Evite usar dois pontos um seguido do outro.
    3- Outra vez sugerindo uma proposta de intervenção. Fale sobre o que ocorre com o aluno a não aprender. Ela perde julgamento próprio? Contribui para a desinformação?
    Agora vamos a conclusão: “Portanto,são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto,urge que o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (Gilberto Kassab) deve seguir o modelo da França, criando uma lei que dá o poder de retirar sites e contas das redes sociais que contenham notícias falsas. E ainda deveria haver mais investimento em tecnologia por parte do Estado para fiscalizar e identificar quem comete crimes virtuais. Assim, os usuários voltariam a ter confiança nas informações dadas pela internet.Dessa modo,seria a solução para os crimes Cyberneticos.” Que mesmo sendo muito boa, alguns erros são perceptíveis:
    1- “[…] criando uma lei que dá o poder de retirar sites e contas das redes sociais que contenham notícias falsas.” Dá o poder a quem? A uma pessoa? Uma empresa? Desenvolva.
    2- ‘[…] deveria haver mais investimento em tecnologia por parte do Estado para fiscalizar e identificar quem comete crimes virtuais.” Quem faria isso? Algum ministério? Um projeto de lei? Quem iria propor?
    3- Trocar “Dessa modo,seria a solução para os crimes Cyberneticos.” por “Trazendo assim, a solução para crimes cibernéticos.”
    Muito bom texto, mas preste mais atenção nas pontuações :)

    • 1
  2. Olá, boa noite!
    Tudo bem?
    Rapaz… fiquei impressionado com seu texto… Parábens!
    Você tem um vocábulo muito rico em palavras e estruturou sua redação muito bem.
    Não sou nenhum especialista, apenas um iniciante, mas vamos lá.
    Sei parágrafo do introdução ficou muito rica em palavras, você soube usar muito bem os conectivos, mas “virtual- alastrando” não tem hífen, apenas esse erro que percebi na introdução.
    Já no segundo parágrafo observei 2 erros, um no início a palavra “infratores-” com hífen e no final as palavras “violênciadigital” juntas.
    Agora no terceiro parágrafo de desenvolvimento percebi 2 erros no meio do parágrafo as palavras “Conheciment” e “News-” aparentemente só isso que consegui observar, no mais seu texto ficou muito bom e mais um vez… PARÁBENS.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.