O Código de Defesa do Consumidor garante a informação adequada sobre o produto bem como, sua durabilidade e descarte correto. Entretanto, a fim de induzir a compra da nova mercadoria, as indústrias estão fabricando produtos com baixa vida útil. Dessa forma, ignorando os perigos da obsolescência programada e as suas consequências.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a durabilidade dos produtos eletrônicos. Nesse sentido, destaca-se a forma de fabricação dessas mercadorias, as quais são programadas para que a cada atualização as mesmas se tornem ultrapassadas, dessa forma, o indivíduo se vê obrigado a substituir o aparelho. Além disso, sem o conhecimento adequado sobre o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas não possuem a orientação adequada sobre a forma de descarte do produto.
Outro aspecto a ser abordado é o descarte inadequado desses eletrônicos como também, suas consequências. Assim, é inegável que a maioria da população não tem conhecimento sobre a forma correta de se livrar dos aparelhos antigos, por isso realiza a ação de maneira errônea. Portanto, tal atitude causa impactos ambientais, visto que, esses aparelhos contém chumbo e mercúrio, metais pesados que em contato com o solo ou água contaminam o ambiente, prejudicando a saúde da fauna, flora e até dos seres humanos.
Tendo em vista o que foi apresentado, cabe ao Governo Federal agir por meio de medidas que assegurem a durabilidade do produto, para que sua vida útil seja prolongada. Além disso, seria enviado para a Câmara dos Deputados um projeto de lei, o qual iris exigir que dentro da caixa do novo produto tenha informações para o descarte correto. A fim de que todos tenham conhecimento dos perigos da obsolescência programada.
PHNalon
Introdução bem feita, teses apresentadas.
Você problematizou bem, mas faltou dados, citações. Faltou argumentosbque comprovem seu ponto de vista, isso é muito cobrado.
Fique atenta tbm com os conectivos.
Sua proposta de intervenção está incompleta, fique atenta com os 5 elementos pedidos.
Comp 1- 160
Comp 2 – 160
Comp 3- 120
Comp 4- 160
Comp 5- 120
Total: 720
liviali19
– Sua introdução está muito bem contextualizada e sua tese e argumentos também ficaram bem claros.
– Senti falta de embasamento nos seus argumentos. Você os desenvolveu de forma interessante, mas faltou dar uma segurança, sabe? O corretor precisa saber que você não tirou as informações da sua cabeça.
– Na conclusão lembre sempre de fazer uma retomada da sua tese e de detalhar todos os elementos que o ENEM pede (agente, ação, modo, efeito, detalhamento), os quais senti falta na sua conclusão.
– No mais, sua redação está muito bem escrita, você só precisa melhorar nesses pontos. Parabéns!