Os perigos das fake news na era da informação

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Na Trama “dentes caninos” de Yorgos  Lanthimos os personagens principais são os filhos de um casal que são obrigados pelos pais a ouvirem um áudio todos os dias com o sentido das palavras distorcidos, por não terem contato com o mundo fora de sua casa eles acabam reproduzido o que aprenderam. Dessa forma é perceptível que as informações falsas são propagadas por pessoas alheias ao conhecimento verdadeiro. As fake News ainda são vistas como atos inofensivos e que pouco afetam a rotina das pessoas. Contudo no Brasil ainda a persistência em combatê-las.
As informações inverossímeis constam perigo uma vez que fogem  da esperada evolução, principalmente nos polos que atinge a sociedade em geral. No Brasil recentemente passava-se a campanha de vacinação contra a poliomielite na TV que até 2000 havia sido erradicada, porém, na explanação de que a vacina causava doenças, o que era erradicado acabou ganhando Manchete e tornando-se um vilão a ser derrotado mais uma vez.
As inverdades disfarçadas de opinião tem a capacidade de modificar rotinas, fragmentando a sociedade, podendo culminar no fracasso da democracia. É perceptível que a oposição partidária põe em risco o poder do povo, visto que se divergem politicamente e não raramente utilizam-se de informações enganosas para embasar suas tese e influenciar pessoas, de outro lado  gera um discurso de ódio como tentativa de defesa, na era digital esse campo de conflitos verbal é imenso pelo fato de a tecnologia está amplamente acessível a maior parte da população, podendo ainda em situações mais graves vir a tomar proporções de violência física. Deve-se portanto buscar meios para sanar tal problemática.
O MCTIC poderia com empresas privadas desenvolver  algoritmos mais eficientes para a detecção e remoção das
fake News antes da propagação dessas. Tais mecanismos poderiam se basear em análise linguística como sugere os estudos da Universidade de Twente.

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4 Correções

  1. Competência 1 (160) – Há alguns erros de gramatica e pontuação na sua redação.
    Competência 2 (160) – Ótima argumentação e repertório produtivo. Redação um pouco má organizada.
    Competência 3 (200) – Ótimo repertório contextualizado e argumentação muito boa.
    Competência 4 (120) – Poderia explorar melhor os conectivos.
    Competência 5 (120) – Falta a finalidade da intervenção.
    Nota final: 760. (OBS: Não sou nenhum especialista. Pode ser que a nota valha mais ou que valha menos, é apenas minha opinião pessoal e não profissional). Parabéns :).

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  2. Olá Thate! Destaco aqui alguns pontos interessantes de sua redação:
    Introdução: boa! Logo, em “palavras distorcidos, ” você deveria ter posto “palavras distorcidas”, lembre-se que “palavra” tem um sentido feminino, portanto, quando se refere a ela deve ser escrito “distorcidas”.
    Após a frase: “por não terem contato com o mundo fora de sua casa” deveria ter uma vírgula depois de “casa”.
    Em: “pessoas alheias ao conhecimento verdadeiro. ” acredito que a palavra “alheia” esteja sendo desnecessária nessa frase.
    Na frase: “Contudo no Brasil ainda a persistência em combatê-las.” Você não soube crasear a palavra “a” e outra, seria o correto escrever no verbo haver, ou seja, “há”.
    Lembrando que se não souber usar a crase você perde bastante ponto.
    Manchete com “m” minúsculo.
    Em: “visto que” precisa de vírgula.
    Seu texto está bom, tirando erros gramaticais que pude observar mas, existem outros, caso você leia poderá verificar.
    Estava indo até bem quando chegamos na parte mais interessante: Conclusão.
    Você não começou com um elemento de coesão de início ou seja, portanto/ ademais/ diante disso/ dessa forma.
    Isso faz perder ponto.
    Você jogou a ação e o agente mas, não teve detalhamento, meio/modo e finalidade.
    Com isso, já abaixaria sua nota.
    Então trabalhe mais na sua conclusão.
    Desde já, bons estudos e espero ter ajudado.

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  3. Primeiro parágrafo ótima citação.
    10 linha, no “a” deveria ser há, de haver.
    Segundo parágrafo, a pesar da palavra difícil foi um bom começo, que segue até o último parágrafo, a estrutura do texto está boa, poderia focar numa linguagem mais simples e clara.
    Na proposta de intervenção tens os 4 agentes, exceto o que está solução vai causar, qual a finalidade dessa solução.

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  4. Competência 1 : 80
    Competência 2 : 160
    Competência 3 : 180 pontos
    Competência 4 : 80 ponto
    Competência 5 : 80 pontos.
    TOTAL : 580
    Obs : Pode-se observar claramente erros gramaticais, como a falsa do uso de vírgula e discordância nominal.Você compreendeu a proposta de redação, mas falta argumentos coesos o suficiente. Há um bom repertório sociocultural, mas ainda não bom o suficiente, por você não relacionar completamente com o tema. Os seus mecanismos para a construção de uma redação foram insuficientes, uma vez que há a falta de conectivos entre os períodos. A proposta de intervenção não apresenta todas as “etapas”.
    DICA : estude um pouco mais pontuação e conectivos. Use sempre conectivos no começo de um parágrafo e vírgula após o conectivo. Em um parágrafo, é aconselhável fazer no mínimo 3 períodos. Sobre a conclusão, não use verbos no Futuro do pretérito do indicativo, ou seja, verbos terminados em “ria”, como você usou “deveria”, use verbos no presente, como “deve” e tente sempre apresentar duas propostas de intervenção, no mesmo parágrafo em períodos diferentes, uma que corresponde ao problema que você argumentou no primeiro parágrafo do desenvolvimento e uma ao segundo, no primeiro obrigatoriamente deve responder ás TODAS etapas AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE + DETALHAMENTO. Além disso, é aconselhável terminar a conclusão com retomando a citação da introdução. Boa sorte e sucesso !!!

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